Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Terceiro mandato de Lula está nas mãos do Legislativo

 

            Tenho evitado escrever artigos políticos especificamente aqueles que falam de nosso presidente. Fui um combatente nas eleições, escrevi vários textos procurando expor minha visão sobre seu governo anterior. 

            É notória que a intenção de Lula e seu grupo é a perpetuação no poder, isto foi mais que evidente quando houve a pratica do mensalão e  tantos outros movimentos palacianos como o loteamento dos serviços públicos, etc.

            Escrevi vários artigos onde colocava a intenção do terceiro mandado e cada vez vai ficando mais claro esta realidade. Cada vez o governo investe na classe mais pobre, estendendo as políticas assistencialistas e se espelhando em seu ídolo contemporâneo Hugo Chavez, agindo como seu advogado e discípulo fiel. 

            Um país pobre, ignorante cheio de mazelas onde o governo consegue na sua esperteza te-lo ao seu lado, não é difícil conseguir tais objetivos (perpetuação no poder). Para seu grupo Lula é uma peça interessante, pois tem carisma, tem acesso aos mais pobres fator essencial para se ganhar o apoio e os votos. Enfim, o que ganha uma eleição não é a votação qualitativa, mas sim, a quantitativa. E neste sentido os ventos são favoráveis a Lula e seu grupo.

            Não será surpresa se o plebiscito ser favorável a Chavez que se comece também a articular e costurar esta idéia no Legislativo. No entanto, acredito que no Brasil será mais difícil, porque embora o governo tenha uma força expressiva no Legislativo, muitos dos aliados e mesmo do PT são pessoas democratas que não permitirão esta manobra. Ainda levando em conta que no senado o governo não tem maioria. 

            O Brasil ainda que seja um país cheio de complexidades, aparentemente está estruturado democraticamente, e as instituições ainda funcionam. Enfim, ainda vivemos um Estado de Direito. Digo isto, porque não tenho duvida alguma que se passar uma emenda constitucional constituindo um plebiscito para um terceiro mandato ou direito as reeleições consecutivas para o Executivo o povo certamente vai aprovar com larga margem. Repito, um país onde tem uma esmagadora população abaixo da linha da miséria, ignorante ( educação ) é massa de manobra. 

            Finalizando o futuro da democracia do Brasil hoje se encontra nas mãos de Lula e de seu grupo que certamente já consegue sonhar com o terceiro mandato, só aguardando o resultado do plebiscito na Venezuela, evitar esta perpetuação no poder vai caber a responsabilidade do legislativo.

Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 23/11/2007
Reeditado em 23/11/2007
Código do texto: T748963
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Ataíde Lemos
Ouro Fino - Minas Gerais - Brasil, 52 anos
5354 textos (1255931 leituras)
5 e-livros (11990 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/17 11:46)
Ataíde Lemos

Site do Escritor