Vida mais longa

Um dos grandes desafios da ciência é alcançar a longevidade. Ao longo dos anos, muitas pesquisas têm sido feitas com o intuito de prolongar a vida do homem. No entanto são vários fatores que têm influência nesse prolongamento como questões socioeconômicas, regionais, culturais e históricas.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida do brasileiro aumentou 3 meses e 11 dias de 2016 para 2017, passando de 75,8 meses para 76 anos. A do homem passou de 72,2 anos para 72,5 anos e da mulher de 79,4 para 79,6 anos. Essa é uma boa notícia e a tendência é uma contínua progressão.

Nesse sentido, vale ressaltar que o brasileiro, vivendo mais, precisa se preparar para futuro com mais idosos, necessitando de planejamento para enfrentar os desafios inerentes à velhice, como previdência social, inclusão digital, qualidade de vida, acesso arquitetônico como rampas, grades de segurança entre outros elementos essenciais para uma vida longa com qualidade.

Além do aumento na expectativa de vida, o IBGE divulgou que a taxa de mortalidade infantil está em queda, em 2017, de 13,3 a cada mil nascidos vivos em 2016 para 12,8. Houve redução também na taxa de mortalidade no grupo de 1 a 4 anos de idade, de 2,16 para cada mil nascidos vivos em 2017.

Vale destacar que uma das metas para o milênio é justamente acabar com a mortalidade infantil. Enquanto o Brasil está caminhando ao encontro dessa meta, ainda milhares de crianças estão morrendo às minguas em diversas partes do mundo.

Portanto para se alcançar a tão sonhada longevidade, é necessário um esforço do Estado, pois cabe a ele estabelecer políticas públicas que viabilizem a qualidade de vida do seu povo, para se chegar ao 70 anos com trabalho, saúde, moradia, segurança e lazer. Os estudos científicos precisam avançar cada vez mais, no entanto necessitam de mais mais investimento, e cabe ao cidadão se preparar para o futuro, adotando hábitos saudáveis em seu cotidiano, mantendo uma vida pró-ativa para a busca da bem-estar social, profissional e mental.