Queimando o Lixo, Perfumando o Ar e a Alma

Segundo a visão de Fritjof Capra (cientista físico), a sociedade humana como um todo só poderá dar certo quando a “CONCEPÇÃO DA REALIDADE” (Mudança de paradigma) se modificar em cada indivíduo – trazendo conseqüentes ações – com grande enfoque na compreensão de que cada um faz parte de um todo (incluindo toda natureza – ecologia profunda) e este todo está ligado/conectado de forma direta ou indireta com CADA indivíduo, nada é separado e nem deve ser visto como pequenas partes independentes (departamentalização) – apenas um só organismo com suas diversas funções. Em verdade, fazemos parte de uma gigantesca rede, nos mais diversos níveis de realidade, do micro ao macrocosmo.

Enquanto não assimilarmos em nosso cerne este FATO, qualquer sistema imposto à sociedade humana estará fadado ao fracasso, em algum momento.

Nesta rede, cada um de nós é um pequeno grão, um “nada”, mas simultaneamente cada um é peça fundamental para o funcionamento saudável de si e da rede. Somos “NADA” e “TUDO” ao mesmo tempo.

Portanto, antes de tentar achar soluções e correções para o sistema social humano, grande parte do esforço do indivíduo deve se voltar a si com o intuito de modificar a própria concepção da realidade e paralelamente buscando soluções e correções a si mesmo no intuito de tornar-se um indivíduo cada vez melhor para si e mais realizado em um contexto que gere harmonia em seu interior e conseqüente harmonia com seu entorno, pois é óbvio que tudo que fere a harmonia, necessariamente traz doença, feiúra e desordem ou mesmo o caos.

Então, independentemente do que acontece no Brasil ou no mundo:

Sinto-me bem sendo honesta. Gosto de trabalhar na construção de minha Integridade.

Não gosto de ser “esperta”, mesmo quando surge a afirmação, em grande escala, de que para se “dar bem no mundo” precisa ser “esperto”.

Sinto-me muito bem quando me torno confiável, um imenso prazer quando outros seres depositam espontaneamente confiança em mim.

Não gosto de mentir, sinto-me muito mal quando o faço.

Detesto tirar vantagens sobre pessoas e situações. Acho super deselegante manipulação de outros indivíduos, para mim exala pútrido odor assim como tem uma imagem grotesca.

Luto para que minha palavra tenha lastro, sinto-me mal quando não consigo cumprir o prometido, por isso evito promessas. Acho altamente elegante, um “must” mesmo quando pessoas sabem o que dizem e conseguem manter correspondentes atitudes a qualquer tempo, caso contrário, o silêncio se torna mais elegante ainda.

Evito envolver uma pessoa se sinto que não posso assumir responsabilidade sobre este meu ato, pessoas não são brinquedos para satisfazer nossos caprichos ou momentâneas necessidades.

Gosto de deixar claro minhas qualidades, assim como minhas características negativas que levo comigo e ainda não consegui transmutar, POIS NÃO SOU SANTA, MUITO MENOS PECADORA, APENAS UM SER COM SUAS CARACTERÍSTICAS PECULIARES PROCURANDO SE CONSTRUIR.

Acredito em ser íntegra e verdadeira, não importa o quanto digam ou mostrem o contrário. Sinto-me mal com a hipocrisia e a mentira, um mundo falso de fantasia; a realidade do universo é infinitamente mais bela do que qualquer fantasia humana, o universo é pura poesia para os corações que deixaram de ser analfabetos.

Faz parte do projeto de construção do meu Ser a elegância, mas a elegância verdadeira de alma, pois que por mais que se enfeite o corpo e os gestos e disfarce as imperfeições corporais, não há como esconder por muito tempo a mesquinhez da mente e a grosseria da alma.

A inteligência da mente deve ser constantemente exercitada e em diferentes direções, pois esta se comporta como os músculos corporais, a falta de uso atrofia e paralisa, então tento afiar sempre minha inteligência, como útil instrumento no crescimento de meu Ser e na expansão de minha consciência.

Gosto de ajudar a natureza, prejudicando o menos possível, apesar de ainda estar longe do ideal; plantei muitas árvores e formei e cultivei muitos jardins no decorrer de minha vida e a natureza me mostrou, entre outras coisas, que um jardim para ter flores formosas e até exóticas necessita que as ervas daninhas sejam arrancadas, pois ambos não podem conviver no mesmo espaço.

LUCIDEZ no meu caminho é fundamental, pois entorpecentes, sejam das mais variadas drogas ou o álcool quando usado como droga, além de retirar o nosso censor que segura o nosso lado ainda primitivo e muito sombrio, prejudica além de nós mesmos e muito, prejudica a todos que nos cercam e estão lúcidos, diria que até machuca e bagunça muito mais a vida dos que nos cercam, pois quem está entorpecido está anestesiado e quem sofre as conseqüências de absurdas atitudes não está anestesiado pelo entorpecente, portanto sente a “pancada” com a verdadeira força, seja ela física, emocional ou psicológica e acredito ser deselegante virarmos nosso lixo sobre os outros.

Tudo o que faço, acreditando ser o melhor para mim, visando a harmonia no entorno, baseada na verdade, independe de qualquer opinião alheia.

E por fim (hoje rsrs) gosto da boa educação, mais ainda adoro a educação de alma (auto-educação).

Sonho que cada um de nós se construa da melhor forma possível, expandindo sua própria consciência, como estrela única que cada um é, para finalmente viver uma sociedade mais saudável e conseqüente realização de cada indivíduo, pois uma coisa está diretamente conectada a outra, e a sociedade humana, tal qual se encontra no momento é o reflexo de cada um de nós, sem exceções. Como toda realidade concreta, antes nasceu do sonho de alguém, é o meu sonho chegarmos a realização de nós mesmos e assim usufruirmos de uma sociedade perfumada de almas que exalam seu próprio perfume fazendo da terra um belo e encantador jardim.

Ps. : Recomendo o filme ou o livro com o título “O ponto de Mutação” do cientista em física quântica e especialista em ecologia profunda Fritjof Capra.

(Susie Sun)

COMENTADO POR LADY LAURA:

Susie, se você me permite...

Quero colocar aqui algo maravilhoso de Luiz Fernando Veríssimo! (um gênio!)

E tudo mudou...

O rouge virou blush

O pó-de-arroz virou pó-compacto

O brilho virou gloss

O rímel virou máscara incolor

A Lycra virou stretch

Anabela virou plataforma

O corpete virou porta-seios

Que virou sutiã

Que virou lib

Que virou silicone

A peruca virou aplique, interlace, megahair, alongamento

A escova virou chapinha

"Problemas de moça" viraram TPM

Confete virou MM

A crise de nervos virou estresse

A chita virou viscose.

A purpurina virou gliter

A brilhantina virou mousse

Os halteres viraram bomba

A ergométrica virou spinning

A tanga virou fio dental

E o fio dental virou anti-séptico bucal Ninguém mais vê...

Ping-Pong virou Babaloo

O a-la-carte virou self-service

A tristeza, depressão

O espaguete virou Miojo pronto

A paquera virou pegação

A gafieira virou dança de salão

O que era praça virou shopping

A areia virou ringue

A caneta virou teclado

O long play virou CD

A fita de vídeo é DVD

O CD já é MP3

É um filho onde éramos seis

O álbum de fotos agora é mostrado por email

O namoro agora é virtual

A cantada virou torpedo

E do "não" não se tem medo

O break virou street

O samba, pagode

O carnaval de rua virou Sapucaí

O folclore brasileiro, halloween

O piano agora é teclado, também O forró de sanfona ficou eletrônico

Fortificante não é mais Biotônico

Bicicleta virou Bis

Polícia e ladrão virou counter strike

Folhetins são novelas de TV

Fauna e flora a desaparecer

Lobato virou Paulo Coelho

Caetano virou um chato

Chico sumiu da FM e TV

Baby se converteu

RPM desapareceu

Elis ressuscitou em Maria Rita?

Gal virou fênix

Raul e Renato,

Cássia e Cazuza,

Lennon e Elvis,

Todos anjos

Agora só tocam lira...

A AIDS virou gripe

A bala antes encontrada agora é perdida

A violência está coisa maldita! A maconha é calmante

O professor é agora o facilitador

As lições já não importam mais

A guerra superou a paz

E a sociedade ficou incapaz...

... De tudo.

Inclusive de notar essas diferenças

(Luis Fernando Veríssimo)

Eu acho perfeito!

Casa muito bem com suas palavras!

Uma sociedade que não raciocina, e o que é pior: por escolha própria, se afunda num mar de enganos, de um vazio profundo mas, tão profundo, quanto a própria ignorância.

Uma sociedade que acha que o problema do outro está fora do seu mundo, amanhã será afetado pelo mesmo problema, então, perceberá tarde demais, que a sociedade é um TODO e não ele que é o TODO desta sociedade.

É um mundo de enganos vestido de progresso!

É um mundo de mentiras vestido de sorrisos e de uma falsa felicidade que precisa gritar para convencer a todos de que ela existe!

É um mundo de hipocrisia e egoismo, de eufemismo!

Ser feliz confunde-se agora com o desadaptar-se da realidade. Como se cada um não fizesse parte dela!

Quando a felicidade não precisa apenas do fútil e da mentira pra existir! Muito pelo contrário: ela só dura quando a verdade se instala, de fato. É um mundo tão irreal e artificial que, as pessoas acabam se tornando vítimas delas mesmas, e com o tempo, não conseguem mais distingüir a mentira da verdade.

E uma sociedade começa a seguir doente, acostumando-se com o que há de pior, achando que felicidade, verdade, enfim, tudo isso é uma utopia e que a paz, ah! A paz se faz da elegância que a mentira oferece. E o mundo parece lotar, quando na verdade, está cada dia mais vazio!

Sou do tempo em que as pessoas eram mais sinceras, mais amigas, mais despreocupadas com o TER, o SER. Elas sorriam mais, mas não apenas com a boca, mas com a alma também!

Sou do tempo em que o mundo era mais calmo, mais humano...

Mas a cada dia que passa, mais egocêntrico, mais violento, mais fútil e solitário ele fica!

É o mundo das aparências, da quantidade, da etiqueta que vale mais do que o produto pode oferecer!

É por isso, que eu penso assim como você, como Veríssimo e como Elisa Lucinda! E Só de Sacanagem (como diz o maravilhoso texto de Elisa Lucinda)

quanto mais mentirosa for a sociedade, mais verdadeira eu serei!

-quanto mais hipócrita for a sociedade, mais verdadeira eu serei!

-quanto mais fútil for a sociedade,mais constante e responsável eu serei, não só para comigo mas como para com os outros também! -quanto mais corrupta, mais honesta eu serei!

Enfim, jamais farei de mim o que eu mais repudio em alguém!

Jamais vestirei hoje, o que eu digo não gostar quando vejo!

Jamais farei de minhas palavras, o contrário de minhas ações!

Pois a mudança não é sinônimo de incostância, infidelidade. Pois até para mudar, é preciso responsabilidade e equilíbrio, diria que até um pouco de bom senso! Bons tempos aqueles em que a palavra era sinal de certeza, valia mais do que qualquer assinatura em cartório!

Bons tempos em que o mundo não precisava das drogas pra ter a alma e o corpo anestesiados, muitas vezes até de si mesmo!

Bons tempos em que a violência não me privava de curtir o carnaval de rua, o papo com os amigos até altas horas na calçada...

Agora, estamos nos tempos das doenças que viraram modismo (como o TOC..hoje, muita gente diz que é bipolar, tem TOC..rs..como se isso fosse uma gripe...) E sequer sabe se tem ou não! Mas como muito artista está tendo, ele tb tem, afinal de contas, precisa seguir o curso da moda! rs

Isso eu ouvi de um médico, que dizia que muitos pacientes chegavam lá dizendo que tinham bipolaridade pq um artista tal tem e ele sente as mesmas coisas! Quando na verdade, nào era nada daquilo que ele tinha. E quando ele dava o diagnostico, o paciente ainda criticava o médico: como se ele não soubesse clinicar! Rs Ah! Eu quero a LUcideZ!!!! :)

Quero ser feliz no Yin Yang! sabendo que o bem o o mal existem, e que existirão sempre! Mas que conhecer a ambos é necessário para nossa formação como seres humanos. Verdadeiramente humanos. Não apenas da boca pra fora!

É preciso conhecer o outro, respeitá-lo, conhecê-lo, profundamente. É preciso espaço quando a liberdade começa a ser sufocada por futilidades e inverdades.

É preciso respirar a alegria, a brincadeira, o momento de descontração pra que a alma fique leve, sim! Todo mundo precisa tirar férias da razão às vezes, mas que isso não vire uma desculpa para nunca mais amadurecer! Não abraçar as próprias responsabilidades e com isso, acabar culpando o outro da própria infelicidade dele. como se as pessoas fossem responsáveis pelo que somos ou passamos. Quando na verdade, na maioria das vezes, nós é que plantamos e colhemos o nosso destino! E o que fazemos hoje, vamos receber amanhã. Porque vamos aprender é aqui na terra! Pagar e receber. Por isso, é bom sermos mais responsáveis com nossos atos, nossas escolhas, com o mundo!

Ninguém vive numa bolha! Todo mundo está ligado de alguma forma.

Bom quando podemos sorrir, quando podemos amar, mas sempre com a consciência tranquila de que estamos sendo honestas! Honestos com os outros e com nós mesmos.

Os problemas estão aí, a sociedade, como um todo, precisa se unir para resolvê-los! Mas sem falsa coragem em dizer que: os problemas sao muitos e eu só nao conseguirei, entao, me ausento. Isso é papo de covarde! Papo de quem nao consegue resolver nem os proprios problemas e sai por aí dando conselhos ainda. Sábio é aquele que está ciente do mundo em que vive, que faz a sua parte para mudá-lo para melhor! Em ações responsáveis que não lotem o mundo ainda mais de engano e vazio!

Ato como ajudar a quem precisa, a policiar as próprias ações para que elas não o condenem mais tarde, a não permitir que a alma se transforme naquilo que mais o magoa quando fazem com ele...

Enfim..

é muito fácil julgar o mundo!

Apontar o dedo, mas difícil é se enxergar! É se consertar! É compreender que, aquela velha frase "se quer mudar o mundo comece por você mesmo" é a mais pura verdade!

(Lady Laura)

Susie Sun
Enviado por Susie Sun em 01/02/2008
Reeditado em 07/05/2009
Código do texto: T842584
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.