A Hipótese Gaia

Por: Aline Cristina Calçada de Oliveira

Hipótese Gaia

1- O que é?

Essa hipótese surgiu no século XX, na década de 60, quando o cientista James Lovelock lançou sua teoria de que o nosso planeta se comportaria como um organismo vivo e inteligente - sendo capaz de superar situações de desequilíbrio ameaçadoras à vida e criar novas condições de equilíbrio mesmo que isso exigisse grandes adaptações das espécies existentes. Esses mecanismos reguladores receberam o nome de Gaia.

Em 1979 James Lovelock publicou algumas de suas idéias no livro "Gaia: A New Look at Life on Earth" no qual foi postulada de maneira mais definitiva a Hipótese Gaia:

As condições químicas e físicas da superfície da Terra, da atmosfera, e dos oceanos tem sido, e continuam a ser, ajustadas (ativamente) para criar condições confortáveis para a presença de vida, pelos próprios elementos viventes. Isto se coloca em sentido oposto ao saber convencional que considera ocorrer o contrário, que a vida se adaptou as condições de vida planetárias existentes na Terra e, desde então, ambas evoluíram por caminhos diferentes (sem interações).

2- Quais as implicações para a Terra, para a Biosfera?

Pode-se concluir que a Hipótese Gaia tenta dizer ao Mundo que há um mecanismo de auto-regulação da composição da atmosfera terrestre. Assim, observamos Lovelock evoluir e refinar a definição da natureza de Gaia:

"O nome do planeta vivente Gaia, não é um sinônimo para a biosfera - essa parte da Terra onde se pode observar a existência de seres viventes. Também não pode ser confundida com a biota, que é simplesmente a coleção de todos os organismos viventes individuais. A biota e a biosfera tomadas juntas formam uma parte, porém não completam Gaia. Assim como a carapaça é parte do caracol, assim as rochas, o ar e os oceanos são partes de Gaia. Gaia possui continuidade, com laços nas origens da vida e no futuro e como um ser planetário, tem propriedades que não são necessariamente discerníveis se continuamos nosso enfoque de ver apenas as partes do sistema sem pensar nas suas interconexões. Não veremos as propriedades de Gaia apenas conhecendo espécies individuais ou populações de indivíduos vivendo juntos. Especificamente, a Hipótese Gaia diz que a temperatura, oxidação, estado, acidez, e certos aspectos das rochas e das águas são mantidos constantes, e que esta homeostase é mantida por meio de processos intensos de retro-alimentação, operados automaticamente e inconscientemente pela biota."

3- Como o homem está interferindo nos processos que estão sendo investigados na hipótese Gaia? Como a sociedade interfere nesse equilíbrio?

Além de interferir nos ambientes através da produção de resíduos e poluentes, a humanidade tem alterado o equilíbrio dos ecossistemas, quando introduz espécies estranhas em ecossistemas naturais, ou leva inúmeras espécies à extinção. A interferência em comunidades equilibradas pode colocar em risco toda a intrincada trama de relações, que levou centenas ou milhares de anos para se estabelecer.

Entender a Hipótese Gaia é importante porque nos permite compreender os mecanismos naturais de auto-equilíbrio, levando-nos eventualmente a respeitá-los, o que garantirá à espécie humana uma longa e feliz permanência neste Planeta.

Podemos todos os dias, em nossos pequenos atos, ajudar ou ferir a Terra. Reduzir o uso de energia, reutilizar tudo que for possível e reciclar tudo que já não servir mais, é tarefa individual que custa muito pouco, mas que ajuda muito.

Ao ler sobre a hipótese Gaia confesso que percebi coerência em seu teor. Fascinei-me e se os seres humanos tivessem a percepção que somos Uno com o planeta Terra e com o Cosmos, possivelmente não agiríamos de maneira tão egoísta, destruindo nossas condições de vida.

********************

Bibliografia:

1- BORGES; H.M; GARCIA,M.S http://www.soaresoliveira.br/projetomeioambiente/gaia.htm capturado em 22/08/2006 às 14:00h.

2- http://www.unicamp.br/fea/ortega/ealatina/gaia-2.htm? Capturado em 22/08/2006 às 15:00h.

Foca
Enviado por Foca em 15/02/2008
Reeditado em 13/12/2013
Código do texto: T860154
Classificação de conteúdo: seguro