Considerações sobre a Páscoa

O equinócio (de primavera no hemisfério norte e de outono no hemisfério sul) é o momento em que o sol cruza o equador em "direção" ao trópico de câncer, pondo fim ao inverno no hemisfério norte. Este cruzar do equador, aos cristãos, remete ao simbolismo da crucificação. É neste momento que entra o signo de aries, que é o cordeiro.

Para os judeus foi o Pessach, onde Deus manda que se marque a porta com o sangue do cordeiro para evitar que o anjo da morte entre em suas casas, livrando-os da morte dos primogênitos e libertando-os da escravidão.

O símbolo do cordeiro, o mesmo que Jesus veio substituir, é o símbolo em que o espiritual se sacrifica e domina a matéria. É a descida do princípio espiritual ao mundo. É o instante da subida dos mestres de sabedoria aos céus. Todos eles desencarnam nessa época, na Páscoa, Pessach, passagem.

Um grande número de civilizações considera esse momento como o nascimento da vida espiritual no plano físico, a descida da vida à terra.

Nas civilizações anglo saxônicas pascoa é Easter que vem da deusa ostara que era uma deusa celta, cujo símbolo era uma lebre e também era associada a ovos. Daí o símbolo do coelho e dos ovos de páscoa. Tanto a lebre quanto ovos simbolizam fertilidade e estão representando a vida que está nascendo. É a vida germinando novamente sobre a terra. Depois da morte representada pelo inverno, vem o renascimento com a primavera. Esses costumes na civilização celta tiveram origem na deusa Ishtar do mundo babilônico.

Para os romanos, o mês do carnaval, fevereiro, vem de Februus, o deus da morte. Para os gregos, abril significa espuma. As espumas do mar de onde nasce Afrodite, a deusa do amor. Com fevereiro termina a dissolução pela morte e em abril temos a promessa do renascimento com a deusa do amor, Afrodite, nascida das espumas do mar.

Esta é a estação das flores onde a vida recomeça e floresce. O momento em que o ser divino sobe aos céus e a vida renasce sobre a terra.

 

É tudo simbólico! Somos seres espirituais vivendo uma experiência material.

 

Obs: Todo esse simbolismo leva em consideração o hemisfério norte, onde a páscoa acontece na primavera.

(Francisco de Assis Góis)

 

Inspirado em palestra da filósofa Lúcia Helena Galvão.