De acordo com a linha cronológica do coronavírus,vemos que quando foi reportado em 31/12/2019 para às autoridades da WHO, ou como chamamos Organização Mundial da Saúde, sobre uma forte pneumonia na província de Wuhan, China, onde os casos ocorreram entre 12 a 29/12/2019, e viram no decorrer do tempo,  que a doença foi crescendo e matando as pessoas de uma forma dolorida, e lembrando doenças pandêmicas do passado, as SARS e MERS, síndromes respiratórias ocasionada pelo vírus da família Coronaviridae; hoje o vírus que ataca o mundo, evoluiu de tal forma que consegue atacar uma célula pulmonar, trava a respiração, nos leva a ser entubados de forma dolorida, algo que respira por nós, muitos são conduzidos ao coma - uma espécie de sono "mortal", sim, estamos num período único da humanidade, e onde as pessoas começam a tirar daqueles que nada tem, ou os poucos humanos, se transformam em doares implacáveis. 
Mas,vamos relatar aqui coisas que estão ocorrendo, algumas empresas que cobram o que nem foi visto, tiram por média, uma verificação nos relógios de luz e de água, a caristia das coisas, a forma como somos manipulados por autoridades, por mesquinharias,ou até mesmo manipulados pelas pessoas.
Outra coisa, que fico a pensar é sobre a saúde, não consigo entender, sobre a questão dos desmarques de consultas do SUS, do IAMSPE, dos planos de saúde, que estão atendendo apenas pessoas com covid-19, mas e os casos de hipertensão, diabetes, câncer, pessoas que fazem hemodiálises, abusos infantis,tiros, e outras doenças, como a fibromialgia, as ites, estagnaram??? 
Pararam de ocorrer? Hoje não temos mais outras doenças, apenas uma que se tornou fatal.
Mas, que dependendendo das comorbidades pré existentes, essa tal de covid-19,nos infecta,nos mata, e ainda leva muitas outras pessoas a qual amamos.
Bem, queria entender do ministério da Saúde, e dos secretários da saúde, qual a razão lógica de desmarcar as consultas que levam tempos para serem marcadas, exames que poderiam diagnosticar uma doença cardíaca, um ultrassom, de tornozelo, tudo desmarcado, aliás,sejamos francos, das pessoas mais humildes,  pois muitos ricos, ainda conseguem consultas em um HIAE, num Sírio Libanês, e nós a maioria da população, morando há 20 metros de um Posto de Saúde, temos as mesmas desmarcadas. Parece Piada,mas é veridico o fato.
Relato ainda, que questiono argumentos legais para serem desmarcadas as nossas consultas, que demoram tanto nesse sistema, de saúde, que já estava falido há anos, em especial no Brasil.
E,o coronavírus só veio tirar o pano branco que encobria a todos os corruptos do mundo, mostrando a cara real dos mesmos para a humanidade.
E ,peço as agências de que não deixem diminuir o salário dos profissionais da educação, como: GOEs,AOEs,Cozinha, Faxina, Professores, pois não temos culpa do que aconteceu; bem como não baixar os salários das pessoas da enfermagem,auxiliares e outros, e que os policiais, possam ter um soldo maior do que recebem, assim,como garis, e outros tantos profissionais.
Sejamos sensatos,  agora não há necessidade de auxílio gravata ou paletó, não há necessidade de auxílio moradia para a maioria dos políticos que têm salários exubirtantes e que tiram do povo.
Também,não me conformo dos donos da Sabesp, Enel e outras extrapolarem na questão de cobranças, agora o momento é renegociar, baixar preços, e todos nós sermos humanos e dignos de sermos Filhos de um mesmo Deus.
"Amai-vos uns aos outros, como Cristo nos amou.."
Para saber mais sobre o coronavírus: 
Coronavirus
Por: Ana Palma
Coronavírus são grandes vírus de RNA que causam infecções respiratórias, geralmente leves a moderadas, em seres humanos e animais. Os sintomas mais comuns são os de um resfriado: febre, coriza, tosse e dor de garganta. Eventualmente podem causar pneumonia em idosos e pessoas com problemas cardiovasculares ou com o sistema imunológico comprometido.
Os coronavírus humanos foram identificados pela primeira vez em meados da década de 1960. Há seis tipos de coronavírus que infectam o homem: alfacoronavírus 229E e NL63 e betacoronavírus OC43, HKU1, SARS-COV e MERS-COV, os dois últimos responsáveis por infecções respiratórias graves. A transmissão do coronavírus geralmente se dá por contato próximo de pessoa a pessoa.
Há vários coronavírus que causam infecção animal. Na maioria, infectam apenas uma espécie ou algumas espécies intimamente relacionadas, como morcegos, alpacas, aves, belugas, porcos, entre outros. Contudo, o SARS-COV infecta seres humanos e vários animais, como macacos, civetas mascaradas, cães-guaxinins, gatos, cachorros e roedores. Já o MERS-COV foi encontrado em homens, dromedários e morcegos.
SARS
A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS – Severe Acute Respiratory Syndrome) foi detectada pela primeira vez na China em novembro de 2002. Disseminou-se rapidamente, causando uma epidemia que atingiu vários países, infectando cerca de 8 mil pessoas e provocando em torno de 800 mortes. A epidemia foi controlada no ano seguinte e, desde 2004, não houve registrado de nenhum caso de SARS.
Os vírus
Os coronavírus pertencem à subfamília Coronavirinae, família Coronaviridae. São grandes vírus com uma única fita de RNA e um nucleocapsídeo (estrutura composta pelo ácido nucleico do vírus (neste caso RNA) e seu invólucro proteico, o capsídeo) helicoidal. Seu nome se deve a espículas (estruturas proeminentes) presentes na superfície do vírus, o que lhe dá a aparência de uma coroa solar (corona em latim).
O nome coronavírus também é dado a outros vírus da família Coronaviridae, implicados geralmente em infecções gastrointestinais em seres humanos e animais.
Veja também:
Síndrome Respiratória do Oriente Médio
Extraído pesquisa internet  em 30/05/2020. Site:
http://www.invivo.fiocruz.br/cgi/cgilua.exe/sys/start.htm?infoid=1438&sid=8
 
Coronavírus: características, fisiopatogenia, mapa mental e mais | Ligas
Índice


LAI - Liga Acadêmica de Infectologia - FMUMC
 
10 min• Há 56 dias
Ver Referências

Histórico
Por conta da pandemia que estamos vivendo, um dos grandes assuntos discutidos e abordados em todos os lugares é o SARS-CoV-2, conhecido popularmente também como o novo coronavírus.
Este vírus emergente iniciou sua onda de infecção em uma província chinesa, Wuhan, especificamente em um mercado de vendas de animais silvestres, no final do ano de 2019.
E desde então, ele tem se espalhado para o mundo todo, e no mês de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde decretou o estado de pandemia, ou seja, teve-se a ocorrência de diversos surtos em várias regiões do planeta.
A doença provocada por esse vírus ficou conhecida como COVID-19, do inglês, coronavírus disease 2019.
Entretanto, os coronavírus são antigos conhecidos da humanidade. Uma característica em comum de todos eles é que causam doenças respiratória, desde casos brandos e leves até complicações mais severas.
Muitas pessoas já se infectaram por um ou outro coronavírus ao longo de sua vida, há vários que causam apenas uma gripe, como é o caso do coronavírus LM63.
Por outro lado, alguns primos destes causaram, no passado, sérios danos para a saúde pública.
 Em 2002, um coronavírus saltou do morcego e infectou pangolim, que por sua vez, infectaram nós humanos, provocando uma Síndrome Respiratória Aguda Grave, e foi daí que recebeu o seu nome: o famigerado SARS-CoV.
Os primeiros relatos deste vírus foram na China, por conta da cultura do consumo de animais silvestres. Se disseminou rapidamente para doze países na América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia.
Tivemos até alguns casos de SARS aqui em território brasileiro. Infectou mais de oito mil pessoas e causou cerca de oitocentas mortes, até ser controlada no ano de 2003. Desde então, não tivemos relato de nenhum caso de SARS mundialmente.
Após um tempo, em 2012, foi-se isolado um outro novo coronavírus. Só que dessa vez, surgiu na Arábia Saudita, e posteriormente transmitiu-se para outros países do Oriente Médio, Europa e África.
Foi então nomeada como a Síndrome Respiratória do Oriente Médio, a MERS. E o seu coronavírus: MERS-CoV. A sua via de transmissão foi definida desta maneira: morcegos-camelos-humanos.
Todos os casos fora da Península Arábica tinham histórico de viagem ou contato recente com algum viajante procedente de países do Oriente Médio.
Não teve um impacto tão grande quanto o SARS-CoV, mas ainda assim, se disseminou para vários países.
Características dos coronavírus
Estes vírus possuem um material genômica de RNA fita simples sentido positivo, ou seja, serve diretamente para síntese proteica, assim ocorre uma maior velocidade na geração de novas cópias de vírus na célula infectada.
São envolvidos por uma capa de gordura e proteína, e seu tamanho é de aproximadamente cem nanômetros. Além também da presença de várias proteínas em sua superfície, dentre elas está a Proteína Spike, ou Proteína S, que é uma espícula glicoproteica que se liga fortemente à enzima ECA2, presente em nossas células, o que torna sua infecção mais fácil.
E é essa proteína característica que faz com que os coronavírus sejam nomeados assim: sua conformação ao redor dos vírus lembra ligeiramente uma coroa.
Fisiopatogenia do coronavírus
Ao penetrar na célula humana, os ribossomos da célula hospedeira traduzem as informações contidas neste material genético, produzindo proteínas como a RNA polimerase do vírus.
Essa enzima replica o material genético do vírus dentro da célula hospedeira, produzindo primeiro uma fita intermediária de RNA sentido negativo (subgenômica) e, depois, novas fitas sentido positivo.
Essas últimas vão compor novas partículas virais, após serem associadas a proteínas virais, como receptores de superfície. A montagem final dos novos vírus ocorre no retículo endoplasmático e no complexo de Golgi da célula hospedeira.
Após a montagem, as partículas saem da célula e estão prontas para infectar outras novas células.
A origem do SARS-CoV-2
Ainda pouco se sabe a origem de onde se iniciou toda essa história. O virologista Paulo Eduardo Brandão, expert em coronavírus e professor da Universidade de São Paulo (USP), diz que há duas hipóteses mais documentadas: a primeira, o vírus foi entrando em contato aos poucos conosco e desenvolveu-se para que pudesse realizar o salto, já a segunda, teria nos infectado já “pronto” de um morcego e feito a transmissão de forma mais acelerada.
Manifestações clínicas do coronavírus
O espectro clínico da infecção por coronavírus é muito amplo, se assemelha a um simples resfriado. Entretanto pode variar até uma pneumonia.
Segundo os dados mais atuais, os sinais e sintomas clínicos referidos são principalmente respiratórios, ou seja, o paciente pode apresentar febre, tosse, coriza e dificuldade para respirar.
Além disso, as infecções respiratórias podem ser de três tipos, brandas, moderadas de curta duração e infecções graves (esse quadro é mais comum em pessoas que estão presentes no grupo de alto risco)
Sintomas da Covid-19:
A doença apresenta sintomas semelhantes à gripe, podem envolver sinais clínicos como febre alta, calafrios, dor de cabeça, mal-estar, coriza, tosse, dor de garganta, falta de ar e dificuldade para respirar.
Alguns pacientes apresentam diarreia e em alguns casos podem apresentar infecções das vias respiratórias inferiores como a pneumonia, que ocorre na maioria dos casos de síndrome respiratória aguda grave.
Além disso, os sintomas podem evoluir para tosse seca não produtiva como hipóxia, onde cerca de 10 a 20% dos pacientes necessitam de ventilação mecânica para manter os níveis normais de oxigênio.
Período de incubação do coronavírus
 O período médio de incubação do coronavírus é de dois a sete dias, podendo chegar a catorze dias.
Período de transmissibilidade
A transmissão viral ocorre enquanto persistirem os sintomas. Apesar da transmissibilidade dos pacientes infectados por SARS-CoV ser em média de 7 dias após o início dos sintomas.
Dados preliminares do Novo Coronavírus (COVID-19) sugerem que a transmissão possa ocorrer, mesmo sem o aparecimento de sinais e sintomas.
Ou seja, em pacientes assintomáticos ocorre a transmissibilidade da mesma forma. Entretanto, não há nenhuma informação sobre quantos dias antes do inicio dos sintomas uma pessoa possa transmitir o vírus.
Diagnóstico
O diagnóstico é obtido com a coleta de materiais respiratórios, ou seja, com a aspiração de vias aéreas ou coleta de secreções da boca e nariz.
A partir daí, a amostra será levada para laboratório de biologia molecular, onde se realizarão processos para tentar rastrear a presença do vírus em nosso corpo.
O procedimento deve ser realizado para todos os casos suspeitos. Entretanto atualmente o local mais propicio a qualquer pessoa se infectar é o pronto socorro, só compareça em caso de real necessidade. Problemas leves devem ser medicados em casa, ou em unidades básicas de saúde.
Fatores de risco
Apesar de determinadas pessoas serem mais propensas a se infectarem pelo novo coronavírus, toda a população é vulnerável, todos podem contrair a infecção promovida pelo novo coronavírus.
Entretanto, estas pessoas estão dentro do fator de risco, pois podem desenvolver mais facilmente os quadros mais graves da doença: idosos, pessoas com doenças respiratórias, hipertensos, diabéticos, fumantes, pessoas com problemas cardiovasculares e com o sistema imunológico comprometido.
Tratamento do coronavírus
Não existe tratamento especifico, nem vacinas até o momento. Desse modo, caso o diagnostico aponte resultados positivos, as seguintes orientações são dadas aos pacientes como: repouso, hidratação, medidas adotadas para aliviar os sintomas (uso de medicamentos), e os pacientes com sintomas mais intensos e quadros mais severos podem ser hospitalizados.
Mas até o momento, não existe nenhum medicamento específico que trate diretamente a infecção do novo coronavírus no nosso corpo.
Medidas preventivas para diminuir o contágio
A principal forma de contagio do  vírus respiratórios é pelo contato com uma pessoa infectada que transmite o vírus por meio de tosse, espirros e gotículas de saliva ou coriza, por isso a uma grande importância da prática da higiene frequente, como realizar lavagem das mão com sabonete e álcool em gel, cobrir a boca e o nariz quando tossir ou espirrar, utilizar lenço descartável para higiene nasal, além de desinfectar objetos e superfícies tocados diariamente.
Além disso, evitar o contato próximo com pessoas, não compartilhar objetos pessoais e ficar em casa como forma de isolamento social são as maneira mais adaptadas para se proteger do contagio com o novo vírus.
Contágio
A principal forma de disseminação do coronavírus é de pessoa para pessoa, o indivíduo pode ser contaminado através do ar ou pelo contato pessoal com gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro ou até mesmo com o toque.
Além disso, é importante se atentar ao contato com objetos ou superfícies contaminadas seguido do contato com a boca, nariz ou olhos.
Principais pontos interrogados
Há uma ampla esfera de desconhecimento e dúvida ao redor do novo coronavírus, devido ao seu recente aparecimento.
Não temos estudos suficientes para que saibamos tudo sobre ele. Pontos como a mortalidade, letalidade (que pode estar vinculada com os grupos de risco), a infectividade (será que é tanto quanto o vírus do sarampo, que pode chegar a 12 pessoas?), a transmissibilidade (que pode variar de acordo com o cenário climático do país).

A suscetibilidade é geral, ninguém tem imunidade ainda a este vírus, e por conta disso, passos relacionados ao tratamento se tornam mais demorados.
O seu quadro clínico é espectral, pode ir de leves gripes até pneumonias graves, dificulta muito o diferenciamento com as influenzas.
As alterações radiológicas são bastante variadas: podem ser bilaterais, variados, condensações, infiltrados, vidro fosco e até mesmo árvore em brotamento é percebido.
Confira também esses temas relacionados: Referências Pesquisa internet  30/05/2020  - Professora e Escritora Tereza Cristina Gonçalves  Mendes  Castro.
Site: https://www.sanarmed.com/resumos-a-familia-dos-coronavirus-e-o-novo-representante-abordagem-sobre-o-sars-cov-2-ligas
 


Autora da pesquisa e a escrita do texto:
Tereza Cristina Gonçalves Mendes Castro
Professora da disciplina de Química e escritora.
Texto elaborado entre 30 e 31 de Maio de 2020.
Ofereço a todos os leitores, que leem e deixarem seus comentários.
Bem como aos meus familiares, amigos, e in memoriam a todos que foram pela covid-19. 
Paz, bem, e muita saúde a todos.
 
Teka Castro
Enviado por Teka Castro em 31/05/2020
Código do texto: T6963806
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2020. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.