A INGRATIDÃO DE UM FILHO

Quando estamos esperando a chegada de um filho, quer por meios naturais quer por meios de um processo de adoção, quantos sonhos surgem dentro de cada uma de nós, mães ansiosas com a chegada do seu bebê que irá modificar nossa vida, mas valerá a pena, porque, para a maioria de nós mulheres a maternidade é algo indispensável, fazendo parte do nosso íntimo feminino. É o que nos completa. Pelo menos é o que sempre pensei e acreditei.

Infelizmente, por experiência própria relatarei algo para que sirva de alento a tantos pais que como eu tiveram como recompensa a ingratidão e para os filhos que nos abandonaram para que saibam o que sentimos e sofremos pelo esquecimento deles em relação a nós, mães e pais. Talvez, venha a abalar muitos daqueles que terão acesso a esses dizeres. Diria que é mais um desabafo do que, propriamente um artigo, mas assim mesmo o farei. Só quem sentiu ou sente na pele esse problema sabe o verdadeiro significado do que vou escrever, e saibam, essas palavras virão de dentro do meu coração.

Quando um filho parte para o outro lado da vida (chamem ou conceituem como quiserem, eu prefiro dessa forma!), por mais que doa, machuque, que a ferida não venha a cicatrizar nunca, “in” ou conscientemente sabemos que nada pudemos fazer, pois Deus assim o quis, foi feita a vontade Dele e, querendo ou não, temos que aceitar...Porém, quando um filho abandona sua mãe, simplesmente porque não mais a quer por perto, não mais precisa de seus cuidados, simplesmente a ignora como se ela fosse um objeto descartável... Ele, então se consorcia, achando-se adulto o suficiente, deslembrando de todo o seu passado, sua família, seus amigos.

Acreditem, a dor dessa mãe é muito maior e mais dolorida que a perda definitiva dele (filho) para o Plano Celestial.

Meu filho F, aos vinte e dois anos de idade , adotado que foi, aos quatro dias de vida (antes, jamais exporia, em público esse fato e somente o faço para que fique registrado o meu sofrimento pela ingratidão de F), trazendo consigo todas as doenças e traumas de um nascimento não desejado pela mãe biológica. Eu e meu marido, à época, o levamos para nossa casa, esquecendo, imediatamente, que outra mãe o gerou e passamos a cuidar dele com todo amor, carinho e dedicação, não medindo sacrifícios para que o mesmo se salvasse. Vinte e quatro horas zelando pelo seu sono, “andando” de médico em médico, hospitais para tentar curá-lo de todas as “ites” possíveis (dermatite, bronquite, rinite, sinusite, etc.).

E, após anos de muita luta e abnegação você consegue a cura daquele bebê de tudo isso.

Daí, surge a adolescência, onde esse mesmo filho vai se envolver com drogas. Mais uma vez, larga-se tudo e, mais uma vez dedica-se todo o seu tempo a esse filho, inclusive, sendo punida em sua profissão por superiores que não entendem ou não querem entender o problema que é o vício impregnando um garoto em seus parcos dezesseis anos. O mais importante naquele momento é cuidar desse filho, internando-o no melhor e mais especializado local para dependentes químicos e, às escondidas da diretoria da Clínica, tendo em vista proibição de visitas nos primeiros meses, a mãe adotiva hospeda-se bem próxima ao local, somente para espreitá-lo, sem contar que, nesses casos, o desespero de um pai ou mãe é tão intenso para tirar seu filho das drogas que a quantia em dinheiro que lhe é cobrada nem se é questionada. Se paga e pronto. O resto é com você, correr atrás para conseguir saldar as dívidas, pois naquele instante o que importa é salvar o bem mais precioso, seu filho.

Num belo dia, ele chega pra você e comunica que vai se casar, ambos não trabalham, vivem de doces que vendem para fora. A mãe, providencia o que pode para montar o apartamento, além de locá-lo (apê) em seu próprio nome. Seu filho exige buffet, uma roupa de noivo, estilo medieval que, dispensa comentários quanto ao preço e tudo o mais que um filho egoísta pode querer de uma mãe que errou desde sempre ao fazer todos os seus gostos, mimá-lo demais sem pensar nas conseqüências. E, nesse caso, essa mãe sou eu...

Enfim, o casamento aconteceu com todas as pompas e salamaleques que meu filho exigiu, sendo que, em nenhum momento se preocupou se eu estava em condições de “bancar” ou não. Está certo que, mais uma vez errei porque, desde o início de sua criação deveria ter imposto limites, coisa que não fiz e hoje estou arcando, amargamente com os meus erros...

Não me perguntem o porquê. Não sei até hoje responder. Não sou santa, mas, juro que não sei. Dois dias depois desse fatídico casamento meu filho e minha nora, além de todas as ofensas perpetradas a mim pelo orkut, e-mails, onde tenho cópias guardadas, ainda me ligaram, ofendendo-me de todas as palavras mais chulas que alguém pode imaginar, inclusive de “filha da .....” e que nunca mais queriam me ver na frente deles. Sem contar as vezes que fui chamada de insana, louca, dissimulada, hipócrita e muito mais coisas que prefiro não lembrar (tudo está gravado).

As barbaridades que ouvi de ambos foram tão graves que acabei desmaiando na cozinha de casa, sendo socorrida e levada para um hospital, onde, por óbvio, foi diagnosticado um stress agudo com pressão arterial elevada.

Sinceramente, não me conformo e se estou escrevendo sobre isso, talvez seja um desabafo para tantas mães que como eu, tiveram essa dor e essa decepção a que fui acometida e, repito, sem saber o porquê...

Desde esse fatídico dia, estou procurando me recuperar, pensando que meu filho partiu para uma longa viagem e não deve retornar, assim como hoje, quando penso nos asilos com aqueles idosos abandonados pelos filhos, imagino que eles devem se iludir pensando ou criando fantasias como eu para amenizar a ferida que sangra e teima em não cicatrizar...

Tive meus erros? É claro que sim, mas, o maior de todos, foi amar meu filho demais e não ter me dado conta de que ele precisava “crescer” sem que eu colocasse a “mão na sua cabeça” o tempo todo.

Espero, de coração que, os filhos que ele tiver não façam o que ele está fazendo comigo, porque, sinceramente, não sei se ele suportaria. Dói demais!!!

E, que Deus abençoe todas as mães que passam pelo que estou passando nesse momento e tenham fé e perseverança para seguir adiante sem mágoas e, pedir à Grande Mãe Maria que nos dê forças para seguir adiante nessa escola chamada Vida!!!!!

Roseane Pinheiro de Castro

4 de janeiro de 2008

Zane
Enviado por Zane em 03/04/2008
Código do texto: T929401