Pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior: uma opção para os bibliotecários

A metodologia da pesquisa é uma área de atuação que deve ser mais explorada pelos bibliotecários que podem ampliar sua formação através de uma pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior. Entende-se por metodologia um conjunto de procedimentos utilizados por uma técnica ou disciplina que segue um conhecimento racional e sistemático, estudando, descrevendo e explicando as formas ordenadas para uma investigação científica ou filosófica, tendo o objetivo de estimular o desenvolvimento crítico fundamentado na ciência, habilitando a produção do conhecimento através de trabalhos científicos e estimulando a pesquisa.

É certo que todos os bibliotecários saem do bacharelado em biblioteconomia com um certo conhecimento na área de metodologia do ensino, contudo uma pós-graduação oferecida pelas escolas de biblioteconomia contribuiria bastante para ampliar os conhecimentos na metodologia científica.

Por ser uma área interdisciplinar, é notória a presença de vários profissionais de diversas áreas que são pós-graduados e que ensinam e escrevem sobre metodologia do estudo, de modo que os bibliotecários que têm vocação para o magistério também podem exercer essa atividade com maestria, caso estejam devidamente instruídos.

Também vale salientar que alguns professores que ensinam disciplinas de metodologia não se atentam aos padrões de normalização ou simplesmente não seguem as normas adotadas, o que pode ser constatado por muitos bibliotecários quando são solicitados para normalizar ou fazer catalogação na fonte dos trabalhos acadêmicos. O ideal seria que a racionalização e sistematização dos processos e técnicas adotadas nas pesquisas estivessem estruturadas de acordo com a norma técnica adotada na instituição de ensino.

Dessa forma, os bibliotecários com inclinação para o campo da investigação científica, com uma pós-graduação em metodologia, poderão desenvolver um trabalho frutífero para os alunos e pesquisadores das instituições do ensino superior de forma estruturada, com conteúdo e credibilidade, transitando além das estantes de Alexandria.

Bibliografia consultada:

BARROS, Aidil Jesus da Silveira; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia: um guia para a iniciação científica. 2. ed. ampl. São Paulo: Makron Books, 2000. 122 p. ISBN 8534612730 (broch.)

CALDAS, Maria Aparecida Esteves.; VIDAL, Maria Marinês Gomes; VASCONCELOS, Maria Valeria Baltar de Abreu.; CASTRO, Luiz Carlos Carvalho de. Documentos acadêmicos: um padrão de qualidade. Recife: Ed. da UFPE, 2006. 457 p. ISBN 8573153385 (broch.)

Marcos Soares Mariá
Enviado por Marcos Soares Mariá em 24/04/2008
Código do texto: T959896