AtOalidades

Se você ainda não recebeu, console-se co´eu. Ou com o Tadeu. Ainda há boa chance que nos chegue às mãos o convite para a Boda Real, de Harry e Meghan, no dia 19 de maio vindouro. A própria família da noiva, que já fez um alerta sobre convites inapropriados, continua esperançosa. O pai de Meghan mesmo, aos 73 anos vem fazendo exercícios para recuperar a boa forma e segue confiante de conduzir a filha ao altar - se o convite às mãos lhe chegar. E se eles lá tem esses problemas, imaginemos os nossos: ontem mesmo recebi correspondência escrita, envelopada e aos nossos zelosos Correios confiada em 12/04, aqui em Belo Horizontem...

Fico a pensar o que pode estar ocorrendo, neste oco horrendo, onde nós ainda vamos vivendo. O plástico, que para nós surgiu nos anos 40 ou 50, ainda sob forma rústica e com aquele cheiro forte da cortina de nossa casa no Brumado, hoje é mais do que onipresente. E onipotente. Inda hoje vi um flash duma praia antes paradisíaca do Campuxéa (o Cambódia, mais aportuguesado) toda tomada de resíduos plásticos...O próprio penteado, os dentes, o cérebro, daquele Presidente alaranjado, não me dão outra impressão senão de que de plástico são.

A pre-candidatura de Joaquim Barbosa à Presidência, que todos sabíamos, não ia passar em branco, parece estar causando ondas mais elevadas do que antes imaginavam os seus eventuais contendores, militantes de mais longa data na política nacional. E a grande imprensa, que sempre imprensou, vem soltando suas insinuações sobre a imprevisibilidade do pre-candidato, de pavio reconhecidamente curto, além da falta de traquejo no trato da coisa política, tipo coligações, composições... E fala muito menos, contudo, no papel que Barbosa exerceu para as instituições democráticas que andam, ou capengam, hoje, desmoralizadas.

Com duas derrotas seguidas, no campeonato nacional, o Cruzeiro surpreende. E mal. Mas se errar é o Mano..., melhor continuar ateuticano...O destaque, todavia, cabe às moças do nosso Futebol: ganharam a Copa América, no Chile, órfãs mas fãs sempre, da grande Marta. A Peléia que tanta alegria nos deu. Agora compete aos rapazes de Tite mostrarem a que vieram e a que vão à Rússia. Atletas excepcionais não nos faltam nessa equipe que ganhou disparadamente o torneio de classifação para o Mundial. Ontem mesmo, vendo o Liverpool golear o Roma, firme foi o rubro Firmino, completando o golpe de mestres, de Maneh e de Salah. Aliás esse Salah, egípcio, mais conhecido agora pelo sucesso de seu time, pode bem disputar a Bola de Ouro, bagunçando um pouco a mesmice dos últimos dez anos, em que só deu a alternância Ronaldo-Messi, com Neymar, de tertius, em não mais do que crescente, ou crente, expectativa...

E a turma dos recém-formados diplomatas fez homenagem a Marielle. e o mundo que querele, apele ou se esgoele...E houve setor da imprensa que viu no ato um constrangimento a autoridades federais. Até nas Gerais, a atribuição da medalha da Inconfidência à referida Marielle gerou reações em cadeia - e fora dela - a pessoas justamente indignadas com o fato de uma verdadeira heroína, Professora de Janaúba, que se imolou para salvar crianças do inferno da creche, ter sido esquecida na mesma cerimônia...Pimentel nos olhos alheios...?

Paulo Miranda
Enviado por Paulo Miranda em 25/04/2018
Código do texto: T6318775
Classificação de conteúdo: seguro