AGENTES DE TRIBUTOS -- UMA CLASSE VALOROSA -- HISTÓRIA DE LUTAS E MERECIDA ASCENSÃO PROFISSIONAL

Ele é Auditor Fiscal aposentado.Era Auditor Apoio, ou seja: não podia lavrar auto de infração, assim como alguns que eram Fiscais de Rendas Adjuntos, não autuavam.Eram apoio.

Seu nome é Getúlio Datitini, entrou no Fisco baiano, como Guarda Fiscal, na época de Juraci Magalhães. Muitas alterações viu acontecerem no Fisco baiano.Nenhuma novidade para ele: FISCAL DE RENDAS E ADJUNTOS PARA AUDITOR FISCAL.

-- "Naquela época, não se exigia formação alguma para ser fiscal na Bahia. Era de livre nomeação do governador. E Auditor Fiscal, só em 78, é que veio a ter exigência de curso superior e lavratura de auto de infração.

O cargo de Agente de Tributos, desde já, era obrigatório segundo grau.Evoluiu pra nível superior, assim como Auditor Fiscal " , esclareceu .

Reforcei o posicionamento dele : -- Lembra da transposição dos EX-ANALISTAS , servidores da Secretaria da Administração, da área financeira, para auditor em agosto de 1989? -- Eu , meu caro Getúlio, incluisive, estive na reunião , com meu cunhado que é AF, José Arnaldo Brito Moitinho, num grande hotel em Pontal de Ilhéus, não recordo o nome do hotel , local do vergonhoso arranjo, que transformou mais de 300 analistas financeiros em Auditores Fiscais fiscais.

Ele balançou a cabeca negativamente e exclamou:

--Tanta coisa aconteceu no nosso Fisco.Tantas reestruturações houveram. A maoria de fato, trem da alegria. Mas quando era algo em benefício de vocês, aquela turma caia de pau em cima!

Prossrguiu: "Caro, que sacanagem! Quanto aquela da instituição , gastou na Adi 4233 , só pra prejudicar vocês, Agentes de Tributos? Infâmia! Porque nada perdeu o auditor.

Agora, comemoram que o Agente de Tributos não poderá constituir crédito tributário. Ora, querem o quê? Passaram décadas se apropriando do trabalho muito eficiente do Agente de Tributos. Recebiam tudo de mão beijada.Eram gigolores dos ATEs. Viviam na sombra deles.Todo o trabalho era efetuado por esses últimos, da coleta de notas fiscais , averiguação das mesmas com a finalidade de detectarem irregularidades e proporem a penalidade cabível".

Querem retornar a esse quadro vexatório? Pouca vergonha!

Sei que há alguns auditores que não são a favor disso. Que não querem o retorno da situação narrada, por sentirem vergonha.

Sei que a maioria dos Auditores Fiscais não compactuam com a infâmia de prejudicarem mais de hum mil Agentes de Tributos , e lamentavelmente, neste momento, tão terrível de pandemia, com tantas vidas preciosas perdidas . Mas por que a maioria não se manifesta? Não defendem os valorosos Agentes de Tributos?

-- "A verdade, meu amigo Jucklin, é que o Agente de Tributos , uma classe valorosa, representa história de lutas , dedicação às tarefas as quais desempenha , e merecida ascensão profissional.

Forte abraço, caro Juclito.

Getúlio Datitini Brado

JUCKLIN CELESTINO FILHO
Enviado por JUCKLIN CELESTINO FILHO em 08/05/2021
Reeditado em 05/09/2023
Código do texto: T7251029
Classificação de conteúdo: seguro