Do que Você Gosta ?

A exata pergunta seria: do que você “realmente” gosta? A questão exige uma resposta nada superficial, é preciso analisar muito bem as vertentes escolhidas, pois é comum do ser humano desfrutar de inúmeras coisas das quais não gosta, e a própria mente se confundir, e colocar os ramos falsamente providos na sua lista de favoritos. Mas não se assuste, repito, isso é normal do ser humano, faz parte do processo de socialização, praticamos diversas vezes hábitos que nossos amigos e familiares praticam, apenas com o intuito de que não sejamos isolados, descartados do meio em que vivemos. Há casos em que nos afeiçoamos com tal hábito, mas também há casos que jamais nos identificamos. Assim também ocorre com seus familiares e amigos, há uma completa reciprocidade neste esquema. Embora participemos integralmente deste sistema, não há nada como fazermos somente aquilo que nos agrada. E o que lhe agrada? O que você gosta de vestir, assistir, fazer nas horas vagas? Sobre quais assuntos você gosta de conversar, de ficar bem informado, de ler? É lógico quem esta resposta varia de acordo com cada ser, dependendo de vários fatores, como: escolaridade, cultura familiar, convívio social, acesso à informação, entre outras essenciais influências.

Quando você inicia a leitura de um livro, se as primeiras dez páginas não lhe interessarem, todo o restante conteúdo também não lhe interessará, a não ser que o autor faça acontecer o dito propositalmente. O mesmo acontece com jornais e revistas, ambos de modo diferente, se o conteúdo inicial não prender a atenção do, não despertar o desejo de chegar até o fim, de absorver aquele conteúdo, de ler a última frase, ele não passará do início.

Em um jornal, na maioria das pessoas, o que as faz ter interesse pela leitura de uma matéria, é seu título, seria este um dos segredos (nem tão segredo assim) de um bom texto. Em uma revista as chamadas de capa, são as principais atrativos. Lembrando que estes ficam de lado, quando está presente um furo de reportagem, ou relato de tragédia. Obstruindo estes casos, assim que é.

Cada tempo é um tempo, tem sua moda, seus ídolos, seus ápices e submersões, seus papos, assuntos. E o assunto que mais atrai o mundo na atualidade não é nenhuma novidade, nenhuma nova tecnologia. È algo que relaciona a todos, do qual ninguém está excluso, não importa classe social, ou origem, matérias, artigos, ou simples dicas sobre saúde e/ou estética, é o que mais atrai leitores, principalmente os que não costumam ler o veículo de comunicação como um todo, fazendo assim com que essas pessoas se tornem efetivos leitores, nem que seja ao menos das matérias que a atraíram, entra na roda toda uma questão de publicidade. Fazer com que o leitor compre o veículo como um todo, nem que seja ao menos para ler uma mínima nota que lhe interessou. Pegue qualquer revista tradicional, na capa estará uma chamada de matéria sobre saúde ou estética. E em segundo lugar, ou no mesmo lugar do podium, ou ainda em oculto primeiro, está a sexualidade e gêneros que a dispersam. Tratam-se ambos os assuntos de ramos vitais dos quais absolutamente ninguém esta excluso. Seja o médico, a secretária, a dona de casa, o gari, o estudante... São todos humanos, podem ser diferentes nas posições sociais, cultivam valores diferentes, mas são humanos, possuem organismos semelhantes, precisam cuidar da saúde, e aparência visual. Diríamos que são coisas que a sociedade exige. Todas as classes e raças têm espinhas, manchas na pele, mau hálito, dores nos pés, ou estão sujeitos a ter, e como forma de solucionar, ou prevenir estes problemas que as matérias e dicas são publicadas e fazem tamanho sucesso, e trata-se também de uma questão de publicidade, da melhor qualidade de informação. Pois vejamos, se o procedimento publicado apresenta resultados positivos, é passado a diante, sempre sendo citado o nome do veículo de comunicação. “Faz isso, funcionou comigo, eu na revista...” E o motivo da sexualidade estar nesse topo, é porque é outra prática da humanidade, aliás, da maioria das espécies, e por ser um ato de prazer é admissível todas as formas de aprimorá-lo, e todos os relatos sobre ele, porque outra coisa que as pessoas gostam é de ver ouvir histórias, situações, reações, está aí o segredo do sucesso da televisão, de uma boa novela.

É a cultura global, a cultura que todos seguem, mesmo que seja inconscientemente, pensamentos como este do sexo, ronda a cabeça de qualquer um, em qualquer parte do mundo.

São tais os tópicos que mais atraem leitores, mas não se deixe prender neste universo. Leia, veja, ouça, aprenda tudo que acha que possa ser importante, pr mais que não seja agradável, a expansão do conhecimento é sempre bem-vinda.

Agradeço pela atenção, e até semana que vem!

Douglas Tedesco
Enviado por Douglas Tedesco em 14/05/2008
Código do texto: T988853