Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Gestão Escolar e Comunidade

                                        Gestão  Escolar  e Comunidade


Que a escola precisa melhorar todas as pessoas sabem, comentam, discutem, expõem  idéias etc... Mas de que maneira podem  dar a sua  contribuição para esta mudança enquanto membros da sociedade? É ai que talvez ainda não saibam  como.
O capitalismo selvagem de certa forma  torna o papel das escolas defectivo  por que os pais acompanham de longe o desempenho dos  filhos. Mãe e pai trabalham durante todo o dia e quando chegam em seus lares à noite já estão cansados para saber como está  seu filho na escola, para ajudar em uma tarefa  Isso quando não têm que apenas passar e logo em seguida sair para uma faculdade  ou outro curso qualquer. Há alguns que ainda vão para algum tipo de trabalho no período noturno que vai, no mínimo até as 22:30 . Muitos pais, erroneamente, estão vendo  a escola como um liquidificador em que você joga a fruta lá dentro e o suco sai prontinho  com açúcar  e tudo. Parecem  esquecer que para chegar a dar um bom suco a fruta deve antes ser bem tratada  e  estar sem impurezas.
Para se enfrentar um problema  é necessário reconhecer   que ele existe, e   não ficar querendo tapar o sol com a peneira ou  fazendo vista grossa como muitos gestores educacionais  o fazem. A ausência da comunidade  parece ser a espinha dorsal de várias dificuldades que as escolas enfrentam. Os pais enquanto membros da comunidade deveriam curiosar  a escola dos filhos, quem sabe se isso não desperta um interesse maior  em acompanhar mais  de perto como seus filhos vão indo na escola. Uma unidade de ensino  em que a comunidade está inserida no processo  tem um rendimento muito diferenciado daquelas que os pais estão sempre do lado de fora do muro, que passam para o lado de dentro quando  chega na época de assinar  o boletim escolar  ou então na base da daquela  velha imposição:   o aluno só entra na escola acompanhado do pai ou da mãe. Embora haja diferenças estruturais e funcionais    entre as duas, é interessante observar que os problemas da escola publica e da  particular apresentam  muita similitude  pois quando se trata de ensino aprendizagem as dificuldades aparecem mesmo e não obstante são as mesmas.
A escola para atingir a comunidade precisa começar o processo de transformação de dentro para fora, isso implica em  ter um bom projeto pedagógico com metas bem claras e definidas  especificadamente voltadas para  a comunidade que será trabalhada. Desta forma ela vai procurar  definir o papel da comunidade. A escola tem que  tornar seus alunos membros participativos da sociedade, oferecendo-lhes oportunidade  para que possam compreender a si mesmos, a vida e a sociedade na qual estarão  inseridos, visionando assim uma realidade futura  na qual os   pais serão  participativos e  vão contribuir  de maneira muito importante para o bom desempenho de seus filhos na escola.
Quanto a gestão a escola avançou muito nestes últimos anos, passou a gerir os próprios recursos, o que facilitou muito no aspecto administrativo, talvez não tenha avançado tanto no pedagógico, mas programas como o Escola Autônoma de Gestão Compartilhada e o PNAE ( Programa Nacional de Alimentação Escolar)  ocasionam uma descentralização de recursos muito salutar  para as escolas. Não faz muito tempo que elas  dependiam completamente das secretarias de educação até mesmo para trocar uma simples torneira.  Esse tipo de autonomia na gestão é muito bom  por que evita  intervenções  que muitas vezes atrapalham o trabalho dentro da escola e na própria comunidade, principalmente as políticas. A idéia de autonomia constrói dentro da escola um sentimento de auto-organização e responsabilidade pelo fato de caminhar com as próprias pernas, então seu sucesso ou fracasso  vai depender de como será conduzida a sua administração, lembrando sempre que a comunidade deve estar presente, ser  atuante e quando necessário, fazer  as cobranças devidas.
Mesmo diante de muitos  empecilhos se escola e comunidade caminharem juntas, bons resultados aparecerão e quem  ganha com isso é a nossa sociedade.

   

Mendes
Enviado por Mendes em 07/12/2007
Código do texto: T768864

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Mendes
Palmas - Tocantins - Brasil, 48 anos
7 textos (7834 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 18/12/17 01:55)