O Amor, o que é?

O amor:

é curioso como uma única palavra consegue agregar em seu redor tanta dúvida, tanta curiosidade, tanta incerteza, tanta alegria, tanta tristeza, tanta angustia, tanto drama.

Mas o mais curioso ainda é que após tantos estudos, tantas análises, tantas opiniões, ainda ninguém tenha conseguido definir de uma forma convincente o que é afinal o amor, uns defendem que é um conjunto de sentimentos, outros preferem dizer que são puras emoções temporais, outros ainda remetem-nos para um simples estado de alma.

Claro que não tenho a pretensão de levar a melhor a psicólogos, sociólogos, filósofos e todos os outros estudiosos das várias componentes humanas e por isso mesmo também não tenho a menor pretensão de procurar uma definição para o amor.

O meu objectivo é analisar, somente isso, alguns comportamentos gerados pelo amor, ou pela falta dele.

Quando descobrimos o amor, pela primeira vez, caímos na tentação de querer viver a vida como se nos tornássemos num só, como se toda a nossa vida passada se eclipsasse por milagre e nascêssemos nesse momento, é a pior das tentações, deixar de ter vida própria, ficar dependente da vontade, do desejo, do gosto do outro, mas pior que isso é querermos impor ao outro um olhar para a vida, uma postura perante a mesma e uma forma de a viver que se enquadre naquilo que desejamos impor a nós mesmos.

Acabamos por descobrir que tal não é possível, dois seres serão sempre dois seres diferentes, mesmo que tenham ideais simétricos, mesmo que apreciem a beleza das coisas de modos idênticos, serão sempre dois seres.

Depois, quando somos confrontados com a desilusão prometemos a nós próprios não voltar a cometer os mesmos erros, mas o que é certo é que assim que nos enamoramos novamente, a primeira tentação é revisitar os mesmos lugares, admirar as mesmas belezas, frequentar os mesmos bares, isto é, fazer uma remarche de tudo o que deixámos será que deixámos? para trás.

Voltamos a cair, voltamos a levantar-nos, voltamos prometer e voltamos a repetir tudo novamente.

Tal como os alcatruzes de uma nora também o amor está umas vezes em cima, outras vezes em baixo e curiosamente, enquanto está em baixo vai recarregando baterias e quando se eleva vai derramando lágrimas de felicidade tal como os ditos alcatruzes que quando jorram a água fazem a felicidade das gentes.

FrancisFerreira