MENTALIDADES PIRRALHAS

Demétrio Sena, Magé - RJ.

Em menos de quatro meses completarei 59 anos de idade. Já quase velho, ainda não me flagrei um senhor frustrado e rançoso contra jovens pensantes; pirralhos engajados em boas causas como a defesa do meio ambiente; os direitos humanos; o amor ao semelhante. A estas alturas, acho que não vou retroceder.

Isso tem uma explicação: Fui jovem no tempo certo. De alma jovem, coração jovem, mas a mente adulta o bastante para perceber as prioridades da vida: natureza sã; igualdade social; respeito às diferenças humanas; liberdade de culto e não culto; pensamento crítico; saúde física e psíquica; educação; cultura sem fronteiras e direito a voz.

Desrespeitado e oprimido na juventude, por senhores e senhoras prepotentes e jovens rendidos a essa prepotência ora por medo, ora por promessas de vantagens, hoje me ponho no lugar de jovens como eu era. E aquela pirralha sueca dos mais recentes noticiários internacionais me representa. Ela é rica, eu era pobre. Muito pobre. Mas, não acabei de falar do respeito às diferenças? Pois bem; ela me representa porque, rica ou pobre; loura ou negra, está empenhando seus esforços em prol de um mundo com o qual também sonho.

Admiro a pirralha de alma jovem, coração jovem, mas a mente madura que avança os séculos vindouros e consegue prever o mundo extinto. O não mundo. O lugar nenhum para se viver. Nem rico nem pobre. Nem branco nem negro... nem índio... ninguém.

Apoiar e repetir os discursos de comando e cultuar os atos de um governo que desrespeita gêneros não convencionais, etnias, regionalidades, mulheres, crianças, trabalhadores... e promove a devastação da natureza, o extermínio dos povos indígenas, o armamento, a escravidão, o consumo de bebidas alcoólicas por caminhoneiros "devidamente" armados... acesso e participação infantis nos clubes de tiros; ditadura; perseguição religiosa; tortura; reticências infinitas, é crime popular. Ainda que esse governo faça duas ou seis coisinhas razoáveis, o que até os piores carniceiros da história universal fizeram.

Somos mais do que sempre, um país de senhores e senhoras frustrados e rançosos contra jovens pensantes e ativistas ou formidáveis pirralhos preocupados com país e o planeta e de jovens rendidos a tais conceitos retrógrados. Por isso elegemos políticos, especialmente governantes, com almas, corações e mentes perniciosamente pirralhos.

Demétrio Sena
Enviado por Demétrio Sena em 11/12/2019
Reeditado em 12/12/2019
Código do texto: T6816813
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2019. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.