ROQUE COSTA SANTANA - TRIBUTO

Nove anos de saudade.

Hoje, mais uma vez a saudade veio nos visitar. Felizmente não trouxe a "tristeza" como protagonista.

Com o coração mais resignado, então, lembramos Roque Santana que comemora o seu 9º aniversário de vida eterna, na Casa do Senhor.

Assim disse o poeta: "De repente, não mais que de repente, fez-se do amigo próximo o distante, fez-se da vida uma aventura errante..."

E, na esteira dessas considerações, a saudade nos coloca na dinâmica de um morrer que nunca termina, pois não podemos sepultar a lembrança.

"Um morto amado nunca pára de morrer..."

Roque viverá sempre em nossas lembranças!. Ele não viveu para que a sua presença fosse notada, mas para que a sua falta fosse sentida.

E como sentimos a sua falta !

São as atitudes e não as circunstâncias que determinam o valor do homem, relacionado com o valor das coisas às quais se deu importância. O mais importante na vida de Roque, foi valorizar os parentes para construir um novo formato de família.

O tempo pode até apagar lembrança de um gesto, mas jamais apagará a lembrança de quem soube fazer dos pequenos instantes, grandes momentos...

Existem pessoas difíceis de se esquecer e outras que são inesquecíveis; por mais que o tempo passe, Roque estará sempre em nossa memória, para confirmar a máxima: Se esquecer fosse fácil não existiriam as lembranças...

Roque levou para o pós-morte muita saudade e deixou-nos a somatória de todos os afetos como obséquio.

"A amizade é um amor que nunca morre".

Por tudo exposto, então, nenhuma força é grande o suficiente para me fazer esquecer de lhe homenagear sempre.

"Gratidão", é a palavra que encerra !

Manoel Lobo.

2018.

Manoel Rocha Lobo
Enviado por Manoel Rocha Lobo em 17/08/2018
Reeditado em 20/09/2021
Código do texto: T6422127
Classificação de conteúdo: seguro