O CAPITÃO DO QUARTEL DE ABRANTES

Jornal O Pergaminho Formiga MG 23 12 2020

FELIZ ANO NOVO! AC de Paula SP

No finalzinho do verão passado eu era quase normal considerando-se a já conhecida normalidade das estatísticas, ainda que sob os efeitos dos muitos desatinos palacianos do Capitão do Quartel de Abrantes, pai dos três mosqueteiros, que como todos sabem na verdade são quatro, que declarou de forma misógina que a filha foi uma “fraquejada” (o que será que ela vai pensar desta declaração daqui há uns dez anos?), provando que quando se trata de falar barbaridades ele confunde democracia com liberdade para fazer e dizer o que bem entende, e assim como o Papa é Pop, ele, o Capitão do Quartel de Abrantes, não poupa ninguém.

Antes mesmo de ser eleito ele e seu rebanho já se utilizavam de meios não recomendados ética e moralmente em pleitos eleitorais como ataques cibernéticos e criação e utilização de perfis falsos em redes sociais com objetivo de influenciar as eleições. O crime tem um grande reflexo em uma população onde mais de 50% admitiram em uma entrevista já ter dado crédito a uma notícia falsa. Adriano de Nóbrega ex- policial do BOPE foragido há mais de um ano foi morto pela policia baiana e foi levantada a hipótese de queima de arquivo pois o mesmo era acusado de manter ligações com as milícias do Rio de Janeiro e de ser integrante de organização criminosa que atuava no gabinete do filho Zero Um do Capitão.

A música diz que “No Ceará não tem disso não!”, mas Cid Gomes cearense de Sobral, conterrâneo de Belchior, foi baleado quando pilotando uma retroescavadeira avançou contra as grades que protegiam policiais militares amotinados em um quartel. Ainda neste mesmo mês de Fevereiro em Rondônia a Secretaria de Educação determinava que clássicos da literatura brasileira como Macunaíma, de Mario de Andrade, e Memórias Póstumas de Brás Cubas, do embranquecido mestre Machado de Assis, constavam na lista de 43 títulos que deveriam ser recolhidos por conterem “conteúdos inadequados” à crianças e adolescentes.

As declarações homofóbicas, misóginas, e a postura e comportamento do aloprado do planalto em tempos de pandemia, estas sim, representam um conteúdo inadequado que deveria ser objeto de proibição. Um morador da cidade de São Paulo que voltou de viagem à Itália foi o primeiro brasileiro contaminado com o Covid 19, enquanto isso o aloprado mór afirmava que o governo não resgataria os brasileiros que estavam na China porque custava caro e não havia lei de quarentena. A Unidos do Viradouro levou para a avenida uma exaltação à bravura e valentia de mulheres que se destacaram na história de liberdade no Brasil, lavou a alma e levantou o caneco no desfile da Sapucaí, no Anhembi em São Paulo a Águia de Ouro voou alto e sagrou-se campeã pela primeira vez em mais de quarenta anos de desfiles.

Em Março destacaram-se as manifestações de apoio ao presidente onde seus correligionários literalmente transformaram o verde amarelo em uniforme, e onde em meio a uma pandemia ignorando recomendações da Organização Mundial da Saúde para que a população mantivesse distanciamento social e evitasse aglomerações para desacelerar a propagação do Corona Vírus, o próprio presidente rompeu seu isolamento e foi para a multidão cumprimentar manifestantes. No dia 20 do mesmo mês entrava em vigor o decreto de Estado de Calamidade Pública. O corona vírus mostrava ao que veio e o Brasil fechou as fronteiras terrestres com os países vizinhos e posteriormente fechou as fronteiras aéreas para todos os estrangeiros.

Internamente no Brasil foram adotadas medidas para incentivar o isolamento como interrupção de comércio e transportes públicos, que foram o estopim do conflito entre o Capitão do Quartel de Abrantes e os governadores, notadamente o governador paulista. Alicerçado em suas próprias convicções e extremo conhecimento de coisa nenhuma em matéria de saúde o desatinado capitão, réu confesso de prática de atos de indisciplina e deslealdade no Exército, acredita que o isolamento vertical é a medida ideal para combater a pandemia diminuindo prejuízos econômicos, enquanto diversos estudos, os governadores e o Ministro da Saúde, assim como a OMS, asseguram que o isolamento total é a melhor solução para deter o contágio e minimizar as vitimas fatais do vírus mortal.

E assim chegamos a Dezembro sem saber quem mandou matar Marielle e seu motorista Anderson, com demissão de ministros, e o aloprado com seus arroubos de imprudência e enorme desprezo pelo povo, sem saber o real motivo dos depósitos do Queiroz nas contas de dona Micheque, como mais um filho de presidente faz milagres financeiros para compra de imóveis com dinheiro vivo sem procedência confirmada, como vai ficar a politização da ANVISA na liberação da vacina.

Mas sabemos com certeza que até 19/12/20, a “gripezinha do capitão atleta” contabilizou 7.212.670 casos de Covid 19 e 186.365 mortes, a pandemia fechou escolas, comércios, restringiu o ir e vir do cidadão visando a preservação de sua vida, nos fez pensar e rever nossos conceitos, nos fez encarar a tecnologia das redes sociais onde tivemos o alento de ver, ouvir e falar com pessoas queridas sem o risco de contaminação, e como sempre um novo ano se aproxima, mas a história sempre se repete e na política tudo continua como antes. E de olho em 2022 quebrando a dentadura sem largar a rapadura, segue o Capitão do Quartel de Abrantes seu rebanho e seus desatinos. Mas dizem que miséria pouca é bobagem! Só pra não perder o costume, Feliz Ano Novo! (autor é poeta, compositor)

#poetaacdepaula

#acdepaulapoeta