Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Ser e Estar: sobre a reformulação dos conceitos.


   Coisa complexa é essa história de ser humano. Mais complicado ainda é o lance da linguagem que o homem usa para se comunicar... No Inglês, ser e estar são representados pelo mesmo verbo, mas no fundo, o significado de ambos são bastante diferentes.

   Ser é ser, é algo perene, contínuo, substancial. Estar, é bem diferente. Estar é estar, é não ser, mas estar. Aponta o momento presente, mas não se compromete com o contínuo e nem faz conta do passado. É muito sutil a confusão de tais termos. Na verdade, toda confusão é perigosa. Implica conflito, violência. Mas outorgar ao ser o estar... Sei não, mas não acho uma boa idéia.

   Não vale a pena rotular as pessoas com expressões do tipo "você é assim" ou "você é assado". Ninguém é e, se somos, não há linguagem que possa expressar a nossa verdadeira essência. É algo espiritual, profundo demais para ser expressado. Não somos círculo fechado e todos nos encontramos num ciclo evolutivo,de aprendizagem. Na verdade, o correto seria dizer "você, no agora, se mostra assim" ou "você está assim".

   Não somos camaleões, mas permitimo-nos a todo instante a reformulação de conceitos e posturas. Só isto já nos faz mudados, novos e aperfeiçoados. Que ninguém ouse nos prever. Será extrema falta de inteligência. Façamos a nossa parte. Abramos a janela da nossa alma, tiremos o mofo de nossa situação existencial e alcemos vôos longínquos, acreditando que fomos criados para viver da melhor forma a proposta de realização humana.

   Chega de medo! O momento é agora! Sejamos nós mesmos, façamos o novo, tracemos novos caminhos, falemos novas línguas, dancemos novas músicas. Iremos nos auto-surpreender, afinal de contas, isto sempre esteve ao nosso alcance. Se ainda não o fizemos, o problema é todo nosso.
Gilton Júnior
Enviado por Gilton Júnior em 14/10/2007
Código do texto: T693798

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Gilton Júnior
Osasco - São Paulo - Brasil
6 textos (174 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 17/12/17 08:30)