Alice.

Publicado por: Aragón Guerrero
Data: 17/03/2018
Classificação de conteúdo: seguro

Créditos

Da minha autoria- Dedico a todas as mulheres que já foram meninas , brincando de casinha no quintal. Fiz esta canção quando da morte trágica da Isabela Nardoni, uma infância interrompida pela estupidez.

Alice

Esta canção ,chamada "Alice" foi escrita por mim em maio de 2008, quando a pequena Isabela Nardoni foi assassinada pelo seu pai. o que emocionou a toda uma nação.

Todas as mulheres são "Alices", e os sonhos que idealizam para a serem felizes na vida, e o desfecho que na verdade todas merecem ter.

A alegria e a fantasia de Alice estão presentes na música, a vontade de crescer pelo prisma infantil se projetando para o futuro. O tempo do "faz de conta" é diferente do tempo dos adultos, é o irreal , é o mágico, o que sustenta a essência e se perpetua no coração, para sempre.

Nesta canção existem vários elementos que se fundem; a música "João e Maria" do Chico Buarque e Sivuca, o crime da Isabela , e a genial obra do inglês Lewis Carrol, "Alice no país das maravilhas".

A vontade de ser tudo o que se deseja; médica, professora, bailarina, cantora, falar muitos idiomas, cuidar dos bichinhos do planeta, e outras mil coisas interessantes...e como por encanto das estrelas, fechar os olhos e se tornar realidade.

No mundo de Alice não há dor, e nem tolices, é só meiguices e uma vontade de amar, porque o mundo paralelo do "faz de conta" tudo é possível, realizável, e ...irretocável.

As crianças filtram o que desejam do mundo dos adultos, principalmente dos pais, deixando de lado o que não gostam, mesmo que instintivamente, e esta seleção acontece , por exemplo, quando brincam de casinha ,pequenas donas de casa , mãezinhas para as suas bonecas, fazendo comidinha de capim com pétalas de flores, num ensaio para lá de bonito.

Como também tenho filhas, a minha sensibilidade aflorou no caso Isabela, e o tema vinha sempre na minha cabeça, pois o sonho da menina havia sido interrompido pela falta de amor de um pai cego, e irracional, que não conseguiu ver a "Alice" na sua pequena criança. Uma vida ceifada na mais tenra idade, arrancando os sonhos e a sua conclusão.

O processo de composição funciona com a música levando a letra, como se essa música buscasse as palavras, incitando os verbos para a ação contínua. Nem todas as canções que faço são assim, mas esta foi.

Imagino o cantor "Toquinho" cantando "Alice" , ao violão, pois tem o estilo dele, que aliás gosto muito. A tocaria muitíssimo bem.

Alice é a minha esposa, minhas filhas, e a minha mãe, assim como todas as mulheres que conheci, e de todos os lugares que Deus criou pelo mundo, pois Alice é a essência da mulher, e apesar de eu não ser um Chico Buarque, que sabe decifrar a alma feminina, humildemente procurei me aproximar, e é um apelo a que lhe restituam uma parcela da nossa eterna dívida.

"Alice conta o tempo todo dia,

Que alegria, que vontade de sorrir e de brincar

Alice não alimenta a tristeza, que beleza,

E ela está sempre presente pra cantar.

Brincar com as amigas ,de casinha

No quintal da sua casa, aprendendo a cozinhar

Sonhando que um dia, na magia das estrelas

Uma doutora poderia se tornar,

Cuidando dos bichinhos, e lhes dar muito carinho

Exercícios e vitaminas, pra tomar...

Sonhar em ser atriz, em ser cantora,

Se possível professora, dez idiomas pra falar...

No mundo de Alice não há dor , não há tolices,

É só meiguice e uma vontade de amar...

Alice conta o tempo todo dia,

Que alegria , que vontade de sorrir e de brincar "

Aragón Guerrero
Enviado por Aragón Guerrero em 15/08/2014
Código do texto: T4923292
Classificação de conteúdo: seguro