OS SIMPSONS X IGREJA

Os Simpsons estão mais uma vez reunidos, agora em filme: garantia de risos e críticas à Bíblia

Diversão garantida segundo os críticos, há quem não veja nenhuma graça em Os Simpons – o filme, em cartaz desde o final de agosto nos cinemas brasileiros. No primeiro longa-metragem de Bart e companhia, a ordem é provocar risos e muita polêmica. Especialmente, em assuntos como ecologia, homossexualismo, comportamento e religião.

Com o mesmo humor politicamente incorreto dos 20 anos de desenhos animados, a história agora começa quando os membros de uma banda de rock morrem diluídos no poluído rio de Springfield durante uma apresentação. Alertado pela sempre engajada Lisa, a filha exemplar de Marge e Homer, o prefeito da cidade decreta que a limpeza deve ser imediata. Mas um acidente provocado por Homer e seu porco de estimação põe tudo a perder. A Casa Branca – conduzida por Arnold Shwarzenegger na animação – decreta Springfield a cidade mais poluída do país e determina que seja isolada por uma redoma gigante.

Mas essa trama é apenas um detalhe de tudo que acontece em Os Simpsons – o filme. Outras cenas nada inofensivas têm deixado até os evangélicos de cabelo em pé. Em uma delas, Homer aparece folheando uma Bíblia após o desmaio de seu pai. "Este não tem resposta nenhuma", resmunga o personagem. Noutra, o adolescente Bart sai andando de skate nu pela cidade, depois de um desafio do pai.

Apesar das reclamações e críticas, Matt Groening, criador da série, preferiu adotar o tradicional discurso "em time que está ganhando não se mexe", afinal, apenas no primeiro fim de semana em exibição nos cinemas dos Estados Unidos, o longa arrecadou quase US$ 80 milhões, superando outros blockbusters de sucesso, como Harry Potter e a Ordem de Fênix. "Nos Estados Unidos há sempre alguém disposto a fingir que está ofendido. Por isso, queremos entreter, mas também incomodar certos segmentos da audiência", diz Groening em um claro recado aos crentes mais ortodoxos.

Fonte: Revista Eclésia - Edição 119

* caso queira adquirir a revista, favor solicitar por e-mail.

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 27/09/2007
Reeditado em 30/10/2009
Código do texto: T670885
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.