A CONSTRUÇÃO DO EU

Francisco de Paula Melo Aguiar

A frase sábia é a construção do saber e/ou do pensar de quem a criou e por isso não vale apena que seja copiada e/ou retratada por outra pessoa para servir de seu modo de pensar e agir. Todo pensamento deve ser contextualizado pela visão de mundo e de alienação de quem o criou.

O pensar do “eu” é algo construído e nunca copiado dos outros. Adotar o pensamento mágico e/ou sábio de autores é o mesmo que copiar receitas de bolos prontos.

O indivíduo deve construir o próprio pensamento e a maneira de agir e nunca copiar frases mágicas positivas e/ou negativas para construir e/ou desconstruir seu pensamento. A loucura humana vem daí, desse tipo de receita pronta para combater o mal e ou para fazer o bem. Isso é mera ilação e falta de reflexão.

Nunca confundir ser bom amigo e/ou boa amiga com construção de pensamento individual de cada ser, enquanto individuo único e capaz de construir a maneira de viver, ser e agir. Isso é um processo de construção, bem diferente da adoção de frases milagrosas prontas, parecida com receitas de bolos que se faz em casa e ou se compra na padaria, etc.

A subjetividade e a complexidade humana na construção do “eu” do indivíduo é muito mais convergente e mais ainda divergente e envolvem milhões de hormônios e neurônios que são desconhecidos do próprio ser, individualmente falando.

É uma grande e incontável confusão mental e existencial.

Não escolhemos, por exemplo, os nossos avós, pais, irmãos, tios, primos, filhos, escolhemos sim, nossos esposos e/ou nossas esposas, assim como nossos amigos e amigas, nossas religiosidades, nossas profissões, nossas preferências ideológicas, nossos times de futebol, etc.

Nem sempre vivemos com que gostaríamos de vivermos. Isso é fato.

Por uma questão “educacional” os amigos e/ou amigas se respeitam, embora estejam distantes da maneira de ser e de ter pensamento negativo e/ou positivo. A construção do pensamento de uma pessoa livre é capaz de ver, ouvir e falar como é realmente sua visão de mundo. É muito diferente da visão de mundo de uma pessoa carismática e cheia de religiosidades e preconceitos defendidos e nunca seguidos.

A mente é feita de tudo positivo e ou negativo que acreditamos e nunca nas frases prontas, sábias e mágicas de outros autores e atores.

O “eu” pensa que sabe tudo [...] e que já viu de tudo na vida [...], enquanto isso representa uma mera visão certa e/ou errada do mundo naquele momento e naquela circunstância de momento. E se esse pensar for construído sobre o pensar de outros indivíduos? Onde fica a construção do próprio pensar e ou maneira de ser, ter e agir do “eu”? O ser humano é uma construção permanente, ex-vi que cada ser nasce masculino e/ou feminino, porém, a sexualidade, a educação, a profissão, a ideologia, a religiosidade, a política, etc., é uma construção cultural permanente do nascer ao morrer.

O “eu” nunca se completa indistintamente.

FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR
Enviado por FRANCISCO DE PAULA MELO AGUIAR em 25/09/2019
Código do texto: T6753866
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.