Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

COI$A$


Estou fumante desde 1976;
Minha mãe que sempre teve vida saudável, boa alimentação, exercícios ininterruptos vida afora, sem vício algum, está em cima de uma cama convalescendo de um câncer no intestino, com bolsa de colostomia e sonda para alimentação. Nem fala mais...
Eu sigo fumando, mesmo hoje sabendo que é prejudicial à saúde.

Falando nisso, quando o Ministério da Saúde colocou advertências nas carteiras de cigarro mas se alheou de colocar nas garrafas de bebida, a única coisa que pude pensar foi: Aí tem!!!
O que $erá que tem?

Não sou bom exemplo para ninguém, por gostar de fumar, assim como muitos gostam de beber e este é um exemplo até muito pior, porque desde danos à saúde propriamente dita, até danos sociais graves, a bebida alcoólica dispõe, livre, leve e solta aos consumidores de maior, sem um único alerta que seja, dos males que faz.
(Um bêbado, além do risco próprio de cirrose e outras doenças, causa mal na sua casa, desestrutura a família, na sua rua incomodando, no trabalho e mesmo no bar por alvoroço e até chega a matar por causa da bebida.)

Até agora não senti o efeito negativo do tabaco em mim (pode ser que no futuro...), porém, enquanto eu estiver bem e mesmo não estando, quero continuar fumando. É uma opção consciente!

Pelo fato de pessoas sem vício serem acometidas por grandes males, sigo na minha, esperando o que quer que deus encaminhe, mas com esta contrariedade grande e dúvida enorme, de inação nada democrática pelas não advertências contra outros cancerígenos e malefícios nas embalagens de produtos, inclusive e sobretudo a bebida alcoólica.

Assim é a democracia brasileira: o que cabe a determinada coisa, está longe de caber a outra$.
Ene Ribeiro
Enviado por Ene Ribeiro em 13/10/2018
Código do texto: T6475188
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2018. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.

Comentários

Sobre a autora
Ene Ribeiro
Goiânia - Goiás - Brasil, 57 anos
18174 textos (292041 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 21/01/20 15:03)
Ene Ribeiro

Site do Escritor