Filosofia budista

O budismo é baseado nos ensinamentos do Buda histórico, Sidarta Gautama, que viveu no Nepal entre 563 e 483 a.C. (antes de Cristo). É a filosofia criada por ele que é difundida pelo budismo, que está aumentando seu número de adeptos com rapidez. Uma das causas desse acontecimento é o fato de o budismo não ser uma religião, ele pode ser praticado por qualquer um: um católico pode ser budista, um espírita pode ser budista, etc.

Além de não adorar deuses, o budismo não possui nenhum “livro sagrado” ou liturgia. E prega que acima de tudo devemos buscar a felicidade, pois ela nos é possível se assim quisermos. O principal objetivo do budismo é ajudar cada um a se libertar do sofrimento.

O Buda:

Aquele que é representado sempre sentado e risonho não condiz com a verdadeira aparência de Sidarta Gautama, o Buda histórico (Gordinho e careca), essa é apenas uma forma folclórica de simular a aparência do monge chinês. O Buda histórico, criador de vários ensinamentos sobre autoconhecimento, é assim chamado porque chegou a iluminação e atingiu a felicidade. Buda significa ao pé da letra “iluminado”, por isso qualquer um que conseguir libertar-se do sofrimento pode ser considerado um Buda. É sempre dito que Sidarta não foi o primeiro a atingir esse grau de iluminação, mas foi o único que se empenhou para que outras pessoas seguissem o mesmo caminho.

As quatro verdades nobres:

Meditação e práticas que englobam o respeito a si mesmo e a todos os seres vivos são oferecidos aos adeptos do budismo, que entre os seus principais ensinamentos destaca as “quatro verdades nobres”, que, segundo a filosofia budista, podem ajudar todos a superar o sofrimento e atingir a felicidade tão desejada. São elas:

O sofrimento existe – Ele é real, não pode ser ignorado;

O sofrimento tem suas causas – Ele surge a partir dos nossos apegos excessivos e das nossas expectativas irreais;

É possível eliminar essas causas – Elimine o apego. Você conseguirá isso com práticas corretas (meditação, mantras, estudos, atos de caridade, etc) feitas para eliminar esse hábito;

Existe um caminho para eliminá-lo – Siga os oito passos do caminho óctuplo e liberte-se do apego ao desejo:

1-Pensamento correto

2-Intenção correta

3-Fala correta

4-Ação correta

5-Modo de vida correto

6-Esforço correto

7-Atenção correta

8-Concentração correta

Fonte:https://www.estudopratico.com.br/filosofia-budista-conheca-seus-principios/

Wanessa Galvão
Enviado por Giovânia Correia em 08/09/2019
Reeditado em 08/09/2019
Código do texto: T6740330
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.