AO FINAL DARÁ EMPATE TÉCNICO ENTRE TODAS AS GERAÇÕES

Sexta-feira, 19 de Julho de 2019

Por quase duas dezenas de anos trabalhei na área de pessoal. Hoje em dia chamam esse mesmo serviço de recursos humanos. Mas se alguém disser que é tudo a mesma coisa e não muda nada, estará cometendo falhas. E a primeira delas é o uso de alta tecnologia para se desempenhar as tarefas pertinentes desse mister.

Também mudaram a estrutura do desempenho dos profissionais dessa área. Naquelas épocas um Chefe de Departamento Pessoal, penso eu, que hoje é denominado como Gerente de Recursos Humanos, tinha o domínio pleno de todas as nuances que as envolviam. Hoje não. Alteraram-se tudo. Então os profissionais ficam divididos nessas tarefas que antes eram únicas.

Hoje em dia há divisões: entrevista, seleção, admissão, cálculos, dispensas, dentre mais algumas delas. O que antes todo aquele que atuava nessa área era obrigado a exercer, fazer, desempenhar, etc... e tal. E ainda existe o caso de ter que enfrentar um psicólogo e os respectivos testes. Mas parece que a evolução profissional não seguiu a mesma atualização dos novos métodos.

O advento do computador e da informática, criou programas que executam aquelas tarefas de antes com mais rapidez, eficiência e exatidão. Um erro, se acontecer, é daquele que forneceu o dado errado ao equipamento. Parece-me que já nem são usadas as famosas planilhas. Porque tudo foi tão informatizado que o próprio crachá do funcionário já registra e acumula uma série de dados que serão processados pelo equipamento na geração da folha e demais conteúdos pertinentes.

Então, uma guia de pagamento de contribuição ao INSS e do FGTS, já são elaboradas, calculadas e emitidas pelos programas que são usados no processamento da gestão de pessoal de uma empresa. O processo ficou terrivelmente prático para os profissionais de hoje, o que os de ontem nem sonhariam um dia alcançar isso. Digamos que uns quarenta anos atrás.

Isso se aplica basicamente à toda área administrativa/burocrática existente no país, idem no mundo. Se o pessoal desse tempo moderno tivesse a noção do que era trabalhar em área de pessoal e contabilidade naqueles tempos, e se fosse desafiado a iniciar quaisquer daquelas tarefas sem o uso do computador, é fácil de afirmar que nem saberiam como fariam tais serviços. Pois a máquina (o computador) tomou conta de, no mínimo, noventa por cento das tarefas que todos executavam naquelas épocas lá atrás.

Enfim, tudo hoje em dia é muito diferente daqueles outros os quais os que já passaram dos cinquenta anos, viveram lá. O engraçado é que isso até forma um certo paradoxo porque grande parte das pessoas dessas novas gerações até se divertem com as dificuldades que os primeiros possuem hoje em enfrentar e lidar com essas novas tecnologias. Mas estes também podem morrer de rir deles porque o jogo fica absolutamente empatado. É só tirar a tecnologia e pedir-lhes para executar as mesmas tarefas de antes. Nem sairão do lugar! Há! há! há!

Não custa nada praticar a divagação, não é?

Terceiro Milenio
Enviado por Terceiro Milenio em 19/07/2019
Código do texto: T6699363
Classificação de conteúdo: seguro