Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Vivendo os 5 S

Vivendo os 5 S
Por Andréa Lúcia da Silva

Os 5S constituem-se em uma ferramenta administrativa usada para a organização e otimização do ambiente de trabalho, com a função de agilizar os processos de ordem mais simples e aumentar o bem estar do trabalhador. Foi desenvolvido por Kaoru Ishikawa, no Japão após a Segunda Guerra Mundial, com o propósito de organizar o espaço, dada a grande população e o grande desenvolvimento econômico que obrigou a adoção dessas normas.

O nome provém de cinco palavras do japonês, que designam cada um dos procedimentos a serem adotados.

Neste artigo o objetivo é fazer uma adapatação dos 5S que conhecemos como ferramenta administrativa aos 5S conscienciais que elaborei. Primeiro vem a descrição do senso ferramenta e depois a descrição senso consciencial.

Senso de utilização (Seiri) - Consiste no descarte dos materiais inutilizados, bem como o tratamento dado a cada um deles.
Senso de utilização consciencial – se descartamos materiais que não utilizamos mais, que tal descartarmos também emoções densas? É, essas emoções que não deixam você amadurecer. Sabe, o coração de muitas parece pedra pois está inutilizado. Jogue as mágoas, o ódio, a inveja, o cíume fora. Utilize sim o brilho que há em você para viver e expressar as coisas boas que tem dentro de você.
Senso de ordenação (Seiton) - Consiste na padronização dos objetos, separando-os por natureza comum e etiquetando cada um deles. Colocar as coisas no lugar certo.
Senso de ordenação consciencial – a primeira providência é colocar o pensamento no lugar. Saber o que quer da vida é fundamental para felicidade. Ordene seus objetivos. Onde quer estar daqui há 3, 5, 10 anos. Como está sua missão, visão e valores de vida? Não são somente as empresas que devem se preocupar em elaborar isso. Para ser feliz, comece ordenando seus sentimentos.
Senso de limpeza (Seisou) - Consiste em manter disponível no ambiente de trabalho apenas o essencial para a execução, mantendo-se guardados todos os demais objetos desnecessários naquele momento. É tirar o lixo, a poluição; evitar sujar, evitar poluir.
Senso de limpeza consciencial – tudo o que pensamos cria uma forma-pensamento. Se você é uma pessoa triste, amargurada, mal-humorada, você está sujando suas próprias energias. Tudo começa no pensamento. Essa limpeza pode começar com a ajuda do senso de utilização consciencial, juntamente com sorriso. Acabe com a seca do seu coração dando um banho de alegria nele.
Senso de saúde (Seiketsu) - Consiste em manter as boas condições sanitárias do ambiente de trabalho, o que inclui a limpeza geral e o controle de poluição de qualquer natureza: atmosférica, sonora, visual, etc. Padronizar comportamento, valores e práticas favoráveis à saúde física, mental e ambiental.
Senso de saúde consciencial – para ter uma saúde física, comece pela saúde mental. Leia bons livros, tenha conversas e amizades sadias, brinque, sorria. Muitas pessoas adoecem por fazer do coração um “vaso sanitário emocional”.
Senso de autodisciplina (Shitsuke) - Consiste na manutenção da ordem geral e das demais condições adquiridas pelos demais procedimentos. Autogestão, cada um se cuidando, adaptando-se às novas realidades de modo que as relações com o ambiente e pessoais sejam recicláveis e sustentáveis de forma saudável.
Senso de autodisciplina consciencial – para trabalhar os outros sensos é fundamental a disciplina. Discipline seus pensamentos. Chega de mazelas, não se torture com melecas emocionais.
Você é o mestre de sua vida. Que tal romper as amarras do ego e vencer a si mesmo? Levante sua consciência acima do seu intelecto!



Seja feliz!


Dalton e Andréa http://www.consciencial.org


Conheça o livro O KARMA E SUAS LEIS; Conheça o CD Práticas Bioenergéticas Volume I; Conheça o CD Práticas Bioenergéticas Volume II; Conheça o CD Práticas Bioenergéticas Sete Chacras; Conheça nossos cursos Espiritualistas à distância - Visite Site Consciencial para conhecer tudo

OBS.: todo nosso material é registrado, com direitos autorais reservados e está protegido por leis de copyright nacionais e internacionais. É permitida a cópia, o envio e a distribuição dos mesmos, de forma gratuita, desde que mantido os nomes dos autores – Dalton e Andréa - e do site http://www.consciencial.org
Daltonroque
Enviado por Daltonroque em 26/10/2007
Código do texto: T710241

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome dos autores e do site http://www.consciencial.org). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Daltonroque
Curitiba - Paraná - Brasil, 56 anos
16 textos (6965 leituras)
2 áudios (623 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/12/17 19:28)
Daltonroque