Gostei de ver

Gostei de assistir ao Globo Repórter da última sexta-feira, dia 11 de abril de 2008. O assunto, na área dos fenômenos psíquicos, não citou termos espíritas, nem tampouco citou a palavra médiuns ou se referiu ao Espiritismo. Mas mostrou um estudioso católico, um pastor da Igreja Metodista, além dos personagens que vivem as situações de vidência, premonição, poder de curar e das experiências de quase morte.

Que maravilha! Gostei de ver. É a capacidade humana sendo descoberta, avaliada, analisada, estudada. Claro, tais ocorrências não são invenção nem exclusividade do Espiritismo. São potencialidades da alma humana, ainda que enquadradas na mediunidade!

Isso nos enche o coração de alegria. Como espíritas, não desejamos convencer ninguém, não desejamos converter ninguém às idéias espíritas. O Espiritismo expõe e ninguém é obrigado a aceitar.

E temos consciência de que não somos, nem pretendemos ser, donos da verdade. A verdade está distribuída como em pedaços de um espelho que se partiu. Cada crença, cada religião tem sua verdade, que deve ser respeitada e valorizada. Os ensinos do Espiritismo não foram imaginados ou construídos por uma ou mais mentalidades. Seus princípios estão na própria natureza.

É de nossa natureza a condição de almas imortais. A reencarnação e a comunicabilidade dos espíritos são leis naturais, não inventadas ou imaginadas como de exclusividade do Espiritismo. Igualmente a mediunidade, ou seja, a capacidade intercâmbio entre os planos da vida material e da vida espiritual, é da natureza humana, independente de crença.

O próprio Codificador do Espiritismo, Allan Kardec, afirma que as religiões serão preservadas, mas são as idéias apresentadas pelo Espiritismo é que se tornarão crença geral, ainda que com nomes diferentes.

Sim, a vida prossegue após o túmulo. A imortalidade é lei natural, pois não somos o corpo, estamos nele.

E como foi bom ouvir falar de imortalidade com naturalidade sem se referir ao Espiritismo, pois isso demonstra o amadurecimento das idéias. Por que tanta dificuldade em aceitar algo tão natural?

Quanto aos eventos vivenciados pelos brasileiros apresentados no programa, isso apenas demonstra a bondade do Criador para com as criaturas humanas, como é o caso da senhora de 76 anos que atende e receita, sem compreender a origem das orientações que recebe, para auxiliar a população mais pobre e necessitada que a procura. Foi notável o depoimento do médico na postura de respeito para com a ocorrência.

Por outro lado, quanto ao senhor de Santa Catarina trata-se de ocorrência a solicitar os cuidados da prudência e especialmente do direcionamento moral de sua faculdade. Infelizmente, no caso da reportagem, sua faculdade ficou exposta de maneira até um tanto vulgar, mas consideremos o papel da reportagem.

A esperança no caso da separação de entes queridos, pela ocorrência da morte, foi o ponto alto da reportagem, pois precisamos continuamente divulgar, sentir e espalhar que a vida continua e que os laços de afeto nunca são destruídos, para que a esperança, a resignação e a alegria voltem a brilhar nos olhos de quem se separou de um filho, do cônjuge, dos pais, dos amigos...

Mas que assunto extraordinário é a imortalidade da alma e seus desdobramentos!

Nada mais confortador e consolador virmos constatando, a cada dia, o progresso da mentalidade humana, para destacar o quanto somos importantes e amados pela suprema inteligência do Universo que criou a cada um de nós!

Orson
Enviado por Orson em 17/04/2008
Código do texto: T949769