MEDO E TEMOR

Disse o salmista que “o temor do Senhor é limpo, e permanece para sempre.” Sl. 19:9, p.parte. E o apóstolo João escreveu que “no amor não existe medo, antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo tem consigo a pena, e o que tem medo não é perfeito em amor.” I Jo. 4:18.

Segundo o dicionário, medo e temor é a mesma coisa. Mas, biblicamente, não. E ainda que algumas Escrituras estejam traduzidas tomando uma palavra com o mesmo significado da outra, o contexto e um exame acurado nos permitem discernir entre uma coisa e outra.

O segundo texto citado se tomado segundo a versão trinitária, é vertido como temor e não medo. Mas, se a tomarmos como correta, teremos uma contradição, o que nos levaria a confusão. E Deus não é Deus de confusão, mas de paz. I Co. 14:33.

Por exemplo: Salomão escreveu que “no temor do Senhor há firme confiança.” Pv. 14:26. Que “o temor do Senhor aumenta os dias.” Pv. 10:27. Que “o temor do Senhor é uma fonte de vida.” Pv. 14:27. E que “o temor do Senhor encaminha para a vida.” Pv. 19:23.

Mas se tomarmos como temor a segunda citação acima, teremos: no amor não existe temor, antes o perfeito amor lança fora o temor; porque o temor tem consigo a pena, e o que teme não é perfeito em amor.

Então deve haver confusão naquele que fez a versão, pois muitas outras passagens podem ser observadas para serem comparadas, e que, se tomadas como temor em lugar de medo, ocasionaria confusão.

O salmista escreveu que “não há temor de Deus perante os olhos do ímpio.” Sl. 36:1, e diz também que “o temor do Senhor é o princípio da sabedoria.” Sl. 111:10.

Então o que é um e outro? O que é o temor do Senhor? Diz Salomão: “O temor do Senhor é aborrecer o mal.” Pv. 8:13 e mais; “a soberba e a arrogância, o mau caminho e a boca perversa, eu odeio.”

Sendo Jesus o Caminho, e esse Caminho os Seus Mandamentos ou a Sua Lei, conforme Malaquias 2:8 e 9, sendo, portanto, o Bom Caminho, o mau corresponde àquele que não é segundo os Mandamentos de Deus. Pois falou Deus e escreveu Moisés: “Quem dera que eles tivessem tal coração que me temessem, e guardassem todos os meus Mandamentos todos os dias, para que bem lhes fosse a eles e a seus filhos para sempre.” Dt. 5:29. E mais: “O Senhor teu Deus temerás e a Ele servirás, e pelo seu nome jurarás.” Dt. 6:13.

Ora, se toda a Escritura nos ensina a temer a Deus, então não pode ser que quem teme não está aperfeiçoado em amor. Pois dizem as Escrituras que os medrosos sofrerão a penalidade da segunda morte. Ap. 19:8. “Mas a vós que temeis o meu nome, nascerá o sol da Justiça trazendo salvação nas suas asas.” Ml. 4:2.

Por isso dizem as Escrituras: “Amai a fraternidade, temei a Deus.” I Pe. 2:17. E: “Quem te não temerá, ó Senhor, e não magnificará o teu nome? Porque só tu és santo; por isso todas as nações virão, e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos.” Ap. 15:4.

Portanto, guarde os Mandamentos de Deus, que correspondem ao amor, sendo perfeito em caridade. Para que no dia da Sua manifestação você não sinta medo e pavor, e venha a pedir para que os montes caiam sobre você. Pois o Senhor virá para assombrar a terra, e os ímpios fugirão sem que ninguém os persiga; mas os justos são ousados como um leão. Pv. 28:1; Is. 13:7-18.