NEM SÓ DE PÃO VIVE O HOMEM

Marcos Barbosa

Jesus Cristo disse muito acertadamente que nem só de pão vive o homem. Podemos comprovar a veracidade da afirmação analisando a situação dos humanos, principalmente do homem moderno. Além do indispensável alimento espiritual, captado por aqueles que buscam um sentido de vida, na religiosidade, atualmente para se conseguir viver bem é preciso recorrer à indispensável e fastidiosa leitura de jornais, revistas e publicações especializadas concernentes à sua profissão. O homem vive de leituras, de práticas desportivas, de lazer, de religião e de filosofia também.

O homem espiritualizado vive de idéias, idéias originais, por sinal. O pensamento de um ser superior não é um batalhar de antíteses provocado pela memória de informações armazenadas em seu intelecto. O homem idealista vive do pensamento que consegue produzir e do que capta objetiva ou subjetivamente de outros seres.

As idéias originais e criativas possuem uma espécie de registro espiritual daqueles que primeiro as acessaram. Porque não se cria o que já existe como arquétipo universal. Mas embora sendo assim, o direito autoral de idéias e projetos é tão sagrado como o direito de propriedade sobre objetos.

Por este motivo que os indivíduos acostumados a se apropriarem de idéias dos outros, os chamados "chupins" se dão mal. Se acham muito espertos, vivem alardeando que "o mundo é dos vivos" e no entanto vivem "dando com os burros n'água".

O homem bestializado se alimenta de leituras pornográficas e excitantes , é o rebaixamento do HOMO SAPIENS para o HOMO 'SEXYENS'. É assim que o homem alimenta o espírito naquilo que pensa e sente, à medida que interage em seu interior as pressões circunstanciais da sociedade.

Entre os que se alimentam de emoções bestiais, há por exemplo os que se comprazem numa estéril discussão de futebol. Não querendo ser preconceituoso e sem condenar as torcidas sadias, sabe-se que esta é a segunda indústria sem chaminé depois do turismo. Infelizmente o esporte é utilizado para manter os homens alienados, massificados na mais santa ignorância, enquanto são explorados em seus sentimentos e emoções mais puras.

Sobre o futebol no Brasil, há uma comparação feita pelo Dr. Maubássi em um de seus debates: " É como se você ficasse olhando uma pessoa a estudar dentro de uma biblioteca. Futebol e os esportes em geral são formas de se cultivar o corpo físico para não deixa-lo enferrujar e a leitura é uma maneira de cultivar a mente. Não se aprende alguma ciência somente pelo fato de observar alguém em seus estudos, se não seguir o exemplo do estudioso.

A prioridade é praticar esportes sem discriminar a torcida. Torcedores fazem parte da vida dos atletas e é saudável, principalmente quando a emoção reforça um vínculo sentimental. É o caso do sentimento de patriotismo despertado na Copa do Mundo.

Infelizmente os homens atuais se alimentam de mediocridade, de coisas fúteis. Cada vez mais notamos que ele esta doente, enfermo em seu aspecto mental. É o resultado da poluição mental. A principal fome não é física. Muita gente vive subnutrida ou desnutrida, fisicamente, mas em pior situação está aquele que vive sem alimentar o espírito, a alma, a mente.

LANÇAMENTO DE LIVROS

O escritor e "ex-jornalista" Marcos Barbosa retomou a publicação de seus livros, no formato tradicional, de papel, com o lançamento da coleção UNI-VERSO E PROSA DE MARCOS BARBOSA.

O escritor decidiu não fazer o lançamento dos livros na forma tradicional que a maioria dos escritores fazem. Prefere fazer uma festa em sua chácara para comemorar as vendas quando esgotar esta primeira edição.

contando com mais de treze mil leitores no Recanto das Letras, foi justamente este fato que o encorajou a fazer uma publicação no formato tradicional, de papel.

São três livros de bolso, que serão vendidos inicialmente nas bancas centrais de Brasília e nas principais bancas de revistas das capitais do país, a R$ 5,00 apenas, para atingir também aos trabalhadores de baixa renda.

Os contos publicados são: A MORTE DO SOL E O BURACO NEGRO; O Herói de "Mensagem a Garcia" e um livreto de poesias SAGA DA HUMANIDADE, todos já lido por muitos "freqüentadores" do RECANTO DAS LETRAS.

O escritor está estudando uma estratégia de marketing para que os seus livros não fiquem circulando exclusivamente na alta roda dos intelectuais. Marcos Barbosa quer ser lido por aqueles que mais precisam de leitura, o homem comum, do povo.

PASSANDO O CHAPÉU:

Agência 01616

Banco 232 - Bradesco

Conta corrente 0674315-3

Favorecido: Marcos Aurélio Barbosa da Silveira

Agradecemos todas a contribuições depositadas no "chapéu" que foi substituido pela conta bancária acima.

ANTIGAMENTE HAVIA UM MÉTODO SIMPLES DE FINANCIAMENTO POPULAR DA ARTE, PASSANDO O CHAPÉU. ARTISTAS, POETAS E ATÉ ALGUNS ESCRITORES, APÓS A APRESENTAÇÃO DE SUA PRODUÇÃO LITERÁRIA OU ARTÍSTICA PASSAVAM O CHAPÉU PARA OS OUVINTES, QUE OFERTAVAM A SUA CONTRIBUIÇÃO EM PRAÇA PÚBLICA E ATÉ EM FESTAS PARTICULARES.

OS TEMPOS MUDARAM E OS COSTUMES SÃO OUTROS... ENTÃO ESTAMOS TENTANDO ARRECADAR A CONSTRIBUIÇÃO DOS LEITORES QUE GOSTAM DE NOSSOS TEXTOS PARA POSSIBILITAR A PUBLICAÇÃO DE NOSSOS LIVROS NA VERSÃO IMPRESSA.

SABE-SE QUE LIVRO NÃO DÁ LUCRO PARA ESCRITOR INICIANTE, MAS MESMO ASSIM O NOSSO SONHO DE CRIAR UMA FUNDAÇÃO E DEIXAR UM PEQUENO LEGADO CULTURAL PARA AS GERAÇÕES FUTURAS NÃO ACABOU. UM PROJETO QUE PRETENDEMOS FINANCIAR É A PRODUÇÃO E DISTRIBUIÇÃO GRATUITA DE UM JORNAL DE CONTEÚDO EDUCATIVO/ CULTURAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS.