PAULO, MESTRE DE TEOLOGIA

PALAVRAS DE VIDA

Pastor Serafim Isidoro.

PAULO, MESTRE DE TEOLOGIA

Atos 19.9-10.

O livro Atos dos Apóstolos é obra histórica de Lucas, médico e autor de dois importantes livros da Nova Aliança, sejam o Evangelho e Atos. Escritor que se propôs a trabalhos minuciosos e acurados de pesquisa, o que seria hoje um bom jornalista, a fim de atender um nobre cidadão gentílico de nome Teófilo, lá pelos idos da década sessenta de nossa época cristã. No livro Atos foi ele, Lucas, às vezes testemunha ocular dos fatos a partir do capítulo dezesseis, quando passa a utilizar o pronome na terceira pessoa do plural. Lucas era (naquela época) erudito, médico citado por Paulo apóstolo na carta aos Colossenses 4.14.

Conhecedor do Mar Mediterrâneo e de territórios da Ásia Menor e adjacências, na cidade então Filipos, deve ter permanecido durante seis anos – 52 a 58 dC. – voltando a integrar a caravana evangelística de Paulo no mesmo local onde dele se despedira no passado, permanecendo com ele até ao termino do relato que faz em seu livro, anos 65 ou 68, tendo-lhe sido companheiro em sua viagem a Roma.

Na segunda carta a Timóteo, o apóstolo escreveu: “Só Lucas está comigo”. Permanecia Lucas com Paulo em Roma também durante o segundo encarceramento deste, final da existência de seu companheiro e mestre. Lucas fora fiel companheiro, útil ao importante serviço para Deus.

Reportamo-nos ao capítulo dezenove desse livro, onde Lucas relata a estadia de Paulo, por quase três anos em Éfeso, a capital da Ásia Proconsular, onde tendo ensinado ou evangelizado na sinagoga e sendo rejeitado pelos “empedernidos judeus descrentes”, separou os discípulos passando a discorrer diariamente na Escola de Tirano. Durou isto por quase três anos.

Ao que nos parece, esta foi a primeira escola bíblica instituída na história da Igreja. Seu fundador fôra Tirano, personagem de quem não resta nenhuma outra menção nas Escrituras da Nova Aliança. Paulo exerce nessa escola a função de mestre, doutor, ensinador, DIDASKALOS. O curso durou dois anos, tempo suficiente para o segundo grande mestre deste moderno Reino de Deus – a Igreja – expor em transmissão aquilo que o Senhor, em revelação lhe confiara.

Uma das mais prementes necessidades deste nosso século e principalmente destas últimas décadas, é a criação de escolas para o ensino doutrinário de Obreiros do Evangelho, no que tange às doutrinas fundamentais, hoje suprimidas por aparatos musicais e estrelas gospel em detrimento da RHEMA e dos Dons Espirituais em nossas reuniões.

Em 1968 seguimos do Rio de Janeiro para Belém do Pará, com minha esposa e filhas para ministrarmos no Seminário Amazônico durante seis meses. Foi o tempo suficiente para influenciarmos trinta e seis alunos de gênero misto, donde por graça de Deus foram produzidos: Um doutor em Teologia, Aldery Nelson Rocha, hoje eficientemente ministrante nos EE.UU., autor da Biblia Comentada Di Nelson; Um bacharel em Direito e Pastor, José Carlos Queirós, hoje pertencente ao Ministério do Paraná; Um casal de missionários para o Paraguai e Argentina; Dois Pastores Presidentes para Macapá e norte do Brasil; Duas Missionárias para a Bolívia; Um ensinador para o Estado do Paraná, Pastor Martinho Damião, e tantos outros dos quais não temos conhecimento.

A educação cristã teológica é preparo para toda boa obra. Produz a trinta, sessenta e noventa por um. E a glória é toda de Deus em Cristo, nosso Senhor e Grande Mestre.

Só Jesus.

O Pastor, Th. Honoris Teologia, D.D, Serafim Isidoro oferece seus livros, apostilas e aulas do grego koinê:

serafimisidoroprdr@ig.com.br No Google: serafim Isidoro textos.