O CRIME DE JAIR BOLSONARO E DO CONGRESSO CONTRA OS MÉDICOS E OS PACIENTES BRASILEIROS.

por Milton Pires.

Um dia depois do seu discurso histórico na ONU, o Governo Bolsonaro teve hoje a aprovação, pela Comissão Mista da Câmara, do seu Programa Médicos pelo Brasil. O projeto agora deve seguir para o plenário da Organização Criminosa que controla a Câmara dos Deputados Federais. De lá só pode sair pior - melhorar é impossível. Disso tenho certeza.

É um dos dias mais tristes e vergonhosos para história da Medicina e da Saúde Pública no país.

O Programa Médicos pelo Brasil é um CRIME praticado pelo Governo Jair Bolsonaro, pelo seu Ministério da Saúde e pelo Congresso Nacional contra os Médicos e contra os pacientes que dependem do Sistema Único de Saúde.

Mais do que ser um crime, é um crime mais nojento, mais perverso e com consequências maiores ainda do que o Programa Mais Médicos - o Programa do Regime Petista que trouxe FALSOS médicos cubanos ao Brasil para atender pessoas pobres no sistema público.

O Programa Médicos pelo Brasil reintegra os falsos médicos cubanos ao SUS, cria uma Agência Privada (ADAPS) que poderá terciarizar contratações, admite a execução do exame de REVALIDA por Faculdades de Medicina Particulares e, após emenda de alguém que não é nada mais nada menos do que Alexandre Padilha, admite que ele, Programa Médicos pelo Brasil, possa ser "integrado" ao Programa mais Médicos nos estados Brasileiros.

Os estados ficam, pela forma final aprovada hoje, autorizados a executar diretamente o Programa Médicos pelo Brasil "dentro" do Programa Mais Médicos podendo, para isto, firmar acordos inclusive com organismos internacionais e "instituições de educação superior" estrangeiras.

Nem mesmo o Regime dos Vagabundos Petistas conseguiu imaginar uma coisa de nível tão baixo, tão asquerosa, tão perversa e na qual a possibilidade de ROUBAR, de DESVIAR e de FRAUDAR, de todas as formas possíveis e imagináveis, o atendimento à população, os critérios técnicos mínimos de revalidação de diploma e a contratação de pessoal, fosse tão grande.

O Programa Médicos pelo Brasil vai, além disso, ser o fim da Residência em Medicina de Família e Comunidade em todo país. Em outro artigo já expliquei por que.

Ironicamente, esta semana uma máquina de corrupção e fraude de natureza semelhante a esta criada pelo Governo Bolsonaro dentro da Saúde foi considerada inconstitucional pelo STF - o Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família, uma espécie de "ADAPS de Porto Alegre", teve o seu FIM decretado depois de uma ação que vem tramitando desde 2011.

Cerca de 77 postos de saúde podem ficar sem atendimento e quase 2000 funcionários entre médicos, enfermeiros e técnicos serão demitidos. É apenas um pequena amostra daquilo que vai ser a tal "Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde" em nível federal.

A classe médica brasileira INTEIRA tem obrigação de lembrar, em 2022, o que Bolsonaro fez conosco sob a desculpa de que estava criando uma "carreira federal" para nós e "atendendo a população do interior que está sem médico" no país.

Porto Alegre, 26 de setembro de 2019.

cardiopires
Enviado por cardiopires em 25/09/2019
Reeditado em 25/09/2019
Código do texto: T6753930
Classificação de conteúdo: seguro