A palavra na era da imagem

A palavra na era da imagem

Desde os tempos mais remotos, a palavra é sem sombra de dúvida, a maior e melhor forma dos povos se comunicarem. Nos dias atuais, em face de imensa facilidade de riqueza tecnológica existente, a palavra, bem como as diferentes formas de imagens caminham lado a lado como forma de expressar pensamentos e ações. 

As imagens dizem tudo e substituem qualquer palavra e elas servem de comprovação para elucidar qualquer espécie de crime e podem ser utilizadas nos tribunais como defesa ou como acusação em qualquer processo.

No entanto, quem tem o dom da palavra pode em curto espaço de tempo reunir milhões a sua volta e fazê-los caminhar pelas ações dos seus pensamentos, e vontades, como por exemplo: o Nazismo e o Fascismo só tiveram sucesso devido ao grande poder de persuasão que os seus líderes tinham. Eles faziam de suas falas a principal arma que cativaram e arrastaram milhões de pessoas para a derrocada e destruição.

Embora as imagens sejam fortes, fracas belas, enigmáticas, encantadoras e às vezes, cruciais; no entanto, a palavra sempre cativa, faz a pessoa pensar e refletir sobre o que se ver ou que podemos ouvir sem nos prejudicar.

Imagens e palavras são formas poderosas do ser humano expressar o pensamento e no momento atual que a globalização cada dia faz criar novas invenções que levam as civilizações a se aprofundarem em busca de novas tecnologias, ela fez aproximar os comércios e indústrias internacionais, reduziu as distancias entre Nações através de possantes aeronaves ou a utilização de meios de comunicações que cuja mensagens atravessam o mundo em frações de segundos e com a utilização da tecnologia que proporcionou o surgimento da internet fez o Mundo está on line. e o Homem, ser mais inteligente de nosso Planeta Terra, busca sempre uma forma de caminhar em largos passos e escala ao encontro de novos ideais que tornará sua fonte de felicidade. Isso faz abrilhantar um caminho em que a tríade anda e cresce paralelamente. O homem, as imagens e as palavras.

O homem racional cresce no sentido de se aperfeiçoar evoluindo a cada dia e buscando inúmeras formas de ser feliz, e por causa disso, novas palavras surgem e face à guerras que eclodem no cotidiano das civilizações e as sinergias existentes entre vencedores e vencidos fazem novas palavras surgirem e são incorporadas aos respectivos dicionários de seus países, como por exemplo, as palavras de uso corriqueiro da internet, (deletar, print e outras centenas delas) são palavras que já se incorporaram ao linguajar de nosso povo.

Ao mesmo tempo, as imagens também têm o seu espaço em constante mutação e no momento atual, é uma riqueza inigualável! Porque elas estão em todas as partes e em todos os lugares. Nos livros, nos cinemas, nos teatros, e principalmente nas televisões diariamente e são as imagens expostas que nos alegram e nos agridem de acordo com as ações que elas exprimem.

Já com as imagens elas têm praticamente o mesmo peso e fazem o mesmo efeito. De uma simples foto colocada em primeira página de um jornal de grande circulação pode causar um efeito muito forte na população. As imagens que são expostas como propaganda à beira das principais estradas ou nas paredes dos bares e restaurantes; sabemos que elas são tipo de propaganda sub-luminares e que fazem as pessoas ficarem com elas em seus pensamentos e, como conseqüência, compram o produto, mesmo em estarem dele necessitando.

As imagens, assim como as palavras nos fazem chorar, sorrir, nos alegrar e nos entristecer; como por exemplo: um filme  de tragédia pode deixar uma platéia a ter depressão, haja vista "Titanic" e outros do mesmo estilo que fizeram milhões de telespectadores ficarem com lágrimas nos olhos devido as fortes imagens retratadas do sinistro

A era da imagem é forte e tende a sobrepujar as palavras, contudo devemos refletir que as palavras são os pontos principais de comunicação do ser humano e ele aprende desde a tenra infância e sendo ela seu instrumento principal de comunicação é um fato notório que por mais que as imagens tenham poder, jamais irão tornar-se ou suplantar as palavras porque, estando o ser humano em constante estado de evolução, haverá o momento que outras formas de comunicação superarão as imagens.

No entanto, nos humanos, que somos os seres mais inteligentes, estaremos sempre a utilizar as palavras como nossa principal fonte de comunicação em qualquer época de nossa existência.

As palavras, a bem da verdade, são códigos que são previamente explicitados os seus significados e quando reunidos formam palavras, frases e orações e no momento atual podemos perceber a avalanche de livros que foram escritos nos nossos presídios, os quais muitos dos críticos consideram como sendo os maiores autores de nossa literatura atual e os conteúdos neles escritos que são verdadeiras denúncias, porém em termos de códigos, não são mais que palavras e aí temos novamente o poder da palavra escrita como forma de denunciar uma situação existencial e a lógica narrativa dos manuscritos são as vivências próxima à escrita, algo que quase não se verifica no mundo fora das grades.

No atual momento que a violência é uma das maiores preocupação de nossa sociedade, as denuncias através das palavras sejam elas escrita, falada ou televisada torna cada vez maior o poder de seu uso, seja para fins benéfico ou maléfico para sociedade.

A imagens arrastam multidões porque seu efeito é imediato motivado pelo bombardeio das retinas que influenciam o cérebro.

Se considerarmos que o bom senso é um fator de bonanza e que deve ser partilhado para o bem social comum, então devemos usar tanto as palavras quanto as imagens eqüitativamente a fim de que não haja o predomínio de uma em prol da outra.

Palavras e imagens têm o seu devido e forte valor e somente nós saberemos o momento certo de utilizá-las na melhor forma possível e devemos também tirar proveito de seu uso no momento certo.