O Fracasso Esperado da COP26

A Conferência das Partes 26 da ONU acabou no sábado dia 13 de novembro de 2021 e já podemos declarar o quanto a conferência foi um fiasco, nas condições como que saiu o acordo o planeta ruma a um aquecimento de 2,7 C° até 2030 e 4,4 C° até o final do século, ou seja, a COP26 foi um fracasso previsível que todos esperavam. No último momento em que sairia o relatório final do encontro a Índia junto com a China atenuaram ainda mais a eliminação do uso do carvão em suas matrizes energéticas, prolongando o seu uso e apostando em uma redução gradual do uso desse combustível. O mundo todo viu os líderes das maiores potências econômicas e das mais poluidoras adiar os avanços capazes de salvar o mundo das mudanças climáticas, optando por medidas tímidas e nada radicais para frear o aquecimento global. Vimos também que a maior delegação que existia na conferência não pertencia a país nenhum e sim a indústria do petróleo. Sim, em uma conferência do meio ambiente tinham sujeitos que queriam boicotar os avanços por dentro por meio da poderosa indústria petrolífera. A delegação era formada por 509 pessoas que tinham como objetivo implantar os seus desejos de contínua permanência nesse tipo de energia.

As consequências das decisões tomada e da insistência do uso de energia fósseis, do desmatamento, do uso incorreto do solo, do consumismo exacerbado e irá custar muito caro a todos nós. Esse ano já sentimos eventos climáticos extremos que nunca sonharíamos conviver. Tivemos secas que provocaram incêndios, inundações, frios excessivos e furacões ainda mais devastadores tudo em um ano que o planeta aqueceu até 1,1 C°. Se as temperaturas subirem ainda mais, os efeitos serão irreversíveis chegando até o ponto de não retorno. As catástrofes que podem ser trazidas com esse aumento serão decisivas na permanência dos humanos sobre a Terra. O risco de com que essas mudanças nos tragam grande estiagem, insegurança alimentar, conflitos por territórios podem se tornar reais em poucos anos. Porém para muitos líderes apoiado por grandes grupos empresariais a economia é algo que não pode ser parada ou amenizada. O crescimento econômico com que a maioria dos países desejam deve ser conquistado a todo custo no presente, mesmo que isso signifique a destruição de ambientes inteiros. O planeta tem condições suficientes para sustentar a população atual de modo igualitário, entretanto não tem recursos para garantir a ambição de todos os humanos. Vivemos num mundo limitado que precisa ser preservado.

Já estamos no limiar das consequências das mudanças climáticas e o planeta não tem mais tempo para esperar outras conferências além da COP26, pois cada dia que perdemos é uma batalha contra um futuro perigoso para nós. Se a humanidade não tratar esse problema como urgente e se preocupar apenas em questões econômicas não conseguiremos reverter a situação em que estamos. As opções para garantir um futuro sustentável já estão na mesa, cabe a nós usarmos essas opções e procurar uma maneira melhor. Pois com a economia devastadora e exploratória que temos hoje não será possível uma redução dos males que já fizemos ao planeta.

Davi Freitas – 14/11/2021

Kaynne
Enviado por Kaynne em 14/11/2021
Código do texto: T7385589
Classificação de conteúdo: seguro