OTIMISMO

 

No jornalismo, o pessimismo é considerado bom, pois notícias ruins vendem mais, e a maioria dos leitores compartilha pensamentos negativos e sombrios com os profissionais da mídia; mas enaltecê-los não o é. Uma coisa é ser realista, outra, pessimista. Devemos sempre contar com o imponderável nos projetos, algo não previsto, um evento fortuito. Desenhar tais posições não implica pessimismo. Um pessimista jamais realizará algo grande. É inimaginável uma força positiva num pensamento negativo como a indiferença, a falta de vontade e estímulos, o desalento por sucesso e realização. Estar preparado para o pior não implica pessimismo, senão inteligência, realismo, bom senso.

O otimismo piegas é tão prejudicial quanto o pessimismo, a subtrair energias, corroer esperanças e transformar a vida num mar de lamentações. Reclamar de tudo, imaginar um futuro sombrio, é alhear-se da possibilidade de conduzir a vida para algo melhorado.

A esperança é um sentimento superior, uma possibilidade desenhada na mente de poder transformar a vida, melhorá-la, uma ativa espera por um outro futuro, sinônima de paciência inteligente, não a passiva, como a de Jó.

A morte em vida tem a ver com a falta de estímulos, alegria e esperança. Abandonar a inércia, a passividade e a desesperança, significa ressurgir das cinzas como o pássaro imortal, uma verdadeira ressurreição, que a lenda de Lázaro não soube explicar.

O amor transmite aos corações a confiança e a esperança, pois como bem disse Platão no Banquete, quem ama possui em si uma divindade, é possuído por um deus. Pensamentos sombrios sufocam a sensibilidade e podem fazer fracassar sentimentos, como a amizade.

É inquestionável que o pessimismo ronde a mente de todos. Talvez por sermos inveterados colecionadores de fatos adversos, e nos esquecermos de tudo de bom que vai acontecendo no curso da vida. Temos uma tendência a ver as coisas negras. E esse esquecimento pode sufocar um outro sentimento: a gratidão, que nos faz experimentar a feliz sensação por um bem recebido, e se mantém viva em nossos corações.

Seria o caso de nos perguntar se nada de positivo aconteceu a alentar os dias vindouros, e estimular para enfrentar outras lutas. E se fixarmos nossos olhos sobre a vida, a trajetória percorrida como pais, filhos, irmãos, profissionais, veremos muita coisa boa acontecida. Por que, então, este quadro negro pintado pelo pessimismo? Ele destrói os melhores ideais, subtrai energias e estreita a vida. Ao reagir contra essa corrente negra, nos opomos à insensibilidade, à ignorância, e a tudo o que impeça a frutificação de ideias felizes.

O pessimismo é um pensamento a ser eliminado dentro das mentes, por encarcerar a inteligência, tornando-nos tristes e sem esperanças. Combatê-lo significa trabalhar por um futuro melhor, dias mais alegres e cheios de alento.

  Nagib Anderáos Neto

  www.nagibanderaos.com.br