INACREDITÁVEL ....

Número de mortos no terremoto da China se aproxima de 10 mil

O terremoto de 7,8 graus Richter atingiu as zonas densamente povoadas da província de Sichuan (sudoeste) e áreas vizinhas

O número de mortos no terremoto de 7,8 graus Richter que sacudiu o sudoeste da China na segunda-feira se aproxima dos 10 mil, informou a imprensa estatal nesta terça-feira (13) de manhã (hora local).

Segundo a agência oficial de notícias Nova China, que cita o centro de crise e de resgate, o número de mortos subiu de 8.500, na noite de segunda, para quase 10 mil.

O terremoto, que foi chamado de "desastre maior" pelo primeiro-ministro Wen Jiabao, atingiu as zonas densamente povoadas da província de Sichuan (sudoeste) e áreas vizinhas.

"A situação é mais grave do que havíamos calculado anteriormente, e precisamos de mais gente aqui para ajudar", declarou Jiabao, à noite, falando do quartel-general de socorro na cidade de Dujiangyan, em Sichuan, a 100 km do epicentro.

Segundo a agência estatal, esse foi o pior sismo desde o que castigou Tangshan (nordeste), em 1976, e deixou mais de 240.000 mortos, de acordo com números oficiais, ou mais de 700.000 mortos, segundo analistas internacionais.

O balanço da catástrofe de ontem pode se agravar, à medida que os socorristas se aproximam de seu epicentro, Wenchuan (Sichuan), ponto ainda inacessível. Nessa região montanhosa, as vias de comunicação ficaram bloqueadas pela queda de rochas.

"Vi várias casas desabadas, e há rochas que caíram da montanha, ao longo da estrada", declarou o chefe de uma unidade de polícia que avança a pé para Wenchuan, localidade com a qual se fez contato por telefone via satélite, à noite.

Em Dujiangyan, os socorristas continuavam retirando corpos dos escombros de uma escola. Os responsáveis do colégio de Xiang'e estimaram que menos de 100 das 420 crianças que se encontravam no prédio sobreviveram ao desabamento, de acordo com a Nova China.

FONTE: OPOVO.com.br

Machado Araújo
Enviado por Machado Araújo em 13/05/2008
Código do texto: T987402
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.