PCC NO BRASIL!

O Jornal O Estado de São Paulo, divulgou ontem uma matéria que diz que até 2025 o Brasil terá mais de 1,5 milhão e meio de presidiários. Segundo o noticiário, o crescimento da população carcerária no país a cada ano que passa é alarmante. Isso é uma notícia muito preocupante. Saber que mais e mais pessoas serão presas nos leva a pensar que alguma coisa na sociedade precisa urgentemente mudar. O crime organizado cresce assustadoramente. Se em seu início era apenas um grupo que brigava apenas por melhorias nos presídios, hoje, são tão iguais ou até mesmo melhores organizados do que muitas empresas privadas e estatais. Seus armamentos superam os de muitas guerras mundiais. Na verdade, vivemos uma verdadeira guerra civil sem iguais. O grande paradoxo é que temos a sensação de que quanto mais presas são as pessoas, mais em paz vive a sociedade. Engano. Vejamos_.

_1: Primeiro que o sistema carcerário brasileiro *não* recupera *absolutamente* ninguém. A porcentagem não se sabe exatamente qual é, mas, provavelmente mais da metade dos que saem das cadeias retornam para o convívio social ainda piores. O crime organizado "doutrina" *"muito bem"* seus soldados._

_2: A própria sociedade contribui para o retorno do ex presidiário para a cadeia quando não lhe oferece novas oportunidades de trabalho. O preconceito impera em praticamente todos nós. É até compreensível. Mas, se empresários, o cidadão comum e o poder público não tentar recupera-los o crime recupera-os tranquilamente, e quem sofre é a própria população no geral_.

_3: A desigualdade social é uma das grandes fontes da criminalidade. Isso é um fato inegável e não papo de comunista. A discrepância no Brasil é abismal. Enquanto uns tem muito, outros muitos nada tem. Quem saí de Itaquera e vai para o Tatuapé (15 minutos de trem), verá dois "mundos totalmente distintos e desiguais". Isso tb contribui e muito para o aumento carcerário e de mais marginais_.

_4: Polícia desvalorizada, desmotivada, despreparada, salário baixo, quase nenhum investimento na área de inteligência, corrupção ativa e passiva de maus polícias, tb são causas para o alto índice da violência._

_5: A falta de incentivo a valores morais e éticos cada vez mais escassos como, por exemplo, o respeito aos mais velhos, honestidade, a obediência aos pais e, a solidariedade ao próximo, cooperam para mais penitenciárias lotadas. Infelizmente, a quem diga que tais moralismos não passam de conservadorismo. Então tá. Sigamos_.

_6: Super lotação, tratamento sub-humano com os presos, falta de respeito com seus familiares, tb causam revolta para os já e "pré candidatos" a presidiários_.

_7: Crimes de pequeno porte que poderiam muito bem ser cumpridos com penas alternativas e não de cerceamento de liberdade, aumentam significativamente as nossas jaulas, ops, penitenciárias._

8: _Nossas leis são arcaicas e cheias de brechas. A pessoa é condenada sete anos, que cumpra os sete. Mas não. Cumpre 1/3, depois vai para o regime semi aberto, aberto, pronto: está livre, leve e solta. Isso sem falar nas famosas saidinhas do dia das mães, pais, natal, etc, que não deve existir em nenhum país decente do mundo. Só aqui._

_Enfim, estas são, a meu ver, umas dentre outras causas que alavancam o crime organizado e a super lotação carcerária. Esta política de aprisionamento que vivemos há séculos em nosso país, já mostrou clara e nítidamente que não resolve em nada esta "chaga" chamada violência. O problema é que os "Ratinhos, Datenas, Geraldos Luizes da vida", etc, com seus programas "incentivadores da paz", somados a uma sociedade amedrontada e largada pelo poder público, não querem discutir tais problemas indo em suas raízes. Porque quando se vai na raiz dos problemas, "peixes grandes" podem ser descobertos. Por isso, é preferível enxugar gelo fingindo que estão combatendo a criminalidade fazendo com que os brasileiros vivam com medo e sem nenhuma tranquilidade. Esta é a triste realidade_.

Danilo D
Enviado por Danilo D em 22/07/2018
Reeditado em 22/07/2018
Código do texto: T6397046
Classificação de conteúdo: seguro