NATANAEL JOAQUIM - ENXERGANDO NO ESCURO

Deficiente visual supera suas limitações e vê sua vida virar livro e filme

Ele não gosta muito de falar a idade, mas o “jovem” Natanael Joaquim já fez de tudo na vida: vendeu salgados para ajudar no orçamento familiar, trabalhou em banco, ajudante de garçom, vendedor de jornais e marceneiro nos Estados Unidos e, atualmente, é publicitário, palestrante motivacional, professor de inglês e intérprete de celebridades internacionais. Isso pode lá não ser um grande feito para qualquer pessoa diante de todas as faculdades normais, mas no caso de Natanael, de origem negra, pobre e vítima de uma patologia ocular rara que limitou sua visão a apenas 10%, conseqüência da toxoplasmose que o afetou ainda na adolescência, suas conquistas estão estritamente ligadas às dificuldades por que passou e têm um sabor bem mais especial. Se seu destino parecia relegado à exclusão social, os problemas o incentivaram a lutar e provar a si mesmo que também era capaz de “vencer na vida” – como ele mesmo proclama – igual a qualquer outra pessoa. Hoje, Natanael se diz um vencedor, e para relatar suas conquistas e experiências pessoais, nada melhor do que uma biografia: No pain, no gain – Sem sacrifício não se alcança nada., “Quem me incentivou a escrever um livro foi a apresentadora Sônia Abrão, depois que eu participei de seu programa de entrevistas. Nele, eu falo da importância em superar as dificuldades porque passei, como preconceito e o risco de ficar completamente cego, mas também falo de otimismo, força de vontade e a presença de Deus na minha vida”, explica.

Nascido em berço evangélico e membro da Congregação Cristã do Brasil, Natanael é o terceiro de uma família de sete filhos. Do pai, que faleceu aos 39 anos, as lembranças se restringem às crises e internamentos decorrentes do alcoolismo. Coube, então, à mãe, a batalhadora Maria de Lourdes Franca Joaquim, 70 anos, a tarefa de cuidar da família. “Natanael sempre foi um filho maravilhoso – aliás, Deus me deu filhos maravilhosos –, mas sua luta continua grande”, comenta ela. Ainda trabalhando como merendeira, Dona Maria se diz emocionada pelo filho ter superado todos os percalços, por Deus ter-lhe dado forças para vencer os desafios e relatar sua vida num livro.

O Segredo – Se atualmente Natanael já é bastante conhecido no meio artístico, um dos capítulo que começou a alterar o rumo de sua história foi a participação no extinto programa de entretenimento de Gugu Liberato – a Corrida Maluca –, que premiava o vencedor da gincana com uma passagem aérea para os Estados Unidos. Mas, além da esperança de um tratamento adequado no exterior, o maior incentivo a participar da competição foi a amizade com o famoso cantor norte-americano Billy Paul, que começou numa coletiva de imprensa por ocasião de uma de suas passagens pelo Brasil. “Eu me esforçava para ver o que estava acontecendo e, após a coletiva, tive a oportunidade de me dirigir a ele e contar a minha história. Prontamente, ele me prometeu ajudar se eu fosse para os Estados Unidos”, relembra. “Assim, enviei uma carta para a produção do programa do Gugu e tive a felicidade de ser o ganhador da passagem”, comemora. Até hoje, ele e Billy Paul são amigos, um contato que lhe abriu as portas, depois de morar cerca de dois anos e estudar inglês nos Estados Unidos. Foi lá também que ele conheceu Elza Soares, outra amizade que ainda cultiva. Se o diagnóstico médico sobre seu problema ocular não foi dos mais animadores e o fez desistir da cirurgia – ele corria um grande risco de ficar completamente cego – , sua carreira começou a prosperar, assim como seu ciclo de relacionamentos entre as celebridades. “Além de Billy Paul, também já fui intérprete de David Byrne, Gloria Gaynor e de Bob Proctor, criador do documentário O Segredo, em sua vinda ao Brasil”.

De volta a São Paulo, Natanael decidiu montar uma escola de inglês – a Speed School – no bairro do Tatuapé, na zona leste. Zezeh Barbosa, atriz da TV Globo e o excêntrico ator e dançarino Sebastian – aquele mesmo que ficou famoso com os comerciais de uma grande rede de vestuário – são alguns alunos que já experimentaram seu método de ensino. Além disso, ele continua firme e forte com as palestras e seminários motivacionais, e se tornou um dos profissionais mais solicitados por empresas como a IBM, Citybank, Pão de Açúcar, entre outras. “Na minha opinião, as dificuldades fazem parte da vida e sempre aparecerão, é cada um que define se as tratará como um obstáculo intransponível ou um fator motivador para adquirir um know how e, consequentemente, forças e motivação para superação”, comenta Hamilton Bernardo dos Santos, gerente nacional de compras de uma das empresas para a qual o amigo já palestrou.

Além de motivador, o trabalho de Natanael também apresenta um aspecto estritamente social e, há alguns anos, ele estendeu seu curso de inglês, não sem passar por mais dificuldades e barreiras, aos internos da Fundação do Bem Estar do Menor (Febem), de São Paulo. “Como eu acreditava na recuperação dos internos, procurei o diretor e me ofereci para um trabalho voluntário”, recorda. E ele se orgulha ao dizer que fez bons amigos na instituição e que vários garotos, que antes nunca tiveram oportunidade de estudar, saíram falando inglês e hoje estão no mercado de trabalho. A experiência foi tão positiva que uma de suas pretensões futuras é fundar uma ONG de inclusão social, oferecendo apoio aos necessitados além, é claro, de orientação cristã.

Super Pop – O exemplo de vida, superação e força de vontade de Natanael rendeu várias matérias, além da participação em programas de televisão, como o Super Pop (Rede TV), apresentado por Luciana Gimenez, por quem ele confessa ter um carinho especial. “Ela foi um verdadeiro anjo em minha vida, depois de participar do programa dela recebi muitos convites para palestras e muitos alunos novos para minha escola”, agradece. E, por uma reportagem veiculada pela revista Isto É Gente, ele ainda foi congratulado com um troféu oferecido por Adriane Galisteu.

Membro da Igreja Universal do Reino de Deus, o cineasta Renato Augusto da Costa Pimentel conheceu Natanael num culto que é realizado toda terça-feira na casa do casal Xanddy e Carla Peres e, a partir daí, eles se tornaram grandes amigos. “Ele é um exemplo de que podemos vencer e realizar os sonhos que estão em nosso coração”, opina. A história de Natanael impactou tanto a vida do cineasta, que ele a está transformando num filme, com previsão de lançamento para o próximo Festival de Cinema de Gramando, que acontecerá em agosto do próximo ano. “É um privilégio poder materializar uma vida cheia de momentos diferentes em forma de filme, a cada dia uma história, a cada amigo um testemunho, a cada passo um objetivo convicto da conquista, enfim... Enxergando no escuro vai mostrar como podemos ver o outro lado, o caminho para uma vida melhor, e como podemos, na simplicidade, fé e perseverança, sermos felizes e ajudarmos outras pessoas a também encontrarem o caminho para a felicidade”, explica.

Se Natanael tem em seu exemplo pessoal um poderoso instrumento de evangelização, ele prefere direcionar seu trabalho para outro fim: levar otimismo àqueles que passam por dificuldades, deixando a outros esse comprometimento bíblico. “Não houve influência do Natanael na nossa conversão, o que não quer dizer que Deus não tenha preparado nosso encontro”, relata a cantora e integrante do Fat Family Simone Cipliano, que o conheceu após o grupo receber uma carta-convite para aulas de inglês. “Praticamente não tivemos aula com ele devido a outros compromissos, mas nos tornamos amigos e ele contou um pouco sobre sua vida e seu trabalho”, relembra. Membro da Igreja de Deus em Cristo Resgate Sara Vida, ela se converteu há cerca de cinco anos e afirma que, depois disso, sua vida e carreira mudaram completamente: “Nossa vida espiritual e carreira são guiadas por Jesus; hoje estamos e somos seguros pois Ele é nosso escudo e fortaleza”, finaliza.

No último mês de novembro, Natanael viajou para Nova York para o lançamento de seu livro em inglês, e trouxe muitas novidades na bagagem. Uma delas é o acordo firmado com a Paganini International Institute of Music & Dance, famosa escola de dança americana de Newark, em New Jersey, para a qual se tornou o único representante no Brasil e que lhe renderá inúmeras palestras nos próximos meses, inclusive um coquetel de lançamento de seu livro no Consulado Brasileiro, em Nova York. Além disso, também já está em desenvolvimento uma versão do livro em áudio, destinada aos deficientes visuais, e que conta com o apoio do também amigo Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos.

Mas, se alguém pensa que ele se dá por satisfeito com tudo o que realizou até agora, está muito enganado. “Ainda tenho muita coisa para fazer, como publicar meu livro em outros idiomas, palestrar no Japão e participar dos programas do Jô e da Oprah Winfrey”, planeja. Se um espaço na TV Globo não é algo assim tão difícil, o mesmo não se pode dizer do The Oprah Winfrey Show, o talk show de maior audiência da televisão norte-americana. Porém, é um desfio que não o assusta: “Nós somos do tamanho do nosso sonho, por isso penso grande”.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 17/12/2007
Reeditado em 04/10/2022
Código do texto: T782145
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2007. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.