DECIDI TRAFICAR DROGAS

Quando o sujeito se encontra em dificuldade financeira, ou mesmo quando ele inicia uma compulsão para viver de modo glamoroso; se não for bem orientado, não possuir amizades capazes de ajuda-lo ou dissuadi-lo dos maus pensamentos, ele pode recorrer a prática do tráfico de drogas.

A meu ver a compra e venda de substâncias ilícitas é um mercado muito comum, sobretudo aonde a Lei não aponta por um caminho de punição extrema. Mesmo que os indicativos legais apontem penas de reclusão de grande espaço de tempo, a maioria dos traficantes de pequeno volume consegue sair das garras da Lei ainda na audiência de custódia, não só para lhes oferecer uma segunda chance de liberdade, mas também para desafogar o tão atolado sistema penal.

Sempre que posso assisto aos programas em que os aeroportos de alguns lugares do Mundo são o tema de segurança, com enfoque maior no tráfico de drogas. Particularmente eu conheço todos esses aeroportos. Já passei por eles pelo menos meia dúzia de vezes (alguns muito mais do que isso, como Guarulhos e Barajas), e sei que a vigilância em cada um deles é redobrada para barrar a saída e chegada de qualquer material cuja nação não queira que ocorra, e no quesito DROGAS, eu acredito que haja ainda mais precaução. É óbvio que uns são mais rigorosos do que outros, como o El Dorado de Bogotá, que possui gente e tecnologia capazes de detectar até menos de meio grama de droga.

Quem é do ramo de segurança pública ou de alguma forma está ligado a justiça criminal, sabe que é difícil ser pego, mas a probabilidade de sê-lo é enorme, porque não basta apenas tentar a sorte no aeroporto. Há investigações em curso, gente sendo monitorado o tempo inteiro; e 99,99% das pessoas que arriscam passar com drogas por aeroportos de grande movimentação, são de baixíssimo quociente de inteligência, ou seja: são mulas!

O grande traficante possui centenas de tentáculos, e um deles cuida do aliciamento dessas mulas do tráfico. A mula não conhece o traficante chefe, mas seu tentáculo sabe das suas deficiências, das suas dificuldades ou do seu desejo de ganhar dinheiro; e então ele chega e propõe o negócio rentável, cheio de vieses com luxos, viagens e conforto; ao tempo que todas as mulas pensam que farão isso uma única vez e deixarão o esquema.

Eu fico imaginando como isso pode ocorrer! Alguém que esteja com os filhos, ou os pais com grande dificuldade ou doentes, de tanto citar isso para amigos e conhecidos, chega ao ouvido do tentáculo do traficante. Em pouco tempo lá está uma proposta de levar drogas para um determinado lugar, em troca de um punhado de dinheiro. Dinheiro esse que o deixará menos aflito diante das suas necessidades.

Nessa hora, ninguém é enganado para fazer nada! É óbvio que quem recebe uma proposta de levar drogas para outros lugares, sabe o que está levando e do risco que está correndo, mas quando são presos, alegam tantas bobagens, como se a polícia fosse idiota, a justiça tosca e ambos fossem acreditar na sua história!

Quando alguém decide traficar drogas, seja para o exterior, seja para o interior de qualquer país, o criminoso conhecido como mula deveria saber que nenhum traficante é amigo de ninguém; e mesmo que ele consiga concretizar o negócio uma ou dez vezes, o risco de ser maltratado pelo próprio traficante ou organização a que ele pertence, é enorme. Isso se revela como sendo um negócio mais do que perigoso, porque se a polícia não colocar as mãos nele, o traficante o obrigará a fazer isso mais e mais vezes.

No caso do tráfico internacional por aeroportos, chega a ser engraçado como alguém cai nessa de que não será pego! Antes do voo a maioria das polícias de países sérios tem acesso a um relatório eficientíssimo de quem está saindo do país pela primeira vez, se está viajando só ou acompanhado, se possui traços de ser um turista ou pessoa de negócio, se o passaporte foi retirado recentemente, e outra série de características que indicam ou não a suspeição de alguém!

Os destinos são também muito reveladores quanto ao tráfico de drogas. No caso dos aeroportos brasileiros, destinos como África e Europa, via de regra são mais fiscalizados por razão do tráfico de drogas, mas o México e Caribe também têm fortes laços com esse tipo de ilícito, então os viajantes são estudados dias antes do seu embarque.

E como alguém ainda cai nessa esparrela de acreditar que traficando drogas, algo vai dar certo na sua vida? Será que alguém não imagina que o risco ocorre quando você busca esse tipo de informação? Tem mais! Depois que você aceita traficar, já está na mira da justiça; e depois vem a hora de receber a droga, ir ao aeroporto, tentar passar pela fiscalização, e se passar e der tudo certo, tem mais duas etapas completamente desconhecidas dessas mulas: a primeira é chegar ao destino e passar mais uma vez pelas autoridades de lá; e a última é encontrar o recebedor que o pagará! É muito risco para uma mula amadora...!

Todos dizem que o Aeroporto El Dorado é rigoroso com todo mundo, e que às vezes até constrange gente de bem. Eu estive nele por duas vezes, e dessa última vez, ápice da tecnologia e controle, não tive um único problema nem no desembarque, retirada de malas e imigração, muito menos no embarque, despacho de malas e imigração; tampouco vi pessoas em situação vexatória, apenas algumas revistas e muito policial dentro do aeroporto.

Traficar drogas usando um aeroporto para sair e chegar exige mais do que criatividade. Presa ao corpo, ingerida ou introduzida, são modalidades antigas. Embalar e passar mil produtos para os cães não detectar, também é ingênuo demais. Colocar dentro de eletrônicos, frascos de cosméticos ou dentro das estruturas metálicas das malas, desista! Semana passada a policia do Brasil descobriu cocaína dentro de um rolo compressor de trator. A droga estava dentro do cilindro com uma espessura astronômica, feito de aço puro; lembrando que quem a encontrou foi um cão farejador...

Fiquei em Bogotá por uma semana, visitei o interior da Colômbia, e assim como eu, 99% dos passageiros não são revistados, nem estão numa lista de suspeitos, porque não viajam levando drogas ou estão lá para trazerem drogas. A maioria das pessoas viaja para outros países por uma necessidade de negócio, ou médica; outras viajam a turismo e quem não se envolve com ilicitude, não passa por vexame, muito menos se importará acaso haja necessidade de haver uma revista policial; e como sempre escrevo, raramente eu sou parado numa blitz, mas quando me mandam parar, me comporto com simplicidade, sem piadinha, sem diálogos supérfluos, com total cooperação; e assim, nunca fui constrangido! O mesmo vale para os aeroportos...

Se o mau artigo servir para alguém que pensa em deixar o Brasil com drogas ou pretende ir noutro país buscar drogas, repense mil vezes! Imagine-se numa penitenciária por um longo prazo. Pense nos seus pais se os tiver; pense nos seus filhos se os tiver; pense nos seus amigos, vizinhos, pense em você, no quão sofrerá se acaso for descoberto, ou ainda, no quão criminoso você se tornará se der certo!

Se o problema do candidato a traficante for financeiro, analise outras possíveis saídas. E se for à sede de luxo ou de Poder, ainda assim exige-se mais reflexão, porque nesse último caso a vida costuma ser curta...

Tem outra coisa que é sempre bom citar! REDOBRE O CUIDADO COM SUA MALA numa viagem internacional. Não aceite levar ou trazer nada de desconhecidos, e mesmo os conhecidos, cuidado! Antes do embarque, verifique tudo, faça fotos do interior e do exterior da sua bagagem despachada, e no meu caso, além de tudo isso, eu ponho lacre pessoal e mando passar várias voltas de filme com etiqueta numerada, a qual eu fotografo no momento do despacho. Faço isso na ida e na volta! Eu nunca tive um problema, e não quero tê-lo...

Carlos Henrique Mascarenhas Pires
CHaMP Brasil
Enviado por CHaMP Brasil em 12/10/2018
Código do texto: T6474531
Classificação de conteúdo: seguro