Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A Ciência do Sucesso

                             A CIÊNCIA DO SUCESSO



Quando o Dr. Lair Ribeiro, médico e escritor, lançou o seu livro e os fascículos em bancas de jornal e revistas versando sobre o tema Sucesso pessoal e profissional, causou certo desdém e ceticismo entre os intelectuais  e na comunidade médico/científico. A pergunta que se levantava era: “Pode uma pessoa qualquer, através de um treinamento específico, se tornar bem sucedida na vida ou sucesso e fracasso  seriam condições imutáveis impostas pelo destino ?”
    Estas dúvidas se espalharam a partir dos formadores de opinião para o público em geral e o tema ficou desgastado, sendo considerado mais um produto de fácil consumo.
    A obra do Dr. Lair Ribeiro está apoiada em estudos que remontam ao começo do século passado, que começou com a historia de um americano chamado Andrew Carnegie. Segundo consta, Andrew Carnegie foi um industrial do ramo aço e o homem mais rico de sua época. Era dotado de uma habilidade especial para negócios que lhe conferia o “toque de Midas”.
    Diz o mito que o Rei Midas transformava em ouro tudo que tocava, e Andrew Carnegie tinha esta “sorte”, tudo que ele fazia dava certo. Tanto que ele teve num momento de reflexão um “insight”, deixaria para o mundo não só uma imensa fortuna, como também a habilidade de conquistá-la.
    Pensou em criar “A ciência do Sucesso” e para isto contou com uma ajuda do destino. Conheceu em uma festa um jovem que o impressionou pela sua inteligência e propôs a ele o desafio.
    Este jovem chamado Napoleon Hill, aceitou o desafio e passou vinte  anos desenvolvendo uma pesquisa sobre pessoas bem sucedidas. Entrevistou 16.000 pessoas e destas selecionou 500 que além de ricas, eram felizes, gozavam de boa saúde, etc.
    Hill procurou  e encontrou entre aqueles 500  “sortudos” algumas características em comum e com estas características criou o que ele chamou de “A estrela do sucesso”. Todo o seu estudo foi sintetizado em sua grande obra: “A Lei do Triunfo”.
    O trabalho de Napoleon Hill constitui um mapa ou guia, cujo roteiro pode ser utilizado pôr quem se dispuser ou acreditar. As características comuns àquelas pessoas que serviram de base para pesquisa de Hill eram: Auto-estima, comunicação, metas, ambição, atitude e trabalho.
    As dúvidas que surgiram no trabalho do Dr. Lair Ribeiro endossadas pela comunidade médico/científica decorreram do fato que as propostas e soluções parecem simplistas e fáceis, muito boas para serem verdade. Talvez  um remédio mágico, uma panacéia universal que acabou sendo relegada a um produto de fácil consumo e venda massificada.
    Apesar de parecer simples, os treinamentos propostos nesta obra não são fáceis de se aplicar na pratica.
A começar a dúvida que é reforçada pôr profissionais tradicionais (primeiros interessados a que a coisa não funcione pôr questões óbvias), levam o leitor a se questionar se não estaria perdendo seu precioso tempo e se privando das delícias da vida em função de um esforço que não teria retorno garantido.
    Atuar sobre e mudar nossas características pessoais não se trata de algo fácil ou simples. Seria como se seguir um mapa do tesouro sem ter a certeza se é ou não verdadeiro.
    Só um estudo sério e determinado da “Lei do Triunfo” pode nos dar esta certeza que é  o pilar principal de qualquer revolução interna no âmbito da personalidade. A Ciência do Sucesso ainda não tem base experimental do ponto de vista de uma ciência tradicional. Futuramente deve ser cadeira obrigatória nas escolas.
    O caminho das pedras não é fácil, mas é possível e vai depender de conhecimento, esforço concentrado e tempo para se processar a alquimia mental necessária. Estaticamente só dois pôr cento da humanidade tem se mostrado disposta a pagar o preço necessário para fazer parte do clube dos  “bem sucedidos”.
Para quem crê que sucesso profissional tem haver só com quantidade de diplomas e cursos de especialização e se furta de investir em sua própria qualificação pessoal e em valores humanos pode se entalar neste gargalo cada vez mais estreito do mercado de trabalho.
Qualidade total antes de ser um conjunto de regras de comportamento dentro da Empresa  ou do Mercado, começa e termina numa revolução pessoal interna que altere nosso universo de valores e crenças e se estenda a todos os setores de nossas vidas.


João Drummond
Palestra Motivacional baseada na Lei do Triunfo de Napoleon Hill e Inteligência Emocional de Daniel Goleman
Telefones - 3773 3767  ou  87787456
João Drummond
Enviado por João Drummond em 01/10/2007
Código do texto: T675999
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
João Drummond
Sete Lagoas - Minas Gerais - Brasil, 64 anos
178 textos (34752 leituras)
3 áudios (333 audições)
3 e-livros (299 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 14/12/17 01:04)
João Drummond