Prova de História - Ayanot 01

1- No século X, várias regiões da Europa sofreram uma crise generalizada. Um clima de insegurança espalhou-se por várias partes do continente europeu. Este período histórico ficou conhecido como Feudalismo, dentro da Idade Média.

Cite algumas características encontradas dentro do Feudalismo e comente sobre elas. (1,0 ponto).

2- A concessão de um feudo estabelecia uma relação entre quem "doava" um feudo e quem "recebia" este pedaço de terra, denominada de suserania e vassalagem. Explique como funcionava essa relação e qual a troca de favores que ocorria entre essas duas partes. (1,0 ponto).

3- A servidão foi a forma predominante de trabalho dentro do Feudalismo. A relação servil impunha uma série de obrigações ao servo. Sendo assim, responda:

a) Qual o nome de duas das obrigações que o servo tinha com o seu respectivo senhor feudal. (0,4 pontos).

b) Como era a vida dentro de um castelo, no que se refere à alimentação, aos modos e ao desprezo que os servos enfrentavam. (0,6 pontos).

4- No fim do século XIII, as terras de boa qualidade haviam se tornado raras e a ocupação dos solos menos férteis resultou na queda da produtividade.

a) Quais as consequências dessa queda de produtividade? (0,5 ponto).

b) O que foi a Peste Negra, e qual foi o resultado desta terrível doença. (0,5 ponto).

5- Com o passar do tempo, o sistema feudal foi em entrando em crise e começou a surgir uma ordem mundial; o surgimento das cidades e a aparição da burguesia, estabelecendo-se como classe social.

a) O que eram as comunas? (0,5 ponto).

b) o que tornava as novas cidades bem diferentes dos antigos feudos (senhorios)? (0,5 ponto).

6- Setores da nobreza e da burguesia estavam interessados no fortalecimento da autoridade do Rei, marcando o início da Idade Moderna. Por que, para esses grupos, era interessante a centralização do poder? Cite algumas dessas melhorias. (1,0 ponto).

7- O que são especiarias? Quais cidades dominavam esse comércio, e de onde vinham outros tipos de especiarias. (0,8 pontos).

8- Portugal e Espanha foram os países pioneiros no contexto da expansão marítima européia. Por que Portugal foi o primeiro país europeu a sair navegando pelo mundo? Cite alguns desses fatores. (1,0 ponto).

9- Ao longo dos séculos XV e XVI, muitas sociedades da Europa Ocidental passaram por um processo de renovação da cultura, que ficou conhecido como Renascimento. Foram tempos de inquietação intelectual, agitados por múltiplos questionamentos.

a) O que você entende como sendo Antropocentrismo, e o que você compreende como sendo Dualismo. (0,3 pontos).

b) Dentro do Renascimento, quem eram os mecenas. (0,3 pontos).

c) Os artistas do Renascimento buscaram inspiração de filósofos de quais países da Antiguidade? (0,3 pontos).

d) Qual foi o país-"berço" do Renascimento? Cite o nome de um grande artista renascentista e seu respectivo país. (0,3 pontos).

10- "Iom Hashoá" é o dia de lembrança aos mortos no Holocausto contra os judeus durante a Segunda Guerra Mundial, onde mais de seis milhões de pessoas foram assassinadas pelos nazistas. No entanto, o Levante do Gueto de Varsóvia foi uma verdadeira resistência e uma luta pela Vida e pela Dignidade. Neste dia, vimos em classe o filme "Insurreição", que narra a história deste heróico movimento.

Escreva, em algumas linhas, o que você achou do filme e a sua opinião sobre esse tema. (1,0 ponto).

Boa Sorte! Boa Prova!