Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Estranha saudação

Cada povo tem o seu modo de saudar. Não há um modo universal para isso.
Como poderíamos saudar alguém de modo estranho?

A saudação é um modo de as pessoas se cumprimentaram quando se vêem ou se encontram depois de algum tempo sem se verem. E essa saudação pode ser formal, como: bom dia, boa tarde, boa noite. Ou informal, como: Oi, Olá. Mas existem outros modos que substituem esses. Como exemplo do que falamos, há os “e aí?”, “tudo bem?”, “fala irmão”, “fala bicho”. Este já não usual, mas que foi comum na década de oitenta.

Entretanto, há outras formas ou modos menos formais e mais familiar, como: “você sabe da última?”, “teu filho (a), melhorou?, “sabe quem morreu?”, “você assistiu o jogo?”, “...viu o último capítulo da novela?”, “você viu o jornal nacional?”, “você viu o jornal da Globo?”, “você viu o jornal da Record?”.

Mas existem outros que equivalem a saudações, mas que soam mais como provocação do que saudação. São: “fala palmeirense”, “e aí, corintiano”, ou outro time de futebol pelo qual alguém torce ou não torce, mas que, para provocar reações, alguém cita para outro como se ele fosse simpatizante do tal time.

E existem outros mas provocativos, como: “nossa, como você tá magro”, ou “gordo”, “fala gordo (a)”, “tá com frio?”. Este, devido a pessoa a quem alguém se dirige estar vestido de modo como quem está em temperatura amena. Ou: “você vai fazer exame?”, modo irônico, devido o outro estar vestido de modo à rigor.

Todos esses modos de saudações são usuais por aqui, sem contar os modos sem palavras e com simples gestos de mãos ou de cabeça.

Entretanto, são diferentes e estranhos ao modo como se saúda o povo cristão, cuja linguagem é também própria dele.

Aeroporto internacional Juscelino Kubitschek-Brasília-DF, 17/05/2018

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 17/05/2018
Reeditado em 17/05/2018
Código do texto: T6338696
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Oli de Siqueira Prestes). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
oliprest
Manaus - Amazonas - Brasil, 68 anos
2441 textos (229321 leituras)
293 áudios (3807 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/12/18 00:15)
oliprest

Site do Escritor