"CASUÍSMO NA CORTE?!".......

Casuísmo na Corte?!

Três conhecidos ministros de nossa Suprema Corte ficaram famosos por suas interpretações casuísticas sobre os crimes praticados pela turma do colarinho branco. Suas excelências ao que parece se especializaram em interpretar a lei de acordo com a cara do freguês. Viraram a Constituição de ponta a cabeça, considerando que o que vale hoje, já não vale mais amanhã. O nosso Chacrinha, de certo que, ficaria orgulhoso deles, já que adotaram um de seus bordões: “Eu vim para confundir, e não para explicar”.

Atitudes hipócritas de acomodação. Argumentos ou medidas fundamentadas em raciocínio enganoso ou falso, sem princípios estabelecidos. Tudo isso, é claro, numa obediência formalística às Leis ou as Jurisprudências que eles interpretam e aplicam de acordo com suas convicções momentâneas. Ação que tem em vista “favorecer ou resolver” o problema de uma pessoa ou grupo de pessoas, sem levar em conta a coletividade. Essas são algumas definições de casuísmo.

Por conta disso eu me rendo então, a palavra adequada para este momento: Ceticismo – Doutrina segundo a qual o espírito humano não consegue atingir nenhuma certeza a respeito da verdade intelectual de dúvida permanente. Incapacidade de compreensão.