Team Building no Mundo VUCA

Viver no mundo VUCA não é fácil, mas não impossível. O termo VUCA surgiu nos anos 90 no cenário militar nos USA e traduzida para o português significa: Volatility (volatilidade), Uncertainty (incerteza), Complexity (complexidade), e Ambiguity (ambiguidade). No Brasil, já o chamam de MUVUCA, porque já vivemos nos altos e baixos da nossa economia.

O Team Building (TB) surgiu entre os anos de 1920 e 1930 em uma fábrica de Chicago. Ao concluir uma pesquisa sobre clima, foi apontado que quanto maior o sentimento de grupo em uma cultura de trabalho positiva, maior era a produtividade da empresa. Portanto, incluir programas de Team Building no plano de T&D irão contribuir para um RH sustentável.

O componente lúdico-emocional é um grande facilitador da aprendizagem e são fundamentais três condições para aplicar o Team Building:

 Conteúdos fortemente emocionais, atividades vivenciais, jogos, dinâmicas, entre outras vivências que sejam consideradas experiências inesquecíveis.

 Os treinamentos devem ser, customizados e conduzidos por especialistas na metodologia do TB e as analogias linkadas com os objetivos esperados;

 Recomenda-se ser seguidos de reforços para aumentar a compreensão explorando o PDIE (Plano Desenvolvimento Profissional e de Equipe);

É um treinamento que aperfeiçoa as relações intra e interpessoais da equipe. Ao integrar a técnica Team Building, são aplicadas atividades vivenciais, potencializando o A.C.H.E (atitudes, conhecimentos, habilidades e entusiasmo), e principalmente, fortalecendo o trabalho em equipe e a sinergia do time. Desta forma, no mundo VUCA, onde as mudanças são constantes, ter espírito de equipe para ajustar um planejamento ou projeto, faz parte do “jogo”. E por isso que o Team Building é uma ótima solução para estimular o sentimento de time dentro das empresas, em um mundo cada vez mais competitivo e incerto.

Team Building no mundo VUCA

As condições do VUCA, no português VICA (Volátil, Incerto, Complexo e Ambiguo), são vivenciadas no cotidiano. Afinal, todos enfretam desafios, principalmente, nas empresas, onde a regra é minimizar os impactos do “Muvuca” e potencializar resultados.

Mas eis a questão, o que fazer? Entre tantas coisas, é necessário que os profissionais revejam seu mindset para sobreviverem no mundo VUCA. Portanto, várias competências podem ser desenvolvidas nos treinamentos de Team Building, além de melhorar cognitivamente o desempenho dos colaboradores, cria-se companheirismo e engajamento. Serão as novas atitudes e comportamentos que irão ajustar o mindset do time, para que juntos possam minizar os conflitos, otimizarem recursos e maximizarem resultados.

Não só internamente, em um ambiente mais agradável e harmônico de se trabalhar, mas também externamente onde os clientes perceberão como todos estão comprometidos com o que fazem. Por fim, um cliente que reconhece o valor do Capital Humano de um empresa, normalmente se fideliza, e principalmente, se torna o seu melhor vendedor.

Por Helena Ribeiro 05/2018

Pós-Graduada em Gestão de Negócios, Bacharel em Administração, Coach e analista DISC.

Empresária, Coach, Consultora, Palestrante e Escritora.

www.helenaribeiro.com