JOÃO DA JOANA

JOÃO DA JOANA

Tenho um amigo, digo um amigo porque sempre me gabei de não ter inimigos, pelo menos da minha parte. Na realidade era um conhecido distante que dizia sempre que as mulheres só faziam atrapalhar a vida do homem.

Discordo em gênero numero e grau.

Pra exemplificar, musiquei uma história de um rapaz de quem ouvi falar na época que conheci minha esposa, que morava num bairro de Belém chamado Guamá, e onde ficava o magnífico rio Guamá que banha o terreno da Universidade Federal do Pará onde eu trabalhava.

Este cidadão tinha alcunha de “João do repique”, pelo instrumento que tocava na Bole-Bole, uma escola de samba do bairro, ou até talvez pela rima que combinava com o seu modo de viver. O João, na época de que ouvi falar, era só trambiques e falcatruas.

Em um show nosso o apresentador jurou que a história era real. Certo é que em sua grande parte a história é real, embora minha imaginação tenha viajado em alguns detalhes. Mesmo que não fosse, poderia ter sido...

O João do repique, após um dos seus inúmeros porres, acidentalmente conheceu a Joana e mudou tanto que, depois de algum tempo, passaram a chama-lo de “João da Joana”.

Vejam como foi:

JOÃO DA JOANA

(Almir Morisson)

João do repique

Só dava trambique

Fazia agito no Guamá

Voando num cheque

Tomou um pileque

Tenho até medo de contar

Ficou de “pirrique”

Teve até chilique

Daqueles de não levantar

Então Zé-moleque

Num samba de breque

Tentou as coisas arrumar

Aí a Joana

Morena bacana

Ficou com pena do rapaz

Levou pro barraco

Limpou os seus trapos

Lhe deu amor até demais

Não dá mais rasteira

Trabalha na feira

Já tem dinheiro pra gastar

João do repique

Tá com todo o pique

Voltou até a estudar

Depois de Joana

Não foi mais em cana

Já tem três filhos pra criar

João da Joana

Agora quer viver em paz

É uma das músicas bem interessantes que tenho, das perto de 180 que compus até hoje (2022), não só pelo ritmo alegre (samba), quanto pela história, tanto que a escolhi para fazer parte das 13 que coloquei no meu CD autoral de 2013.

Não sei se o João, quer seja da Joana, quer seja do repique, ainda existe, só sei que minha musica deu credibilidade a ele, e até hoje está lá, registrada no CD e na Biblioteca Nacional sob o número 632.524.

Se quiser ouvi-la procure por aqui que vai achar...

https://www.recantodasletras.com.br/audios/cancoes/77655