O jogo -por  Rui Barbosa-Ed.Nacional- 1928 pp.135-139


De todas as desgraças que penetram no homem pela algibeira, e arruínam o caráter pela fortuna, a mais grave é, sem dúvida nenhuma, essa:
 
O jogo, o jogo na sua expressão mãe, o jogo na sua acepção usual, o jogo propriamente dito; em uma palavra, o jogo: os naipes, os dados, a mesa verde.

Permanente como as grandes endemias que devastam a humanidade, universal como o vício, furtivo como o crime, solapado no seu contágio como as invasões purulentas, corruptor de todos os estímulos morais como o álcool, ele zomba da decência, das leis e da polícia, abarca no domínio das suas emanações a sociedade inteira, nivela sob a sua deprimente igualdade todas as classes, mergulha na sua promiscuidade, indiferente até os mais baixos volutabros do lixo social, alcança no requinte das suas seduções as alturas mais aristocráticas da inteligência, da riqueza, da autoridade; inutiliza gênios; degrada príncipes; emudece oradores; atira à luta política almas azedadas pelo calistismo habitual das paradas infelizes, à família corações degenerados pelo contato quotidiano de todas as impurezas, à concorrência do trabalho diurno os náufragos das noites tempestuosas do azar; e não raro a violência das indignações furiosas, que vêem estuar no recinto dos parlamentos, é apenas a ressaca das agitações e dos destroços das longas madrugadas do cassino. 

Quantos destinos não se contam por ali dominados exclusivamente na sua irremediável esterilidade pela ação desse fadário maligno!

Quantas vidas, que a natureza dotara de prendas excelentes para a felicidade própria e o bem dos seus semelhantes, não se consomem, graças à tirania dessa paixão absorvente, no descontentamento, na revolta, na inveja, na malevolência habitual! 

Quantos fenômenos inexplicáveis de reação, de cólera, de ódio ao que existe, de despeito contra o que dura, de guerra ao que se eleva, de irreconciliabilidade com o que não se abaixa, não têm a sua origem nos contratempos e amarguras dessas existências aberradas, que, sacudidas continuamente pelas emoções do inesperado, se alimentam das suas surpresas, se estiolam com as suas decepções, e, vendo a felicidade repartir-se às cegas pela superfície do tabuleiro verde, acabam por supor que a sorte de todos, neste mundo, se distribui com a mesma causalidade, com a mesma desproporção, com a mesma injustiça, acabam por ver no merecimento, no esforço na economia, na perseverança, coisas fictícias, estranhas, ou hostis, acabam por confundir o sudário divino dos mártires do trabalho, com a pobreza exprobatória em que a ociosidade amortalha os desclassificados de todas as profissões! 

Esse mal, que muitas vezes não se separa do lupanar senão pelo tabique divisório entre a sala e a alcova; essa fatalidade, que rouba ao estudo tantos talentos, à industria tantas forças, à probidade tantos caracteres, ao dever doméstico tantas virtudes, à pátria tantos heroísmos, reina sob a sua manifestação completa em esconderijos, onde a palavra se abastarda no calão, onde a personalidade humana se despe do seu pudor, onde a embriaguez da cobiça delira cínica e obscena, onde os maridos blasfemam pragas improferíveis contra a sua honra conjugal, onde, em uma comunhão odiosa, se contraem amizades inverossímeis, onde o menos que se gasta é o equilíbrio da alma, o menos que se arruína é o ideal, o menos que se dissipa é o tempo, estofo precioso de todas as obras primas, de todas as utilidades sólidas, de todas as ações grandes. 

lnumerável é o numero de criaturas que a tentação, o exemplo, o instinto, o hábito, o acaso, a miséria, levam a passar por esses latíbulos, cuja clientela vai periodicamente fazer-se apodrecer ali por gozo, por necessidade, por avidez, e na corrupção de cujos mistérios cada iniciado se afaz a ir deixando ficar aos poucos a energia, a fé, o juízo, a nobreza, a honra, a temperança, a caridade, a flor de todos os afetos, cujo perfume emblasma e preserva o caráter. 

Aqueles que, por uma reação do horror no fundo da consciência, logram salvar-se em tempo desses tremedais, poderiam escrever a história da natureza humana vista sob aspectos inomináveis.
 
Outros, porém, presas da vasa, que nunca mais os larga, rolam, e emergem nela de decadência em decadência, cada vez mais saturados, cada vez mais infelizes, cada vez mais afundados no infortúnio até que a piedade infinita do termo de todas as coisas lhes recolha ao seio do eterno esquecimento os restos inúteis de um destino sem epitáfio. 

Eis o jogo, o grande putrefator. Diátese cancerosa das raças amenizadas pela sensualidade e pela preguiça, ele entorpece, caleja e desviriliza os povos, nas fibras de cujo organismo insinuou o seu gérmen proliferante e inextirpável. 

Os desvarios do encilhamento dão e passam como rápidos temporais. São irregularidades violentas das épocas de prosperidade e esperança.
 
Só o jogo não conhece remitências: com a mesma continuidade com que devora as noites do homem ocupado e os dias do ocioso, os milhões do opulento e as migalhas do operário, tripudia uniformemente sobre as sociedades nas quadras de fecundidade e de penúria, de abastança e de fome, de alegria e de luto. 

É a lepra do vivo e o verme do cadáver. 

Se o Tácito do encilhamento, o historiador implacável, o grande moralista, o reformador imaculado, o missionário de tantas regenerações, se acha puro, como eu lhe desejaria, de cumplicidade na propagação de tal flagelo, imploremos de s. ex. que volte a sua palavra apostolar contra esta praga, cuja atualidade é perene, em vez de malbaratar esforços tão úteis contra um mal que acabou e não há receio de voltar.
 
No caso contrário, aprenda, meditando o nosce te ipsum, a ser comedido, temperante e discreto.

NOTA
Zama dava-se em excesso ao jogo, transpondo inegavelmente a linha em que este deixa de ser uma diversão para tornar-se o pior e o mais obsessivo dos vícios.

Atacou de rijo a Ruy na Câmara, ferindo-o até na dignidade. 

Os inimigos deste bateram palmas. Regozijaram-se prematuramente. 

Pouco lhes durou o contentamento. A resposta de Ruy, patenteando ao país toda a sua vida privada, foi esmagadora.
E Zama, em vez de conseguir uma vitória, o que lucrou foi ver-se imortalizado na descrição do jogo.

copilado : BARBOSA, Rui. Coletânea Literária 1868-1922. Organizada por Baptista Pereira. São Paulo: Ed. Nacional, 1928, pp. 135-139.

Agradeço a ter acesso a coletânea de Dr.Rui Barbosa, e transcrever por este recanto de letras, um pequeno ensinamento de centenas que existem, e  que ficarão eternizados em nossa história,como tú não existirá outro ó grande Dr.Rui Barbosa o "Aguia de Haia" ,nestas simples palavras. minha humilde homangem,pois fazes falta ao Brasil ,principalmente de  homens  do seu quilate,certo que existem pouqúissimos ,pois, se fossemos contá-los,usando uma das mãos, sobraria  muitos dedos .
edson pereira ramanauskas 2-11-2007
___________________________________________________________
CONHEÇA NOSSO SITE: http://www.ramanauskas.adv.br/palavrasdoceu/index.htm

SE PREFERIR SOLICITE MEDITAÇÃO Bíblica Diária POR EMAIL palavrasdoceu@ramanauskas.adv.br

REPASSE O ENSINAMENTO DE HOJE E A MEDITAÇÃO DE HOJE PARA SEUS AMIGOS,COLEGAS E PARENTES,TUDO É GRATUITO-SOLICITE SUA ASSINATURA

CONHEÇA A PALAVRA DE DEUS ,LEIA A BÍBLIA SAGRADA
___________________________________________________________
MEDITAÇÃO DIÁRIA
Sábado,03 de Novembro de 2007
VERSÍCULO BÍBLICA:
"Quem entre os deuses é semelhante a ti, SENHOR? Quem é semelhante a ti? Majestoso em santidade, terrível em feitos gloriosos, autor de maravilhas Êxodo 15:11
PENSAMENTO:
Com quem você compara o incomparável? Como alcança o infinito com a mente finita? Quando a quintessência de majestade é o Deus que você contempla, como você consegue falar da majestade de qualquer outra coisa? Deus exaure nossos superlativos. A glória de
Deus confunde nossas imaginações. A grandiosidade de Deus excede nossos maiores sonhos. Ele é além daquilo que podemos saber ou acreditar. A Maravilha de todas as suas maravilhas é simplesmente esta: ele se limitou para se tornar um nenê, coberto por pais
amorosos em tiras de tecido e colocado numa manjedoura porque não havia vaga para eles no hotel da cidade. Às vezes as maiores de todas as maravilhas não são aquelas que exigem nossas palavras maiores e melhores. Às vezes as maiores de todas as maravilhas agarram nossos dedos com seus dedinhos pequeninos e capturam nossos corações.
ORAÇÃO:
eu não sei como entender seu incrível amor por nós, sim, mesmo por mim. Como o Senhor poderia entrar no nosso mundo no nenê Jesus? Como os magos, eu me prostro e louvo a Ti, Senhor Jesus, e nosso Pai que te enviou. Quem é como o Senhor, ó Deus? Ninguém nem chega perto. Mas, por alguma razão conhecida, somente pela sua graça, o Senhor nos aproximou. Eu lhe louvo pela sua majestade e lhe louvo pela sua manjedoura. Ao Senhor seja toda a glória, precioso Jesus. Em seu nome ofereço este louvor. Amém.
___________________________________________________________