COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL

Há algum tempo a imagem de uma determinada empresa era refletida pela sua produção e, mesmo com a exploração da mão de obra da classe trabalhadora, o resultado do processo produtivo refletia na sociedade como eficiência da organização, assegurando-lhe um bom conceito perante a opinião pública.

Os tempos modificaram a visão da sociedade em relação à classe empresarial. O consumidor não se interessa mais somente pelo produto final, mas também por todo o processo de produção, desde a exploração da matéria-prima até o último estágio antes do consumo propriamente dito. O fator que mais contribuiu para essa mudança de posicionamento é a concorrência acirrada em todos os setores industriais, que forçou as empresas a elaborarem estratégias de marketing para fortificarem seu nome e conceito perante a sociedade. É a chamada “comunicação empresarial” e linguagem da propaganda que, mesmo com ações que não objetivam lucros diretamente, procuram levar ao público uma imagem forte e segura da empresa, conquistando também a simpatia popular. Nesse sentido, as empresas estão cada vez mais se preocupando com os problemas de ordem social, como preservação do meio ambiente, patrocínio a eventos culturais - que sempre transmitem uma idéia de seriedade e segurança -, ou qualquer outra ação que possa trazer a opinião pública para o seu lado. A questão do trabalhador não poderia deixar também de fazer parte das estratégias de marketing empresarial e, ao contrário do que acontecia anteriormente, a classe operária tem conquistado o devido valor dentro da organização.

Sendo um conjunto que engloba todas as atividades dentro de uma empresa em relação à imagem, a comunicação empresarial tornou-se fundamental no processo de desenvolvimento. Assim, os profissionais responsáveis pela edificação do nome da organização da qual fazem parte, não podem se limitar somente às funções que exerciam antes pois, de acordo com seus desempenhos e estratégias, a empresa poderá definitivamente consolidar uma boa imagem no mercado. E, somente com um bom conceito, é que o maior objetivo será alcançado, resumido numa única palavra: lucro. A empresa que não acompanhar o desenvolvimento na área de comunicação, estará condenada a uma existência medíocre e, mais cedo ou mais tarde, a tendência é que seja totalmente “engolida” por aquelas com visão mais abrangente.

COPYRIGHT © TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

Para a aquisição desse texto para fins de qualquer natureza – inclusive para reprodução, trabalhos profissionais ou acadêmicos –, favor entrar em contato pelo e-mail jdmorbidelli@estadao.com.br.

Agradeço se puder deixar um comentário.

JDM

José Donizetti Morbidelli
Enviado por José Donizetti Morbidelli em 16/12/2005
Reeditado em 30/10/2009
Código do texto: T86580
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2005. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.