Sobre ter uma opinião

Para formulação de uma opinião, conceito ou chegar a uma conclusão satisfatória, é necessário a tríade tese, antítese e síntese.

Por exemplo você tem uma tese, um pensamento, uma informação, porém é necessário que haja uma contraprova, algo que seja contrário ao primeiro objeto, e com diálogo, observação, estudo, análise, experimentação, argumentação, dentre outros métodos, você com a sua tese primeira mais a antítese, que é o que põe a primeira em xeque, chegará a uma síntese, ou seja, a uma conclusão final.

A ciência faz isso, a filosofia faz isso, até a igreja para tornar alguém santo faz isso, onde quem tem a causa do santo precisa demonstrar as virtudes da pessoa candidata a santidade e sofre a oposição do chamado “advogado do diabo” que contrapõe e questiona essa santidade.

Não acredite em tudo sem antes conhecer o lado contrário, não queira só ouvir o que lhe interessa, o que vai de encontro ao que você quer acreditar, para se ter uma opinião formada e sua, é necessário a tríade mencionada aqui, do contrário você pode virar um papagaio que repete o que lhe disseram sem ao menos checar todas as evidências e argumentos.

Por isso as pessoas não gostam de opiniões contrárias sobre aquilo que elas acham de algo, mesmo que o algo não esteja tão correto assim e às vezes não tem nada de correto.

Veja, analise e formule sua opinião, tese, antítese e síntese.