Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

POR AMOR (André Gorz se suicida com a mulher)

POR AMOR

Filósofo francês André Gorz se suicida com a esposa doente.

DO "MONDE"

O filósofo francês André Gorz, 84, e sua esposa Dorine, 83, foram encontrados mortos na última segunda em sua casa em Vosnon (oeste francês), lado a lado, por uma amiga que tinha ido visitá-los e encontrou cartas endereçadas a seus familiares.

Gorz, cujo nome verdadeiro era Gérard Horst, era autor de "Écologie et Politique" e "Adeus ao Proletariado" e foi amigo próximo de Jean-Paul Sartre. Ele se aposentara em 1983 para cuidar da mulher, que sofria de uma doença degenerativa a qual se somou um câncer. Muito apaixonado, o casal se refugiou na casa onde foi achado.

O suicídio provocou reações até do presidente Nicolas Sarkozy, que, em comunicado, saudou "o destino singular" do filósofo, "grande figura da esquerda intelectual francesa e européia".

Em "Lettre à D. Histoire d'un amour", de 2006, Gorz escreveu a Dorine: "Você continua sempre bela, graciosa e desejável. Fazem 58 anos que vivemos juntos, e eu a amo mais que nunca.

Recentemente me apaixonei por você novamente e novamente carrego em mim um vazio avassalador que só é preenchido por seu corpo apertado contra o meu."

"Essa presença", acrescentou, "foi decisiva na construção de uma obra cuja visibilidade só carrega um nome quando este é o de um casal."

--------------------------------------------------------------------------------
Tradução de CLARA ALLAIN

Fonte: Folha de São Paulo, 27/09/2007


Ary Carlos Moura Cardoso
Enviado por Ary Carlos Moura Cardoso em 27/09/2007
Reeditado em 27/09/2007
Código do texto: T670997
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Normal.). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ary Carlos Moura Cardoso
Palmas - Tocantins - Brasil
1084 textos (293857 leituras)
1 áudios (342 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/12/17 13:55)
Ary Carlos Moura Cardoso