Projeto Escola de Arte Mumbuca-Jalapão

1.APRESENTAÇÃO:

Nosso município Mateiros possui inúmeras riquezas naturais e culturais. O Jalapão é um verdadeiro paraíso, cheio de belezas e encantos. Nossa terra foi agraciada por Deus com uma natureza exuberante e com uma imensidão de pessoas talentosas que se inspiraram nessa região abençoada e deixaram ao longo das últimas décadas como fruto de sua sensibilidade belíssimas obras artísticas em diferentes áreas: música, literatura, artesanato, pintura, desenho etc.

Mesmo com tantas riquezas e talentos, existe uma queixa constante sobre a falta de oportunidades no que se refere aos incentivos para o desenvolvimento da produção cultural de nosso município e região. É fato que muitos artistas que se tornaram consagrados e reconhecidos nos últimos anos conquistaram isso quase sempre sem nenhuma ajuda de nossos governantes.

Na tentativa de mudar esse cenário de falta de apoio à cultura local, estamos organizando a “Escola de Arte Mumbuca-Jalapão”, com objetivo de criar um espaço diferenciado e de qualidade para valorizar e promover as artes plásticas em nosso município e região.

A Escola de Arte Mumbuca-Jalapão será um espaço aberto à comunidade mateirense, em prol do desenvolvimento da sensibilidade e criatividade humana por meio do contato com a linguagem artística e cultural.

A Escola de Arte Mumbuca-Jalapão irá ofertar cursos de artes plásticas (desenho e pintura), especialmente para jovens e adolescentes da cidade de Mateiros e municípios vizinhos.

Destaco que esse projeto se inspira no trabalho do talentosíssimo artista marajoara J.Tadeu, que tem uma vasta contribuição na produção e propagação da arte no município de Breves, na Ilha de Marajó, estado do Pará. Inclusive os belos desenhos e pinturas da capa do projeto são de sua autoria.

2. OBJETIVOS:

2.1 OBJETIVO GERAL

- Implantar a “Escola de Arte Mumbuca-Jalapão” como um espaço de qualidade para divulgar, incentivar e promover as artes plásticas em Mateiros, em especial, e na região do Jalapão, de modo geral.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Valorizar o desenvolvimento da cultura local por meio das artes plásticas;

- Criar oportunidades de cultura e lazer para jovens e adolescentes, diminuindo seu tempo ocioso;

- Incentivar a produção dos artistas existentes no município, dando oportunidade de serem vistos e reconhecidos por seus talentos;

- Promover o intercâmbio entre artistas e a renovação dos movimentos culturais de nosso município e região;

- Proporcionar o descobrimento de novos talentos nas artes plásticas;

- Realizar exposições das obras produzidas pelos artistas da Escola de Arte Mumbuca-Jalapão, tornando nosso município mais conhecido em âmbito regional e estadual através da arte tocantinense.

3. PARCEIROS:

A “Escola de Arte Mumbuca-Jalapão” é uma empresa privada que tem interesse em parcerias com todos os segmentos da sociedade mateirense, especialmente das seguintes instituições:

- Secretaria Municipal de Educação (SEMED);

- Secretaria Municipal de Cultura (SECULT);

- Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social (SEMTRAS);

- Câmara municipal de Vereadores;

- Conselho Tutelar;

- Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA);

- Associação Comercial e Agropastoril de Mateiros;

- Universidades Federais, Estaduais e Particulares;

- Igrejas Católicas e Evangélicas;

- Rádios e TVs Locais;

- Empresas Privadas;

- ONG’s estabelecidas no município.

No próximo capítulo serão apresentadas as ações propostas pelo presente Projeto, quando serão detalhados quando e onde cada um dos citados parceiros estará atuando e colaborando.

4. JUSTIFICATIVA:

Todos nós sabemos que a vivência artística e cultural possibilita o trabalho das emoções, o desenvolvimento da sensibilidade, a sociabilidade, entre tantas outras coisas. Por meio da Educação Artística há a possibilidade de se proporcionar aos educandos a vivência com outros contextos socioculturais. Destaca-se ainda a oportunidade de ampliação da bagagem cultural com o aprendizado de artes de outras partes do Brasil e do mundo.

Assim, estamos certos que a presente proposta servirá para desenvolver a autoestima, valorizar os dons apresentados para as artes plásticas e contribuirá fortemente para melhoria da disciplina de nossas crianças e adolescentes. Pelos resultados de outros trabalhos em diferentes cidades e estados, sabe-se que a prática da arte torna os jovens e adolescentes mais disciplinados, concentrados, motivados e responsáveis em sala de aula e, também, fora da Escola.

Com tudo isso, por intermédio da Escola de Arte Mumbuca-Jalapão espera-se que o amor e apreço pelas artes irradiem para dentro da casa de cada aluno e para o dia-a-dia de nossa comunidade de modo geral, visando entre outras coisas a diminuição de tempo ocioso, contribuindo para a não inserção do aluno na marginalização, na violência, ou qualquer outra ocupação negativa para sua formação.

5. AÇÕES DESENVOLVIDAS:

A Escola de Arte Mumbuca-Jalapão irá oferecer cursos de desenho e pintura para jovens e adolescentes, com turmas de 20 alunos.

O espaço físico da Escola terá mesas e cavaletes adaptados para o desenvolvimento dos talentos artísticos. O foco dos trabalhos será a valorização da cultura mateirense, com possibilidade de enriquecimento com outros estilos.

Cada curso terá duração voltada para a individualidade do aluno, sempre respeitando sua idade e seu desenvolvimento no processo de aprendizado das artes plásticas. Ao final de cada curso haverá a formatura dos alunos com entrega de certificados.

Por fim, após o andamento dos cursos haverá realização de uma belíssima Exposição de Arte, que acontecerá ao final do ano, oportunizando por meio desse Projeto a criação de uma nova data comemorativa no calendário cultural de Mateiros.

A – EXPOSIÇÃO DE ARTE

Ao final do ano será realizada uma grande exposição de arte, com participação dos estudantes da Escola de Arte Mumbuca-Jalapão.

Essa Exposição de Arte será um momento importante, onde os estudantes das diversas escolas municipais e estaduais poderão ver os trabalhos produzidos ao longo do ano pelos artistas da Escola de Arte Mumbuca-Jalapão.

O estudante de arte terá a oportunidade de mostrar seu aprendizado adquirido, o que certamente servirá para resgatar a autoestima, aumento da confiança, e valorização do trabalho em equipe e convívio social do adolescente e jovem, melhorando a integração dele com sua comunidade e a Escola.

Esperamos que esse evento entre para o calendário cultural local, o que caso se concretize poderá ser um momento de atração turística e ganho financeiro para toda comunidade de nossa cidade.

Para o sucesso dessa proposta será de fundamental valia o apoio dos veículos de comunicação (rádios, jornais impressos etc.) na divulgação dos eventos. Destaca-se que um evento cultural como esse, ao contar com a parceria das rádios e demais veículos de comunicação, servirá para promover uma positiva imagem de nosso município. Vale lembrar ainda que todos os detalhes dessa programação serão divulgados nos sites locais.

6. ANEXOS:

6.1 MODELO DA FICHA DE INSCRIÇÃO

No ingresso na Escola de Arte Mumbuca-Jalapão será realizado o preenchimento de uma ficha de inscrição para coleta de dados do futuro aluno.

FICHA DE INSCRIÇÃO DO ALUNO

Escola de Arte Mumbuca-Jalapão

Nome: __________________________________________

Naturalidade: _____________ Data de Nascimento:___/___/_____/

Nome do Pai: _____________________________________

Profissão do Pai: __________________________________

Telefone do Pai: __________________________________

Nome da Mãe: ____________________________________

Profissão da Mãe: _________________________________

Telefone da Mãe: _________________________________

E-mail: __________________________________________

Facebook: _______________________________________

Endereço: _______________________________________

Escola: __________________________Série: __________

Mateiros-TO, ___/______/ 2019

___________________

Assinatura do pai ou responsável

6.2 MODELO DO SISTEMA DE APADRINHAMENTO “SÓCIO CONTRIBUINTE”

O Empresário interessado em fazer parceria com a Escola de Arte Mumbuca-Jalapão poderá apoiar adolescentes e jovens carentes a ingressarem em um curso de arte por meio do Sistema de “Sócio Contribuinte”, permitindo que um jovem carente se torne seu “afilhado”.

Assim, o empresário ao se tornar “Sócio Contribuinte” receberá o titulo de “padrinho” e o estudante carente será seu “afilhado”. Vale mencionar que o presente “Modelo de Apadrinhamento” se espelha no “Projeto Jovem Peniel” do Sr. Evandro Rosa Messias, que é Gestor de processos Gerenciais em Administração de Empresas, da cidade de Presidente Prudente (SP).

Escolha uma destas crianças para ser seu “afilhado(a)”:

-Joãozinho - Bairro Santa Rita 15 anos.

Este é o Joãozinho. Ele vive com seus pais e quatro irmãos e duas irmãs.

A renda atual de sua família é menor que 50 Reais por pessoa.

-Daniela – Bairro São José 14 anos.

Ela vive com sua mãe, Maria, a avó Joana e dois irmãos (Pedro e João). Daniela mora em um pequena residência de 3 cômodos e banheiro externo.

-Samanta – Bairro Castanhal 12 anos.

Ela é órfã e vive com sua tia materna Sílvia, numa residência com oito pessoas. A família de sua tia trabalha na coleta de latinhas e papelão.

6.3. MODELO DE CAMISA

Modelo de camisa da Escola de Arte Mumbuca-Jalapão, que será usada pela equipe de organizadores, colaboradores e demais participantes.

7. BIBLIOGRAFIA:

SALERA JÚNIOR, G. 2010. Projeto Concurso de Miss. Ilha de Marajó (PA). 16p. Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2232813

SALERA JÚNIOR, G. 2010. Projeto Fotografando Nossa Cidade. Ilha de Marajó (PA). 12p. Disponível em: http://recantodasletras.com.br/e-livros/2186443

SALERA JÚNIOR, G. 2010. Projeto Pintando a Natureza. Ilha de Marajó (PA). 15p. Disponível em: http://recantodasletras.com.br/e-livros/2212803

SALERA JÚNIOR, G. 2011. Projeto Cooperar: um exemplo de responsabilidade socioambiental. Ilha de Marajó (PA). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/ensaios/3230820

SALERA JÚNIOR, G. 2011. Projeto Festival de Música Gospel. Ilha de Marajó (PA). Disponível em: http://www.recantodasletras.com.br/artigos/2718947

WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2019. Desenho. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Desenho

WIKIPÉDIA – A Enciclopédia Livre. 2019. Pintura. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pintura

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Palmas – TO, Fevereiro de 2019.

Giovanni Salera Júnior

E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Curriculum Vitae: http://lattes.cnpq.br/9410800331827187

Maiores informações em: http://recantodasletras.com.br/autores/salerajunior