ARTIGO – O Brasil pelo avesso X – 11.05.2021 (PRL)
 
ARTIGO – O Brasil pelo avesso X – 11.05.2021 (PRL)
 
 
No depoimento do presidente da ANVISA –  Agência Nacional de Vigilância Sanitária –,  Doutor Barra Torres, à Comissão Parlamentar de Inquérito do Senado, chamada de CPI DA PANDEMIA, pudemos constatar a grade perda de tempo desses funcionários públicos, que ganham o nosso dinheiro para trabalhar, produzir e não trocar essa intempestiva apuração por discursos meramente políticos, na ânsia de derrubar o presidente da República, isso em benefício de outra corrente de pensamento, qual seja a de voltar tudo como era antes, do quanto pior, melhor.
 
As perguntas do Relator, Doutor Renan Calheiros (MDB-AL), não são quesitos, mas sim acusações baseadas em ouvi dizer e em pronunciamentos esparsos do mais alto mandatário do país, que tem todo o direito de dizer e emitir suas opiniões, tal qual os políticos de modo geral fazem diariamente e com maior ênfase nas épocas das eleições.  Seria crime um deputado prometer uma nova escola no seu município e por razões diversas não ter podido cumprir a promessa? Em sendo assim, o país anda repleto de criminosos ainda não enquadrados no sistema presidiário.
 
Querem pegar o interrogado, que está na condição de testemunha, na mentira e, ao mesmo tempo, jogá-lo contra o presidente que o nomeou, com o aval regulamentar do Senado, procedimento condenável, mas partindo de onde surge não causa qualquer surpresa. O Doutor Barra Torres foi seguro do começo ao fim da ouvida, sem cair em contradição, mas falando claramente dos seus posicionamentos, alguns poucos chocando com os do presidente da República.
 
Esse cidadão é formado em medicina, tem às costas cursos diversos e ainda por cima é oficial – Contra Almirante da Marinha de Guerra do Brasil --,  patente que merece maior respeito por parte de quem quer que seja, não cabendo de forma alguma por em dúvida a sua palavra, em prol de desculpas e alegações esfarrapadas de redutos comunistas; e os senadores, com todo o meu respeito, não têm esse direito. Aliás, não conseguimos entender quais os motivos dessa pressão assustadora para se aprovar a vacina SPUTINIK V, produzida pela Rússia, se o processo foi minuciosamente examinado pelo nosso órgão regulador, que encontrou sinais de que esse imunizante poderia causar males à população brasileira.  Ao que se propaga, os governadores do nordeste teriam adquirido R$ 37 milhões de reais dessa vacina, e tem se tornado difícil conseguir que eles sejam convocados para depor na CPI.
 
Aqui pra nós e pro mundo todo: há alguns desses senhores que não teriam as mínimas condições para estar na mais alta casa de leis do país, todavia merecem o nosso respeito, eis que foram eleitos pelo povo; e vejam que alguns são reconhecidos como excelentes médicos, devidamente credenciados, mas que optaram pela política, talvez por tendência ou mesmo maiores interesses.
 
Também achamos estranho que o vice-presidente, Doutor senador Randonfe Rodrigues (REDE-AP), pernambucano de Garanhuns, atue de forma tão explícita e seja o seguinte a falar após as indagações do relator. É preciso saber que essa função de vice deve ser utilizada quando o titular se afasta do cargo, daí então vem a substituição, isso em qualquer lugar do mundo, até nas melhores famílias da Inglaterra. A única justificativa que teria é por ser altamente adversário do presidente Bolsonaro. Assim, numa luta em que o peso maior está do lado das oposições, parcial, portanto, quase nada de credibilidade poderá se esperar da conclusão dos trabalhos.
 
O placar final, pelo que se vai deduzindo, é que o relatório será aprovado por 7 x 4, uma vez que não enxergamos tendência de algum adversário do governo para mudar de opinião. São cartas marcadas, e o final dessa CPI será uma gigante e malfeita pizza; estão querendo trocar os objetivos da comissão, e já sentiram que contra o presidente não vai colar, não tem sentido; podem até pegar algum ministro da saúde, como por exemplo o Doutor Mandetta (DEM-MS), que tinha amplos desejos de ser o próximo governante do Brasil, e que se houvesse continuado no ministério talvez a situação estivesse bem pior.
 
No jornal da noite uma das emissoras de televisão noticiou que o presidente Barra Torres havia confirmado todas as suspeitas de que haveria uma espécie de decreto do governo determinando a mudança na bula do produto tido como ineficaz no combate ao vírus. Durma-se com um engano desses! Além de inconstitucional, o que é evidente, seria um “crime impossível”, porquanto inexequível. Pois é, mas querem se utilizar da vacina russa, ainda não aprovada, para salvar vidas, e ainda alegam que estão sempre do lado da ciência.
 
Não se pode deixar passar despercebido o fato de todas as vezes que há previsão de liberação de insumos por parte da China a nossa imprensa abre espaço ao governador de São Paulo para dizer que o governo federal é o culpado pelo travamento das importações. Comércio internacional não é assim, muito pelo contrário, os compromissos são honrados pelos parceiros, até porque esse país também depende do nosso em várias mercadorias, notadamente em produtos de consumo alimentar. Comprou, pagou levou. E a candidatura do Doutor Dória vai despencando ladeira abaixo.
 
Meu abraço.
 
SilvaGusmão

A foto é do Doutor Barra Torres
 
ansilgus
Enviado por ansilgus em 12/05/2021
Reeditado em 12/05/2021
Código do texto: T7253640
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2021. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.