Gestão Administrativa e Digestão Alimentar – Uma comparação possível

O processo de gestão e digestão tem lá suas similaridades.

A digestão inicia na boca com a mastigação e salivação, com o objetivo de diminuir o tamanho dos alimentos em partes menores e a enzima contida na saliva quebra moléculas presentes nos alimentos em tamanhos menores. O gestor diante de um caso complexo e de grande proporção pode muito bem dividi-lo em partes menores, ou seja, do conjunto formar subconjuntos. O alimento ingerido é digerido em partes e não no todo.

Após o alimento ser dividido em partes menores, este é levado para o estômago, onde o alimento receberá ação do suco gástrico para digestão de proteínas. O objetivo é extrair recursos para o corpo. Nesta parte a comparação com a gestão é referente aos recursos para obter algo desejado. O gestor deve dispor de recursos humanos e tecnológicos para alcançar os objetivos. Outra questão do estômago que é possível comparar é a estrutura. Um estômago com úlcera ou com liberação exagerada de ácido pode prejudicar o corpo. O gestor deve cuidar da infraestrutura da empresa para que a matéria-prima possa gerar o produto necessário.

Depois do estômago o alimento passa pelo intestino delgado, o qual é dividido em três partes. É uma questão de departamentos e cada qual contribui com sua função para entregar para o intestino grosso o produto adequado. O gestor deve ter o controle sobre cada departamento e garantir que cada qual faça seu papel em harmonia e sincronia.

A parte final da digestão termina no intestino grosso com absorção de água e ainda absorver nutrientes faltantes, além do preparo para eliminação do alimento digerido. O gestor precisa garantir que todos os recursos foram captados, o produto foi elaborado e o que não é útil foi descartado.

17/09/19

Miguel Rodrigues
Enviado por Miguel Rodrigues em 17/09/2019
Código do texto: T6747106
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.