O BRASIL E O PERIGO DO "CÃO SEM OSSO" - POR TELÊMACO MARRACE

O Brasil e seus Governantes e o Perigo do " Cão sem osso"

O Brasil vive um momento total de introspecção sem análise crítica em todos os campos do desenvolvimento social , cultural e político! E isso não é culpa do PT e seus anos de governo, muito menos dos Bolsonaristas que já disseram que não entendem de governança alguma, e assumiram a direção de uma " carreta com carga perigosa", tendo uma carteira "A" no bolso, que os habilita para pilotar uma CG 125.

A maioria dos brasileiros votaram em busca de uma política de sonhos (Utópica) para tirar o PT, que teve o poder por anos e ao invés de caminhar a passos largos, engatinhou! Errou ao seguir a via obscura da troca que leva à corrupção! Não era a troca do toma lá dá cá, legalizada e permitida e inerente ao Presidencialismo de coalizão, pelo contrário, ultrapassou os limites morais e legais das negociações, formando verdadeiros cartéis de empresas sob a proteção governamental no favorecimento de contratos! O Brasil então mergulha na loucura de um combate ideológico vendida pela radical direita, tão rasteiro e sem profundidade como a esquerda! A religião, a moral, o politicamente correto nasce na mente adormecida daqueles que se acham os privilegiados por força divina e se transformam em cavaleiros messiânicos! Um, "enviado de Deus", o outro, "tudo vê e tudo ouve" e parte do povo, num desvario, se torna o mais fiel escudeiro, numa loucura e guerra de ideologias que paralisam o país! A nova política ainda não mostrou o que fará para que cada vez mais, não entrem analfabetos funcionais em números assustadores no Ensino Médio e que o terminem como entraram nele, incapazes, e o pior, prosseguem na Universidade! Um país que tem o mínimo de inteligência coletiva já teria valorizado os professores, para evitar anualmente a proliferação de greves escolares, fato que prejudica a qualidade da educação passada aos alunos. O outro absurdo é que no Brasil não se produz cocaína, e mesmo assim, somos um dos maiores exportadores; mas não vejo ações eficazes nas fronteiras com a Bolívia e Colômbia, grandes portas de entrada, para nos transformar num corredor e abrir janelas para o tráfico no Brasil! Ao Ministro da Justiça interessa construir mais prisões, sem a devida expectativa de ressocializar.

As drogas se popularizam por todas as classes sociais, e o traficante não tem "cara" ou " estilo" ( Haja vista o Sargento da FAB ).

O uso indiscriminado de drogas afeta tremendamente a capacidade cognitiva dos usuários, ferindo principalmente nossos jovens.

Outro acinte que para o país, e quer ditar regras como a de um grupo " terrorista" é a evangelização! Esse “pilar da salvação” que contrapõe ciência e quer destruir o Estado Laico, mergulhando-o na caverna de Platão, na escuridão do achismo. Não é mais a ciência produzida nas universidades que descobre a cura de doenças, que inventa formas de recuperação através dos estudos de vírus, bactérias, robóticas , etc...Mergulhamos à espera de um milagre, e acreditamos que transplantar um coração, olhos, rins e outras coisas tem mistérios de divindade.

Somos o 81º país em produtividade; o que é pífio e vergonhoso, independente de ideologia de esquerda, pois até 1985 éramos governados por militares. Somos o 75º em IDH; outra vergonha.

Hoje o pai de família gasta milhares para manter seus filhos em escolas particulares, mas quando entramos no " bolo universal" somos o 133º (de 139 países) em Matemática e Ciências.

O povo brasileiro como disse outrora Ariano Suassuna, é o "cachorro" que acostumou a gostar de osso, mas se dessem um filé mignon ao mesmo veria que tem mais coisas além do osso e com certeza escolheria o Filé!!!

Ele disse isso em relação à música, mas serve para tudo!!!

Suassuna assim proferiu:

“Eu tenho a obrigação de mostrar ao povo uma alternativa a essa ‘arte de quarta categoria’ que andam espelhando ai. Corrompendo o gosto de nosso povo, do nosso grande povo. Procurando nivelar tudo pelo gosto médio. Isso é uma coisa triste. Não pode. Um pais como o Brasil, um povo como o brasileiro ele tem direito a outra coisa.

Meu amigo do peito ficava danado quando o pessoal dizia que o cachorro gosta de osso. Ele dizia que só dão osso para o cachorro. O cachorro é doido por comida. Bote um filé e bote um osso e veja o que o cachorro escolhe. O que me está deixando indignado é que não estão dando direito ao povo brasileiro, principalmente ao jovens, o direito de entrar em contato com o filé. Só dão osso a eles”.

Nenhum partido ou presidente ainda compartilhou o " filé", haja vista as mordomias mantidas para os três poderes!

A nós, continuam dando ossos e a "matilha" aplaude em pé, a volta da "moral e dos bons costumes", sem um mínimo de desenvolvimento!!!

O perigo é que nas camadas inferiores, já começa a faltar "ossos"!

Vamos torcer para que os " cães" não enfureçam...

Telêmaco MARRACE - Especialista em Docência no Ensino Superior pela Unicesumar de Maringá/PR)